sábado, 18 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (1)



"Bem-Aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1 verso 1)
          Amigo leitor, com a suficiência da Graça do Senhor, à partir de hoje passarei a pregar nesse maravilhoso salmo. Meu desejo é que o Espírito de Deus venha a enriquecer a vida dos salvos, e também usar a verdade bendita como espada  para ferir os corações, a fim de revelar o estado terrível em que se encontra o pecador sem salvação, com o santo propósito de levá-lo à fonte da água viva; à Rocha dos séculos; ao bálsamo de Gileade, que é o Senhor Jesus Cristo Creio que você já tem lido o salmo 1 alguma vez.
         Espero que durante essas mensagens sua alma fique mais e mais sedenta e faminta conhecendo, conhecendo o que o Espírito Santo deixou para que pudéssemos crescer no conhecimento da verdade. A primeira lição que temos neste salmo, é que o Espírito Santo está apresentando dois tipos de pessoas:  o homem justo e o homem ímpio. Quem é o justo e quem é o ímpio. Poderíamos até dizer que Deus está mostrando as fotos espirituais desses dois tipos de pessoas. Nos três primeiros versos a ênfase é dada ao justo, e nos últimos três fala sobre o ímpio.          Amigo, é necessário que o  homem conheça a si mesmo por meio da palavra de Deus. É a palavra da verdade, e ela revela exatamente a verdade a nosso respeito. Especialmente em nossos dias quando Satanás tem criado tanta confusão em torno do nome crente. Eu sei que o Senhor é poderoso em usar Sua palavra para revelar o que está escondido; mostrar o homem como ele é por dentro, para que ele mesmo não seja enganado pelo seu próprio coração.
         Antes de prosseguir, quero ressaltar aqui o que sempre digo em minhas mensagens, e que é a verdade conforme as escrituras, que em toda bíblia Deus apresenta apenas dois tipos de pessoas: o salvo e o perdido. Não existe meio termo para Deus, pois Ele vê o homem assim. No livro dos salmos, vocês podem ver essa diferença tão clara, entre o justo e o ímpio. Se você tem sua bíblia aberta no salmo l, pode contemplar no verso 6: "O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá". Deus para ver os dois tipos de pessoas?
         Do nosso lado, através de nossa visão, não vemos as coisas desta maneira. Vemos aqui que tem pessoas religiosas, outras educadas, outras bem ruins, etc. Mas ressalto que não é a maneira que Deus apresenta, na bíblia, a doutrina do homem. Devemos inclinar-nos perante Deus; seja Ele verdadeiro, e todos os homens mentirosos; Ele é santo, justo e fiel. É dessa maneira que nós devemos aproximar do livro santo, com reverência e santo temor, curvados e humilhados Ai daquele que ousa depreciar as sagradas letras! "Quem és tu ó homem para discutires com Deus"?          Lance fora teus preconceitos, e chegue diante da verdade divina reconhecendo que é nada, e que é dessa forma que o Espírito de Deus tem prazer em achar o pecador. Examine este salmo com o coração aberto para Deus. Não se aproxime da palavra viva com a sua espada na mão, a espada do preconceito. A palavra de Deus, ela mesma em si já é uma espada. Se chegar com a sua espada, irá lutar contra o Espírito Santo, porquanto a palavra de Deus é a espada do Espírito.
         Então, vamos juntos entrar no estudo deste salmo, não brincando com Deus; não resistindo a verdade, mas abertos para que o Senhor esclareça a verdade ao coração. Meu amigo, ou você é justo, ou é ímpio. Qual é o nome que Deus lhe dá, conforme este salmo? Não temos por onde escapar, porque o que somos no coração, será revelado em nosso viver. Se você é justo, vai manifestar os traços e características de um justo; se é ímpio, seu viver diário vai revelar a impiedade do coração e a falta de temor reverente a Deus.. 'Não há meio termo.
         Se você, meu amigo, não quer que  o Espírito de Deus desvenda os segredos do seu coração, então não vai querer ouvir da palavra. Você vai gostar de um programa evangélico por causa de alguma música, ou de uma oração, mas da palavra de Deus, que sonda e vê o coração do homem, você não vai querer escutar.
         Quero dizer aqui, que apesar de ter esses dois tipos de pessoas no salmo 1, o justo e o ímpio, afirmo que ninguém é justo porque é uma boa pessoa, ou é religioso, ou procura constantemente cumprir alguma ordenança. Em Romanos 3 verso 10 o Espírito de Deus diz claramente: "Não há justo, nem sequer um". Todos estão separados de Deus por causa do pecado.. A pessoa se torna justa, quando ela é salva por Cristo. É o Deus justo quem torna uma pessoa justa. Está vendo meu amigo? Não é o querer do homem, pois  todo ser humano ama e tem prazer pelo pecado. Não é algo produzido pela natureza humana, pois a palavra de Deus diz que o homem por natureza está morto em seus pecados.
         Então, não há lugar para que alguém venha a se gloriar em sua religião, em seu batismo, em suas obras, ou em seu caráter. Todos já nascem ímpios encaminhados para a mentira e a maldade.; são inimigos de Deus por natureza (Romanos 5:10). É somente quando o pecador é salvo por meio da redenção que há no sangue do Cordeiro, é que ele se torna justo, passando a ter a justiça de Cristo. É uma nova criatura; sem culpa diante de Deus. É lógico e claro que se você foi achado por Deus, e tornado assim uma pessoa coberta com a justiça de Cristo, sem dúvida alguma, você está enquadrado nesse salmo 1 como o justo. É sua foto, e você vai se identificar com essa pessoa Bem-aventurada.
         Consideremos então este salmo, vendo a primeira parte, isto é, os três primeiros versos. Na primeira parte, vamos considerar os seguintes pontos:: Primeiro, veremos o homem justo em relação a Deus. Veremos isso quando compreendermos a palavra BEM-AVENTURADO .Vamos poder enxergara pessoa salva a pessoa salva por Deus da forma como Deus apresenta, e não como os homens pensam.. A segunda lição que  temos nesses três primeiros versos, é sobre o homem justo em relação ao mundo, isto é, em relação ao padrão daqueles que ainda não são salvos. A terceira lição que temos está no verso 2 onde veremos que a pessoa justa, salva,  tem o padrão da palavra de Deus para sua vida. Na quarta lição veremos o fruto, isto é, o que tal pessoa vai produzir como resultado de uma vida transformada e obediente à palavra do Deus vivo .
         Então, qual  é a primeira lição que vemos nesse Salmo com respeito ao justo? É que Ele é  bem-aventurado, feliz. Não é exatamente isso que tanto anseia o ser humano? Não existe alguém no mundo que não deseje ser feliz. Só que buscam a felicidade onde jamais pode achá-la. Mas a descrição que temos a respeito desse homem intitulado de justo, é que ele já é uma pessoa feliz. A sua felicidade não depende de coisas que ele procura aqui, porquanto já é feliz, e devido a esse fato de ser alguém bem-aventurado, é que ele é o que é, e faz o que faz.
         O que é ser feliz conforme o ensino das escrituras? É ter aquela felicidade proveniente de Deus.. A pessoa é feliz, porque Deus a tornou feliz. É a felicidade que vem do alto, do Pai de amor, enchendo a alma humana; é a felicidade dos habitantes do paraíso celestial, sendo vivida pelo salvo aqui na terra. Então, a pessoa feliz, é aquela a quem Deus a fez feliz. Não é aquela pessoa que acha que é feliz, somente porque se sente feliz, ou porque se esforça para ser feliz. É Deus quem pode tornar uma pessoa feliz.. É a pessoa mais bem-aventurada que existe no universo e para sempre será assim.
         Como é que alguém pode se tornar assim, feliz, em paz, contente, realizada? o mundo não pode fazer isso com ninguém, e tudo o que chamam de felicidade aqui, acaba-se com o tempo ou com as circunstâncias. Por natureza o pecador é um infeliz, porque o pecado o separou de Deus, e agora vive a serviço do pecado. Não tem sossego, nem paz no íntimo, e tudo o que tem de alegria aqui é passageiro, sem nenhum valor eterno.. Tudo o que o mundo lhe oferece, a bíblia chama de vaidade.  A cada dia vai ter que repetir tudo, para que venha a encher o vácuo da alma. Está longe do Senhor e caminha a passos largos para a perdição eterna. Somente vai perceber essa situação quando o Espírito Santo lhe mostrar a realidade de sua miséria. 
         Meu amigo, pode ser que aqui sua situação nesta vida esteja assim, longe de Deus. A razão de sua existência é aquilo que é daqui mesmo: sua casa, conforto, marido esposa, filhos, pais, etc. Mais logo você vai percebendo que tudo vai desmoronando, vai desaparecendo, exatamente cumprindo aquilo que a bíblia diz: "o mundo passa". Você está vendo somente tristeza e um futuro  incerto, com seus objetivos ligados somente a este tempo passageiro. Mas venho lhe apresentar aquele que veio ao mundo para resgatar o pobre e miserável pecador das mão tiranas e cruéis de satanás, dando a felicidade eterna que verdadeiramente satisfaz a alma..          Finalizando esta mensagem, quero então lhe dizer meu amigo, que a felicidade verdadeira consiste em tornar justo mediante a justiça de Cristo. Deus tira a culpa do pecador arrependido e o torna justo com a justiça de seu filho bendito. É isso o que significa ser bem-aventurado conforme este salmo no verso um. Sem essa bem-aventurança, a alma fica sem alicerce firme e seguro que dá descanso à alma, e vai manifestar lá dentro no íntimo a tristeza, depressão, angústia, desespero, vazio; além do mais, a alma fica sem refúgio, incapaz de vencer os ataques mais terríveis que virão de Satanás e da morte. Corre hoje para o bendito Filho, para achar nEle essa felicidade eternal.

Nenhum comentário: