domingo, 26 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (10)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo, em nosso estudo de ontem procurei mostrar a necessidade de achegar-se a palavra de Deus. Quem é a pessoa que tem prazer na lei do Senhor? Já vimos ontem que é a pessoa salva; aquele que tem a natureza de Deus; o nascido de novo. Esse tem prazer na lei do Senhor. Quero acrescentar aqui, que há o sério perigo de um crente, verdadeiro crente não estar tendo o prazer pela palavra de Deus, porque não lhe foi ensinado a respeito da palavra; não lhe foi dado o alimento verdadeiro.
         Você pode dizer: “A Bíblia, a palavra de Deus, é o alimento que o crente deve comer a cada dia". É verdadeira tal declaração. Mas é verdade que o crente precisa ser instruído em como se alimentar. O arroz é o alimento, mas quem gosta de comê-lo cru? Tal é a verdade a respeito do trigo. Tal alimento precisa ser transformado em pão; em mingau, em bolo. Quando é assim posto à mesa, ou no prato, o faminto vai se alimentar. A palavra de Deus é mel, mas para ter o mel à disposição precisa ter abelhas para produzi-lo, e depois tirá-lo dos favos. Outro mel, produzido de outra maneira, é falsidade. Não confundamos mel com melado. Melado é doce, mas não é mel.
         Crentes, é preciso que saibam que a palavra de Deus é alimento, mas é necessário que façam desse trigo celestial, o pão para a sua alimentação. É um mel que precisa ser tirado dos favos celestiais à cada dia. Do contrário poderá ser que você esteja passando fome porque o alimento cru não é digerível. O povo de Israel, quando atravessava o deserto entre o Egito e Canaã, todo dia cedo tinha que apanhar maná para ter o alimento para aquele dia. Por quarenta anos Deus lhes sustentou com o pão do céu. O maná era transformado em bolo. Não era comido de qualquer maneira. O povo pilava aquilo, amassava-o, e fazia bolo. Não é assim também com a palavra de Deus?
         Amigo, a Bíblia é de fato a palavra de Deus; é a revelação de Deus. Ela é a palavra inerrante e infalível; ela é totalmente inspirada; é digna de inteira aceitação. Mas como você poderá alimentar-se deste alimento espiritual? De qualquer maneira? Sem preparar o alimento? Sem a orientação do Sumo-Professor, o Espírito Santo? Tem porções nas Escrituras que o Espírito Santo já deixou como um mingau sempre pronto, sempre quentinho pra que os santos possam se alimentar a todo instante.
         Você lê o Salmo 23: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará". Que preciosa promessa! Sempre ali! Sempre à inteira disposição para quem quiser. Mas você estará lendo Levítico. Você vai achar difícil entender tal livro. Mas é a palavra de Deus. Não esqueçamos que toda Escritura é inspirada. Não é aquela parte da Bíblia que eu acho mais bonita, mais interessante, mais divertida que é inspirada. É Toda Escritura. Aquele que se achega à palavra da verdade com seu coração aberto ao Espírito Santo, é certo que terá o prazer de aprender da palavra, pois o Espírito Santo vai satisfazer tal coração.
         É importante acrescentar aqui que a palavra de Deus tem um duplo efeito na vida. Ela é doce e amarga. Parece uma contradição não? João tomou o livrinho que o anjo lhe havia dado, e o comeu. Em sua boca era como o mel, mas no seu ventre era amargo. A verdade é que a palavra de Deus para a nova natureza, a natureza divina, é doce, agradável, mas para a velha natureza, a natureza adâmica, é realmente amarga. A palavra de Deus humilha o homem, pois mostra o estado terrível de sua alma.
         Crentes amados, é preciso saber apreciar a palavra de Deus; é preciso aprender dela para que possam ter prazer por ela. Alguns crentes podem estar pensando que realmente tem prazer nas Escrituras Sagradas, mas não querem dedicar a aprender. Não sabem como defender a sua fé; não sabem usar a palavra como espada na luta contra Satanás.
         Amigo é necessário que saiba que Satanás usa métodos terríveis para ludibriar os santos. Ele não vai perseguir aquele crente que já caiu no engano de alguma falsa doutrina, pelo contrário, ele fará com que tal pessoa sinta-se bem ali no erro. A luta insana e feroz do inimigo é contra aquele que quer aprender e crescer no conhecimento da palavra.
         Satanás, ultimamente tem usado a própria Bíblia para enganar milhares. Não que a palavra de Deus engana, mas é que o pai da mentira procura fazer com que o engano não pareça com o engano.  Ele fará com que o melado pareça com o mel; um leite falsificado poderá ser branco igual ao leite, mas não é o genuíno leite. É tempo de novidades e Satanás trará novidades atraentes para manter homens e mulheres nas trevas da ignorância. Ele na realidade quer desarmar os crentes; deixá-los sem defesa alguma.
         Quero aqui ajudar aqueles que são verdadeiramente crentes, conduzindo-os à verdade. Crentes, vocês estão em paz com Deus, mas não em paz com o diabo, com o mundo e com a carne. Há uma terrível pressão para que vocês não amem a palavra de Deus. Satanás fará todo possível para que não ouçam a verdade. Não faltarão falsos profetas, e eles virão em nome do Senhor. Terão mensagens agradáveis e atraentes porque o objetivo é atrair as multidões. Farão com que as pessoas fiquem fascinadas com eles; vão se apresentar como pessoas, através das quais Deus está se revelando. Veja a astuta cilada do diabo; assim Satanás estará desarmando os soldados do Senhor.
         Crentes, somos convocados para uma guerra, mas não é contra os homens, e sim contra todo o exército infernal. Você meu irmão, está disposto a pagar o preço de obedecer a palavra de Deus? Quer enfrentar o caminho da obediência diária ao Senhor? Estes últimos dias são dias maus, terríveis. O caminho da obediência é o caminho da santidade, da renúncia, da consagração. O Senhor convida o seu povo a voltar à palavra de Deus. Haverá conversões genuínas quando o povo voltar-se para a autoridade da palavra. É um preço caríssimo, pois custará sacrifício.
         Pais vão realizar cultos em seus lares, ensinando a palavra de Deus a seus filhos; vão estar comprometidos a dedicar o domingo, o dia do Senhor para irem com seus filhos para a escola dominical. Vão pedir orientação ao Espírito Santo para ter discernimento especialmente quando há tantos falsos profetas em nossos dias. Crentes, estamos nos últimos dias da época da igreja. É necessário que o povo de Deus seja um povo Santo, fiel, sem mancha para aquele dia quando os remidos vão estar face a face  com o Senhor.
         Pode ser que haja alguém que não tem amado a palavra de Deus; é um crente que vive como quer, não tem prazer na lei do Senhor, e tem sido consequentemente uma pedra de tropeço para a causa do evangelho. Tem negado a autoridade da palavra de Deus em sua vida. Por que não entregar-se ao Senhor? Por que não se arrepender e voltar a viver para Cristo? Por que não entrar nas fileiras dos soldados vitoriosos? Bem pode ser que nunca conheceram a salvação no íntimo, porque a sua vida não apresenta fruto de justiça. Para tal pessoa que prossegue no caminho da perdição juntamente com a multidão que perece, só resta apelar para que se humilhe e corra para a cruz do calvário, a fim de obter pelo sangue a purificação e o pleno perdão de Deus.


Nenhum comentário: