domingo, 19 de agosto de 2012

OS TRÊS TIPOS DE PECADORES (2)




         "Os néscios são mortos por seu desvio; aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição". Provérbios 1:32

         Amigo, procurei anteriormente lhe introduzir dentro da seriedade  desta advertência divina para a alma. Nesta segunda parte deste programa quero entrar na mensagem que o verso lido traz aos nossos corações. O leitor pode perceber que Deus está dirigindo a dois tipos de pessoas que vivem ainda no caminho da perdição sem nenhum sinal de preocupação quanto a miséria que lhes espera. Eles são chamados por Deus de néscios e de loucos.
         Há uma grande diferença entre os dois grupos, mas a verdade terrível é que, se não forem salvos pela misericórdia divina, irão encontrar-se  juntos no terror da morte eterna. Eles aqui são distintos. Olhando do ponto de vista humano os néscios parecem ser aqueles que verdadeiramente merecem o castigo, enquanto aqueles que são chamados de loucos, são pessoas excelentes, e algumas tidas por religiosas e que merecem em um lugar no céu.
         Mas eu chamo a atenção do amigo ouvinte para o fato que a linguagem usada nas escrituras, chamando esses dois grupos de néscios e de loucos, é a própria linguagem de Deus. É a voz proveniente do céu, e não da terra; é o Deus que é Santo, Justo e Reto, que julga com exatidão e jamais pode falhar. Então, se o amigo fica ofendido com a linguagem bíblica tão forte e tão confrontadora, pode ficar plenamente certo que a tua  ofensa e chateação é contra Deus.
         Mas eu quero te dizer que esse Deus Santo não faz acepção de pessoas. Ele vê toda raça como raça caída no pecado e que peregrina pelo caminho perigoso, o doce e suave caminho da perdição. Sim, tem milhares que puderam escapar; que puderam enxergar o perigo; alguns eram néscios, outros eram loucos, conforme a linguagem usada pelo Espírito Santo, mas tiveram os olhos da alma abertos e assim escaparam, sendo agora guiados no caminho que os leva para cima.
         Porém, tais pessoas foram alcançadas pela misericórdia de Deus. Elas tiveram a bendita sorte de serem chamadas, e um milagre aconteceu, seus ouvidos foram abertos e puderam ouvir o "vinde a mim" do bondoso Salvador. Então, se o verso lido de provérbios evoca uma mensagem não agradável aos teus ouvidos; se é um duro discurso desagradável à tua natureza; se o mensageiro de Deus te traz uma mensagem desconfortante, quero, entretanto te dizer que por detrás dessas tão terríveis palavras, tu não podes ver, mas está a compaixão de Deus. A voz de Deus nesse verso vem a ti como uma espada cortante? Saiba que Ele não está fazendo outra coisa, senão golpeando o teu orgulho e tirando a capa que encobre a tua nudez espiritual.O que é que Deus está dizendo no texto? 
         O que Ele está querendo dizer quando afirma no texto que "os néscios são mortos por seu desvio; aos loucos a sua impressão de Bem-Estar os leva à perdição."?  Como já disse anteriormente, dois grupos de pessoas aparecem no texto. Um grupo é chamado de néscios, outro grupo é chamado de loucos. A palavra "néscios"significa "tolos", insensatos, pessoas que recusam qualquer conselho ou advertência. Eles são vistos pela  maneira que se desviam em caminhos perigosos.Todos enxergam os caminhos tortuosos dos néscios. Eles são aqueles que no mundo ingressaram nas fileiras da maldade e seguem o dia a dia em praticar coisas inconvenientes.  Praticam a perversidade à luz clara do dia, e estão trabalhando para que outros incautos venham e engrossem a fileira onde eles estão.
         Os néscios são aqueles que arruínam a vida; destroem aquilo que é bom e belo para o bem-estar da sociedade. Os néscios procuram destruir qualquer fundamento que Deus criou e que ornamenta e enfeita a terra e traz pelo menos um pouco de paz e alegria num mundo cheio de tristeza, luto e dor causados pela entrada do pecado. Os néscios estão por toda parte aumentando ainda o choro e a angústia; provocando ódio, e criando a nuvem negra de guerra e morte. Onde há autoridade e leis, eles criam anarquia; onde tem a família, eles criam separação; onde há segurança, eles fomentam medo; onde há caráter, eles suscitam desconfiança; onde há pelo menos sentimento natural de afeto, os néscios procuram semear ódio. Eles desmancham os alicerces que Deus colocou para o bem do homem.
         Os néscios procuram formar uma sociedade sem Deus, onde reina somente o mal, e assim eles possam expressar todas as suas paixões sem que haja qualquer restrição. Os néscios estão por todos os lugares, exibindo a todos seus caminhos maus. Seus caminhos são tão tortuosos que nem eles mesmos percebem que estão dando volta atoa; nem podem certificar-se que eles vão e voltam. Seus caminhos são cheios de tropeços e eles nem mesmo percebem onde estão tropeçando, e que tropeçam em seus próprios pecados. São tão escuros os seus caminhos que eles nem podem perceber os horrorosos pecados que praticam. Eles convidam outros para entrarem em seus percursos malignos; eles querem pulverizar veneno da maldade em  todos os setores da sociedade a fim de exterminar com todo bem; querem inverter as coisas; inverter os valores; corroborar o mal; fazer reinar a perversidade.
         É triste, é vergonhoso, mas é esse o quadro da atual sociedade. Os néscios prevalecem, se multiplicando mais e mais. Eles são aqueles que a bíblia descreve que tem seus queixais como faca e seus dentes como espadas, para consumires da terra os aflitos. Os néscios cercam a cidade e procuram corromper tudo. Eles acham que são livres para praticarem o que quiserem. Eles não conseguem ver que Deus em Sua misericórdia está lhes chamando; eles não podem perceber que estão cercados por um Deus de compaixão que procura mostrar a louca do trajeto  onde eles vão.
         Ó amigo, se o teu andar é de um néscio, eis aí o Deus vivo a te advertir. Não te gabes do teu andar tortuoso; não fiques a imaginar que tu podes viver e continuar vivendo assim. Será que tu não consegues ver que tu apenas estás amarrado no pecado? Será que tu não consegues visualizar que teu futuro é apenas caos e desespero? Será que tu não podes ver o abismo lá adiante e que tu não caíste ainda por causa da compaixão infinita de Deus? Será que não percebes que há ciladas e armadilhas por detrás de todos os prazeres ilícitos? O mais que tu escorregas, mais fundo vai ficando o poço.
         Mas para algum pecador que já tem se afundado, e agora tem visto ser impossível sair, eis que o Senhor e Salvador está pronto para salvar. Clama a Ele agora, pois ele  socorre os aflitos e encarcerados no pecado.


Nenhum comentário: