segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (11)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo leitor, na mensagem de hoje queremos entender como é que um crente pode chegar a amar e ter prazer na palavra da verdade. É mister que saiba que há um preço a pagar. A Bíblia é um tesouro para você? Saiba que não se encontra pedras preciosas facilmente. Tem que cavar, tem que lutar para descobrir os tesouros celestiais. A palavra de Deus, a verdade é mais preciosa que os rubis, do que o ouro. A mina dos tesouros celestiais está à sua disposição, mas tem que cavá-la para tirá-los. A verdade bendita é de fato o rico tesouro. São as riquezas celestes dadas por Deus ao seu povo.
         A primeira necessidade para obter o prazer na lei do Senhor, é que a pessoa seja alguém salvo. Se alguém não nascer de novo, como entenderá as coisas de Deus? "Necessário vos é nascer de novo". Do contrário a Bíblia não passará de um mero livro. Como é que um cego vai ler? A mente natural não vai entender as coisas do Espírito Deus porque para tal pessoa aquilo será loucura. Vai desdenhar da verdade porque é filho da mentira, portanto, rejeitará a verdade. Aquele que é velha criatura vai entender qualquer coisa deste mundo, mas nada do que pertence ao mistério de Deus poderá ele entender.
         As cousas que exigem fé não estão enquadradas nos parâmetros da mente daquele que é do mundo. Ele poderá aprender coisas relacionadas a histórias, como a história de Sansão, de Noé, de Moisés, de Davi, de Jesus. Mas os mistérios da fé, Deus só revelou aos santos. Quanto a abertura dos cofres celestiais, somente os salvos por Cristo tem o segredo de sua abertura. Em I Coríntios 2:10, é dito que Deus nos revelou a Sua sabedoria pelo Espírito Santo. As coisas espirituais; o mistério da graça de Deus; a insondável sabedoria de Deus Ele preparou tão somente para aqueles que o amam. Tal verdade é dita em I Cor. 2:9. A mente do filósofo, do acadêmico, do cientista, jamais penetrará, nem um pouquinho no terreno das coisas espirituais.
         Vai ser sempre assim. Deus considera louca a sabedoria deste mundo. Quem é da terra vai entender as coisas da terra, mas quem entenderá as coisas celestiais? Aquele que é do céu.  Esse é o primeiro passo a ser dado, a pessoa deve ser nascida de novo; ela tem que passar pelo altar de holocausto, a cruz de Cristo, obtendo dali a remissão, a purificação de suas culpas. Deus não tem outro caminho para o pecador, é somente o caminho da cruz. Quando o homem enxergar a maravilhosa realidade que Deus enviou seu Filho ao mundo para remir o pecador de toda iniquidade, algo maravilhoso está acontecendo em sua vida. Ele vai saber que é um culpado, cheio de toda iniquidade, e que só poderá obter o perdão e a remissão de suas culpas através do sangue vertido. Sem obter o perdão completo que Deus dá ao pecador que se arrepende, o homem está do lado de fora, condenado, perdido, nas trevas.   Não importa se ele é religioso; se faz obras; se é agradável aos outros. O ser humano, se não estiver em paz com Deus, é chamado de inimigo. A única forma de tirar a culpa é por meio do sangue vertido. Se não atravessou a ponte da salvação, está em situação de iminente perigo. É um réu, culpado, digno de dó, é um miserável para Deus.
         A pessoa é feliz, perdoada, remida, se tão somente foi a Cristo Jesus para a sua salvação. Está seguro na Rocha! Descansa somente na obra redentora realizada na cruz. Tal pessoa tem acesso à palavra de Deus. Seus olhos foram abertos; está na luz.  "A vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Diz o Espírito Santo em Provérbios 4:18. Quão diferente é o caminho dos ímpios. Em Provérbios 4:l9 o Espírito Santo afirma que é como escuridão; nem sabem onde tropeçam. Amigo, você é alguém que tem tentado entender a Bíblia, mas não consegue; é um livro obscuro, fechado, selado, parecendo confusão. É assim? É impossível chegar a entender a verdade se ainda não tem recebido a salvação eterna. Mas agora, o Senhor Jesus, o Filho do Deus Vivo, quer salvar o pecador arrependido.
         Vamos agora ao segundo passo a ser dado para a compreensão da palavra de Deus. Agora ele é crente, e como alguém nascido na família celestial, qual deve ser o passo a ser tomado para o crescimento na palavra? Lógico e claro: Santificação. A vida daquele que é salvo não deve ter nenhuma atitude de permissividade quanto ao pecado. Não estou dizendo aqui que o crente é perfeito, sem pecado. Não é esse o ensino da palavra de Deus. Estou declarando que qualquer atitude de complacência com o pecado impede que o crente aprenda da palavra para o seu crescimento. Andar com Deus é preciso é andar na luz. O que diz o Espírito Santo em I João 1:7? "Se andarmos na luz como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros..." Andar com Deus necessita de humildade e contrição e não há outro meio de tratarmos com pecados em nossas vidas, a não ser através da confissão. Encobrir a culpa só trará prejuízo para o salvo, porque ele há de ser disciplinado. Ele não vai adiante na vida cristã. É como se fosse alguém entrevado, que não pode andar.
         Deus disciplina Seus santos para que eles andem continuamente em santidade, caso contrário perde o prazer pela palavra e pela oração. Ele tem que tratar com aquela atitude carnal em sua vida, do contrário, fica parado; não vai adiante na vida cristã; é um herói caído na batalha. Qualquer pecado na vida do crente deve ser tratado com confissão. Um homem crente trata sua esposa com maldade, precisa confessar e abandonar tal atitude. Ali está aquela irmã em Cristo, que está sendo insubmissa ao seu marido; não lhe é sujeita como ordena o Senhor em Efésios. Pode parecer aos seus olhos que a sua atitude é correta, mas a realidade é que ela está entristecendo ao Espírito Santo, perdendo assim o interesse pela palavra de Deus. Isso está relacionado a todo aspecto de nosso viver.
         O crente deve ser santo em toda a sua maneira de viver.  É a vida em comunhão com Deus. Não é nada relacionado a aparência; não há nada de hipocrisia. Ele é cheio do Espírito Santo; ele fé autêntico no seu viver. Não fica forçando ser crente na aparência. Tal pessoa pode crescer na palavra; deleita-se na palavra. Não  há em seu coração qualquer compartimento fechado para Deus. Não há nada em sua vida que ele esteja escondendo. Seu coração não é dividido. Todo o seu ser pertence ao Senhor. Sim, tal pessoa progride no conhecimento da palavra; é alguém a quem o Espírito Santo vai usar.
         Amigo leitor, tem alguma coisa em sua vida que você não tem consagrado ao Senhor? Algum ódio, desejo de vingança, vício, amargura, ansiedade, medo, amor ao mundo? Você não cresce espiritualmente, e está sendo levado por alguma falsa doutrina. Por que não consagra todo o seu ser ao Senhor? Ele quer guiar sua vida; dirigir os seus passos. Você nada pode fazer, é somente a graça de Deus que pode nos conduzir. O Espírito Santo está barrado em sua vida? Por que não confessa e entrega tudo ao Senhor?


Nenhum comentário: