quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (14)


"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo leitor, na mensagem de ontem vimos que o crente em Cristo, ele é como árvore plantada por Deus para produzir fruto. Aquele que é crente verdadeiro, plantado por Deus, esse há de produzir fruto de crente. Será reconhecido pelo fruto e não de outra maneira. E pelo fruto será conhecido que de fato é uma árvore plantada por Deus. Amigo, você está produzindo fruto para a glória de Deus? Há em seu viver fruto de sua ligação com Cristo?
         Mas prossigamos em conhecer o que nos diz o verso 3, pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas. Aqui vemos o local onde Deus planta a sua árvore para que ela produza abundante fruto; onde mesmo? "Junto a ribeiros de águas". Não é Sábio o grande Agricultor? Esse trabalho é feito por Deus, o Pai. Não é plantada a árvore senão à margem de ribeiros de águas. Por que ali? Ela nunca será uma árvore ressequida pelo calor; pela falta de umidade. Ela recebe o calor do sol; sim, mas continuamente suas raízes, penetrando mais profundo numa terra fertilmente abençoada pela água do ribeiro, a manterá verde e pronta para produzir seus frutos.
         Agora é necessário sabermos o que significa "ribeiros de águas" na linguagem proferida pelo Espírito Santo. "Água" no Novo Testamento simboliza a própria palavra de Deus. A água é usada para fazer limpeza. O Senhor diz aos seus discípulos em João l5:3: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado". Escrevendo à igreja de Corinto, e exortando aquela igreja a abandonar a comunhão com aqueles que se diziam crentes, mas não eram. No cap. 6:10 e 11, Paulo diz àqueles irmãos: “Alguns de vocês também eram assim, mas haveis sido lavados, santificados, justificados”. Sabemos que água não pode retirar as imundícies  do pecado. O que é então que faz isso?
         Note bem, o Espírito Santo usa a linguagem de uma coisa conhecida, como a água, para explicar uma coisa desconhecida. Vá comigo até Efésios 5:26, ali Paulo está exortando os maridos crentes a amarem as suas esposas como Cristo amou a igreja e se entregou por ela. No verso 26 ele explica que o Senhor se entregou pela igreja para a santificar, purificando-a pela lavagem da água, agora notem o final: pela palavra.
         Então, assim como a água é usada para limpeza física, Deus usa a sua palavra para a limpeza espiritual, a limpeza do íntimo. A água é usada também para regar, para beber. A palavra de Deus é assim na vida daquele que crê. Então, Deus tem plantado o crente para que ele produza o fruto à margem desse ribeiro de águas cristalinas. Bendito o crente que se alimenta da palavra; que bebe dessa água vitalizante. A todo dia quer se apropriar das delícias da palavra de Deus.
         No Salmo 23 a ovelha diz que o Bom Pastor a conduz até às águas de descanso e dá-lhe o refrigério para a sua alma. Crentes amados, qual tem sido a sua atitude em relação à palavra de Deus? É de sua responsabilidade o nutrir-se do maná celestial. Cuidem porque a luta feroz do inimigo nesses últimos dias é desviar o crente da palavra. Ele fará com que o crente ocupe seu tempo com coisas banais, passageiras a fim de que você não se enriqueça com a palavra para o seu crescimento espiritual. Ele vai criar situações difíceis para que você não ache tempo para as coisas sobremodo excelentes. A culpa é sua. Deus só poderá honrar a sua fé, e fé é ter propósito firme quanto às coisas de Deus. Se você não tem propósito firme quanto a estar com sua família na escola dominical, não faltará perturbações, doenças, brigas, justamente na hora de ir para a igreja a fim de aprender os ensinamentos celestiais.
         Satanás não cria obstáculos para você ir passear, brincar, trabalhar, mas quanto às coisas de Deus, é lógico e claro que terá que enfrentar esse gigante pela frente. Você vai estar dispondo-se para ter sua vida devocional todo dia, você vai querer levantar cedo e dedicar-se a estar a sós com Deus. Vai enfrentar dificuldade, para que seja provada a sua fé, pois somente a fé pode honrar e glorificar a Deus. Amado irmão, fruto na vida cristã não é barulho, nem atividade, mas é o resultado de uma vida subordinada e obediente à palavra de Deus. O fruto é que traz o louvor a Deus. Em Filipenses 1:11, o Espírito Santo através de Paulo diz aos crentes em Filipos: "Cheio de fruto de justiça, que são por Jesus para a glória e o louvor de Deus".
         Crentes, sem o fruto de uma vida cristã obediente à palavra de Deus, suas vidas estarão vazias. Na igreja terão a impressão que estão cheios, mas na realidade é um engano, porque logo vão descobrir que estão vazios. Sem o fruto resultante da influência da palavra de Deus em sua vida, procurarão fazer obras da carne. Toda atividade na igreja, na casa, em qualquer lugar é o homem agindo no poder da carne; é a carne querendo agradar a Deus. As obras da carne não trazem glória para Deus. As obras da carne por mais lindas que sejam, adornadas de pérolas religiosas, são obras da carne; atividade cujos resultados não trazem fruto para a honra e a glória do Senhor. Nas obras da carne, não faltam a inveja, a porfia, as brigas e dissensões, as facções. É o braço do homem operando, agindo; é a força do homem, resultando em atitudes infantis.
         Amado leitor, os olhos perscrutadores do Senhor vê todas as cousas. Você quer ser um crente forte no Senhor? Fortalecido na força do poder de Deus? Ser um herói de guerra na batalha? Lógico que somente a palavra de Deus lhe fará assim. Deus tem o alimento para seu povo, é o pão de cada dia - a sua palavra; Deus tem o mel genuíno, puro, que traz saúde e vigor no Espírito - a sua palavra; Deus só tem uma arma com a qual pode o crente lutar contra Satanás - a palavra. Como se conhece um crente valoroso? Quando ele é cheio da palavra de Deus. Ele é aquele que maneja bem a palavra da verdade. É tempo em que o inimigo anda terrivelmente feroz, procurando como leão, alguém que ele possa tragar.
         Quantos crentes ainda desconhecem os ardis do diabo! Pode ser que nesta noite tenha um ouvinte crente fracassado, derrotado, caído, que um dia cedeu para o inimigo. Por que não reconhecer a sua queda? Por que não confessar o seu fracasso ao Senhor? Ele estende a sua graça àqueles que humildemente se entregam a Ele. Hoje à noite, seja levantado pelo poder de Deus, para servi-lo.

Nenhum comentário: