quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR DE DEUS (10)




Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” . João 3:36
Amigo,  que o Espírito Santo venha nos guiar, nesta noite no entendimento da palavra. Esse texto de João 3:36 é verdadeiramente rico e glorioso. Continuemos, portanto, a ver os ensinos que o Grande Deus tem para nossos corações. No estudo de ontem procurei esclarecer o fato que a fé salvadora vê o Filho do Deus vivo. É o encontro da fé e graça.  A fé é, pois a visão do pecador aberta para enxergar a glória de Cristo, o Grande Salvador e Senhor. O pecador arrependido, quando é achado por Cristo, poderá cantar: “Ó que descanso em Jesus encontrei!”. O Senhor Jesus será seu tesouro, seu tudo; o mundo perderá o seu brilho diante desse amor glorioso do Filho Eterno. O salvo, pela fé se regozija no seu Salvador, e espera aquele Grande dia quando verá o Senhor face a face. Vai chegar o Grande dia triunfal, quando o remido, deixando este vale passageiro, estará para sempre na companhia do seu Senhor.
Mas, vamos adiante na explicação do texto, pois o Espírito Santo afirma que aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Então, agora passaremos à explicação sobre o assunto de vida eterna. O verso é bem claro ao dizer que “aquele que crê no filho tem a vida eterna”. Só tem a vida eterna aquele que, um dia, pela fé, guiado pelo Espírito Santo, recebeu o Senhor Jesus como Senhor e Salvador. Esse é o glorioso ensino do novo nascimento. Ora, ninguém recebe vida sem nascer primeiro. Tem que haver novo nascimento, senão o pecador continua sendo o Velho Homem, a velha criatura. O Senhor Jesus foi bem enfático com Nicodemos quando disse-lhe: “Necessário vos é nascer de novo”. Ele não disse “talvez” mas “necessário”. Novo nascimento significa literalmente “nascer do alto”. Todo ser humano nasceu uma vez; somos chamados de nascidos em Adão, o velho homem, a velha criatura; o homem natural, produzido apenas pelo que é natural, e tendo Adão como cabeça.
Amigo é impossível entrar no céu sem ter nascido a segunda vez. Nós, pecadores, nascidos em Adão, somos uma raça condenada. Em Romanos 3:23, o Espírito Santo declara que “todos pecaram” e qual foi o resultado disso? “E estão destituídos da Glória de Deus”. É trágica a situação do pecador. Em Adão, todos estão debaixo do pecado (Romanos 3:9). Em Adão, ninguém é melhor do que o outro; em Adão, toda boca fica fechada, e todo mundo é condenado diante de Deus. Demos uma olhada no impressionante cap. 5 de Romanos, a partir do verso 12. Ali o Espírito Santo mostra com clareza essa verdade da morte da raça em Adão; da ofensa da raça em Adão; da desobediência da raça em Adão; da condenação da raça do pecador.
Quem disse que neste mundo há meios que podem tirar o pecador dessa posição de morto? E qual é a situação de um morto? É o triste estado de morto! Destituído de vida. Seu lugar aqui é entre os mortos, e será para sempre entre os mortos, a não ser que ouça a voz do Autor da Vida, o Senhor Jesus. Ó meu amigo, não distinção para Deus, pois todos estão na mesma condição. Você pode se encontrar numa igreja fazendo toda espécie de trabalho, mas se ainda não possui a vida eterna gerada no pecador por obra do Espírito Santo e da Palavra, é uma pessoa morta, e você está separado do Grande Deus por causa do pecado.
Essa é a realidade da Palavra Eterna com relação aos pecadores. Meu amigo, como você quer adquirir vida? Através que mesmo? Por meio de seus esforços? Quem disse que você consegue fazer alguma coisa que possa lhe dar vida? O próprio Senhor Jesus declarou: “E não quereis vir a mim para terdes vida”. Estou na Bendita Esperança que hoje seja achada uma alma com sede de vida eterna!
E se você amigo ouvinte, é alguém assim, saiba que é o Espírito Santo quem está insuflando vida verdadeira em seu ser. É alguém que está sendo levantado dentre os mortos. Eu bem sei que aquele que ainda se encontra no seu velho estado de morto em seus pecados, não poderá entender essa gloriosa realidade quanto a vida que há em Cristo. Ele vai escutar a mensagem, mas jamais entenderá a verdade, pois é alheio à vida de Deus; se você ainda está morto em seus pecados, é fato que você dará uma aparência de ser bem religioso, mas é só aparência, pois o seu interesse está girando em torno de coisas materiais. Você quer uma cura, um sucesso financeiro; quer um alívio dos problemas que estão girando em torno de você; mas você nada vai entender quanto à realidade de sua terrível situação distanciado de Deus; você quer que tudo  melhore aqui, pois aqui é seu lugar. Mas a sua situação permanece, pois não recebeu a vida que há em Cristo.
Se você, meu amigo, ainda está morto em seus pecados, você poderá até declarar que tem Deus no coração, mas esse Deus não é o Deus vivo. Ele mesmo declarou que Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Meu amigo, esse Deus a quem você menciona  não é o Deus da Palavra, pois o deus dos mortos será um deus morto. Ah! Meu amigo! Você está sofrendo no íntimo as consequências terríveis de sua situação de um morto, pois quando alguém morre, ele entra no estado de decomposição, e não é essa a verdade com respeito aquele que já está  morto, separado miseravelmente do Deus vivo? O pecador não tem paz, pois é o que afirma o Espírito Santo em Isaías. Ele fica agitado no seu íntimo, lá dentro, pois não tem descanso a sua alma.
Se estiver morto, então não tem a vida que há no Filho eterno, e é o Espírito Santo quem vai operar no coração do pecador a nova vida. Escrevendo através do Apostolo Pedro, o Espírito Santo afirma aos salvos: pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível (ver 1 Pedro 1:23). E se hoje, no íntimo de sua alma, está anelando a vida eterna que há em Cristo; quer conhecer o Senhor da Glória; quer que seus olhos espirituais sejam abertos para enxergar a verdade; anela por salvação; quer estar em paz com Deus; sim, se você é esse tipo de pessoa a quem o Espírito Santo está levando a dar o passo de fé, então agora mesmo, de coração, peça ao Senhor que você quer o seu perdão completo; que você quer tê-lo como seu Salvador e Senhor; que você quer ser nova criatura, aceita por Ele.
Tome corajosamente o seu passo de fé, crendo no que Deus tem falado através da palavra. Não espere sentir a presença de Deus, pois fé não é sentimento, mas é convicção, assim como você toma um prato de comida para se alimentar, sabendo que aquele alimento vai tirar a fome. Quando o pecador se atira assim nos braços do Senhor, ele é salvo, e possui então a vida eterna.

Nenhum comentário: