quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (5)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo já pudemos ver um pouco a respeito daquilo que no verso 1 deste Salmo, o Espírito Santo de Deus chama de "conselho dos ímpios". Aquele que é salvo por Cristo; aquele que já achou plena satisfação em Cristo, tal pessoa não segue o "conselho dos ímpios". Logo vai perceber o engano de Satanás e reconhecerá  que não é algo proveniente de Deus. O conselho dos ímpios é a forma que Satanás usa pessoas para desviar da verdade e penetrar assim no caminho dos pecadores e na roda dos escarnecedores.
         Uma das mais astuciosas armadilhas criadas por Satanás nestes últimos tempos é a trama de levar homens e mulheres a darem crédito ao que homens falam. Satanás pode levar um homem ou uma mulher a cativar multidões; pessoas ficam fascinadas pelo carisma daquele que fala; então a pessoa passa a ser considerada como alguém que não erra, e tudo o que ele fala será engolido. O que aquela pessoa fala passa a ter mais autoridade que a palavra de Deus. É algo perigosíssimo! É uma armadilha! Seus ouvintes ficam fascinados, cativados pelo  indivíduo, e sem perceber estarão caindo numa armadilha. Paulo pregou na cidade de Beréia, e a Bíblia diz em Atos que aquele povo era de uma atitude nobre, pois,  quando Paulo pregava eles examinavam para ver se de fato era algo baseado nas Escrituras.  A pessoa que tem seus pés firmados na autoridade da palavra terá prazer na palavra. Nem todo o que fala em nome do Senhor, é na verdade alguém que está proferindo a palavra da verdade. É dever daquele que é chamado a pregação, afirmar todo conselho de Deus. O povo de Deus só poderá crescer sendo bem alimentado para produzir fruto para a glória de Deus se for ensinado na palavra.         Passemos agora para a segunda expressão citada nesse verso 1 pelo Espírito Santo: "caminho dos pecadores". Aqui a situação é dramática. A pessoa ouviu o conselho dos ímpios, mas agora ele toma a atitude de obedecer a voz da antiga serpente.  Ela fechou-se para a palavra da verdade; ela não quis atender a bondade de Deus em lhe conduzir ao caminho estreito.  O que aconteceu com Ló, o sobrinho de Abraão? Ele viu as campinas lindas de Sodoma e Gomorra e preferiu ir armando as suas tendas até chegar àquelas cidades rebeldes; ali viu o caminho dos pecadores; ali viu seus pecados; seus caminhos de destruição; ali viu aquilo que satisfaz as concupiscências carnais; ali se deteve; passou a residir-se ali; sua esposa passou a amar aquele lugar; suas filhas também.
         Aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos, fugirá desse caminho dos pecadores. No começo só verá, vai observar e logo vai associar-se com os pecadores. Oh! que coisa terrível é para o homem quando ele se detém no caminho dos pecadores. A aliança com a iniquidade é feita no coração. Ele rejeitou os retos caminhos do Senhor; ele rejeitou o evangelho da salvação; preferiu o conselho dos ímpios; preferiu aceitar as lisonjas do coração; agora ele chegou e viu o mundo e seus lindos caminhos; milhares andando ali; seguindo a sua maneira de pensar. Satanás vai lhe oferecer seus prazeres: "Venha até a minha mesa". "Delicie com os meus manjares". Participe! É tudo meu!
         Meu amigo, você sabe o que é o caminho dos pecadores? Saiba que é um caminho que não parece perigoso; parece ser bom; parece lógico; parece certo, mas no final é morte. Jovem ouvinte, Satanás vai apresentar-lhe o caminho dos pecadores, e devido ao seu próprio coração pecaminoso, você vai seguir este caminho. O príncipe das trevas convida a todos para as suas festas gordurosas. Homens, mulheres, jovens, crianças, ricos e pobres, cultos e ignorantes. Larga é a porta e espaçoso o caminho conduz à perdição, e são muitos os que seguem por esse caminho.
         Notemos nessa segunda parte que o caminho dos pecadores é algo mais fascinante. Aqui a pessoa se detém; ele põe seus olhos e vê quantos estão se sentindo bem ali. Satanás forçará o indivíduo a ir mais profundo no pecado. O mundo tem o seu padrão de viver, e ignora a lei de Deus;  não se preocupa com os resultados terríveis do pecado. Satanás é o deus deste mundo, e ele imprimirá nos corações a mentira que ninguém está vendo; que o indivíduo é livre para fazer o que bem quiser. A pessoa anula da mente qualquer ideia de um Deus justo e santo. Satanás vai criar no coração do pecador, o deus dele.  A pessoa vai se sentir muito bem ali no pecado. Ele programa seu modo de viver e para isso ele pede a ajuda do seu deus; ele pratica os seus pecados, e passa um pano sobre aquilo, como que dizendo: "nada fiz de errado". Seu caminho é assim, o caminho separado do Deus da verdade.
         Como havia dito, ele anula da mente qualquer temor a lei de Deus. O grande Deus declara que a mentira é pecado, mas os pecadores em seus caminhos dirão que não! Que podemos e temos direito de mentir para nos defender. Tudo aquilo que o grande Deus condena em sua santidade; tudo aquilo que a palavra eterna intitula de pecado, os homens em seu caminho tortuoso vão dizer que não é pecado. Vão guerrear contra Deus! Vão tentar trocar a verdade pela mentira! Vão sempre resistir ao Espírito Santo. Um pecado chama outro pecado. Aquele que anda no caminho dos pecadores, vai querer que outros participem também.  Aquele pai de família, fumando, bebendo, nos bares, não se preocupa em saber que seus filhos estão seguindo os seus passos.  Vão empurrar outros para o abismo.
         Quantos escutaram o convite da graça salvadora! Quantos tiveram a oportunidade para arrependerem e receber a Cristo, mas recusaram, endureceram o coração; então vão cair no engano das trevas.  Vão sentir a vontade no caminho dos pecadores. Ali está aquele moço que encontrou uma boa turma que lhe atraiu, e lá vai o moço para as trevas mais espessas do pecado. Ali está aquele moço começando a vida de vício do cigarro, das drogas, da pinga, da prostituição; da rejeição às autoridades. Ali está aquele homem. Ele ajunta com seu grupo; ele já não é fiel a sua esposa; deixa-se enredar no caminho dos vícios, gastando seu dinheiro nos bares; ali está aquela senhora. Ela é convidada a entrar no caminho do adultério. Ó que terrível prejuízo causa o pecado! Ali está o indivíduo atirado à idolatria, sem discernimento daquilo que é verdadeiro. 
         Meu amigo, eis aí o mundo! Ele está a sua disposição! Satanás, o príncipe deste mundo lhe oferece tudo em troca do seu serviço a ele. Você será um pobre escravo dele. Você vai se alimentar daquilo que ele lhe deu hoje. Ele nada pode lhe oferecer quanto ao destino eterno. Ele vai lhe dizer: "Não se preocupe com esse negócio de céu e de inferno". Você viveu só até agora para servir a Satanás. Amanhã você estará vivo? Se você viver amanhã será para servir a esse pai da mentira, e ao final do dia de amanhã, você irá dormir, uma alma vazia, sem paz; confuso e preocupado em saber como ter mais daqui. Por que continuar endurecido? Por que preferir as trevas? Eu não lhe convido para uma religião. É inútil! A solução para você pecador, é Jesus o Filho Eterno do Deus Vivo. Quantas almas já foram salvas por Ele! Quantos pecadores remidos pelo seu sangue já estão com Ele na glória! Por que continuar servindo a Satanás e recebendo o miserável salário do pecado? O recurso é o Senhor Jesus. Você anseia por salvação? Anela o perdão de Deus? Ele quer lhe perdoar agora.

Nenhum comentário: