quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DEUS – O VERDADEIRO DESCANSO DA ALMA (1)



"Aquietai-vos, e sabei  que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra"  (Salmo 46:10o
         Amigo leitor quero lhe convidar para juntos passarmos por este maravilhoso verso das Escrituras, no salmo 46. O salmo inteiro descreve a grandeza do Deus vivo e verdadeiro, e quando chega neste salmo vemos Deus falando. É a própria voz de Deus. Que maravilhosa é a palavra inspirada! Prova que a bíblia é um livro sobrenatural, apesar de ter sido inscrito por homens, revelando assim que esses homens eram instrumentos inspirados pelo Espírito de Deus. Tal verso lido é realmente maravilhoso, e ninguém pode chegar ao entendimento do que Deus está falando, a não ser que tenha os olhos da fé abertos.
Porque Deus está falando isso? Por que o Senhor projeta para o pobre mortal a sua infinita grandeza, exaltando Sua majestade? É exatamente por causa do que foi falado em todo salmo 46. Ao contemplar esse salmo inteiro, podemos ver a realidade desse mundo de terror em que vivemos, descrito como um mar agitado, justamente porque o homem é o que é, pecador, longe de Deus, inimigo de Deus e odiando qualquer ideia de ter Deus em sua vida.
Ë tão triste ver como tem pessoas denominadas de crentes, que anelam querendo mudar este mundo. Amado leitor é impossível, pois o mundo é exatamente aquilo que este salmo apresenta, e toda tentativa é vã; este mundo jaz no maligno (1 João 5:19). Aquele que é crente deve lembrar e estar consciente que a passagem do crente aqui neste lugar de peregrinação, não é para fazer deste “Vale da sombra da morte”, um paraíso, mas para impedir que o mal prolifere de forma terrível. Satanás está solto; a morte anda trabalhando sem nenhuma folga; os agentes liderados pelo príncipe das trevas estão soltos, e são chamados de dominadores deste mundo tenebroso. Este mundo não vai, jamais aquietar-se, porque a inquietude do coração do homem sem paz reflete em todas as sociedades, no mundo inteiro. As nações bramam, os reinos se abalam, porque não pode haver paz onde o pecado continua sendo o senhor absoluto do coração humano.
O mundo é descrito como o mar, e o céu, lugar da habitação de Deus é descrito como um calmo rio. Onde está a diferença? Como podemos trazer o rio celestial para este mar agitado? Toda resposta está em saber se você meu amigo, já achou a paz com Deus por meio da reconciliação feita pelo sangue da cruz. Em Isaías o Espírito de Deus afirma que para o ímpio não há paz. Seu coração é um mar revoltoso, porquanto ainda se encontra aliado ao pecado no íntimo, e não há paz no coração se a inimizade com Deus permanece. Essa agitação vai manifestar-se em qualquer lugar, dentro do lar, na igreja, na escola, no serviço, etc.
As guerras e rumores de guerras fazem barulho no coração do homem, e as suas armas estão apontadas em direção ao céu e também em direção ao semelhante. Podemos ver isso a cada dia porque vivemos aqui para com tristeza presenciar o mal que assola a sociedade que apodrece a cada dia. É no meio desse mar revoltoso, que o Grande Deus se manifesta em sua palavra para ordenar aos frágeis seres humanos os quais Ele mesmo tem conquistado, dizendo: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus". É algo digno de observação; digno de nota; digno de ser pregado com zelo e ardor pelos seus servos. Por isso é necessário que você amigo ouvinte, preste atenção nas palavras ditas por esse grande e poderoso Deus.(40)
Em primeiro lugar vemos uma ordenança: “Aquietai-vos"'. Ordem divina, portanto devemos lembrar que não temos de questionar mas sim obedecer justamente porque Ele é Deus. Em segundo lugar, examinando essa ordem, vemos que por detrás disso jaz uma razão, porque Ele deu essa ordem, simplesmente porque nós temos a tendência a inquietar. Não é exatamente isso que acontece quando somos envolvidos por  circunstâncias difíceis, fora de nosso controle?
Quando tudo parece que vem sobre nós para nos esmagar? Quando somos repentinamente cercados pelas adversidades da vida? Quando tudo parece contra nós, e o próprio Deus parece distante? Uma terceira lição na passagem, é que só podemos saber que Ele É Deus, se aquietarmos. Veja bem o verso: "Aquietai-vos e SABEI". Não tem outra maneira de conhecer a grandeza desse Deus, se o coração estiver ainda agitado, mesmo que seja um pouco, porque na agitação do coração a pessoa está tomando o lugar de Deus. Podemos falar de Deus; que cremos de fato Nele, mas realmente estamos sendo enganados pelo próprio coração, porque dizemos que  Deus é Todo-Poderoso, mas realmente estamos declarando que Ele não é o Todo-Poderoso, porquanto duvidamos que Ele fará aquilo que prometera em sua palavra.
Mas tenho mais uma outra lição com respeito a este verso, antes de entrar propriamente nas mensagens, é que, se Deus está ordenando que o homem se aquiete, é porque realmente Ele dá o poder para isso; Ele mesmo virá ao mar tempestuoso da alma ansiosa e medrosa para dizer o que Ele mesmo falou  no mar da Galiléia quando estava com os discípulos no barco: "Acalma" e o mar se aquietou. Somente um milagre de Deus para tornar quieto o coração agitado do pecador. Qual é o meu desejo ao pregar esta série de mensagens? É que o Senhor venha a estender sua compaixão infinita para aquelas almas aflitas, para que possam, pela ajuda do Espírito de Deus, enxergar a glória deste verso lido, dessa frase dita pelo próprio Deus de toda glória, que é o mesmo, Deus Bendito para todo sempre, amém.
Quais são as lições que procurarei tratar baseando nesta ordem divina "AQUIETAI-VOS"? Cinco lições passarei, com a graça do Senhor, para levar uma mensagem clara e firme aos corações dos meus queridos leitores, com oração constante porque bem sei que quando a palavra de Deus está sendo pregada, barreiras são levantadas pelo inimigo para que a palavra de Deus não seja ouvida. Mas eu sei que a palavra do meu Senhor é poderosa, e que ela não volta vazia, mas cumpre os santos propósitos do Senhor. Tendo isso em mente quero prosseguir firme no ideal, crendo que a palavra será honrada e exaltada, para o louvor e a honra daquele que é Santo e Puro.
A primeira lição a ser pregada nesta série de mensagens, será baseada nesta pergunta: Por que aquietar? E a primeira resposta a ser dada, é que o coração do ser humano é agitado como o mar. Amigo, como é importante que o homem veja que o maior problema está dentro do coração! Satanás faz de tudo para enganar, tentando mostrar que o problema está fora. Mas a bíblia confronta o pecador dentro do seu próprio coração, mostrando a sua miséria lá dentro. "Enganoso é o  coração" é o que Deus fala.           Eis aí a razão por que o homem foge da bíblia, procurando sempre se esconder por detrás de uma desculpa aqui, outra ali. Os homens não toleram mensagens que mostram o seu pecado, porque eles querem se sentir bem por fora, quando a bíblia afirma que lá dentro estão enfermos espiritualmente. Eles querem buscar soluções frágeis e temporários os quais não trazem alívio eterno para a alma. Eis a razão porque o grande Deus diz: “aquietai-vos.”
Não há paz no coração do homem; poderá ter uma paz aparente, por fora, mas a agitação, a turbulência manifesta-se quando é colocado em prova., diante das adversidades que estão fora do controle humano. Meu amigo, tu conheces o estrago que o pecado tem feito em tua alma? A bíblia claramente diz: "para o ímpio não há paz". Ainda teu coração não encontrou a verdadeira paz, a paz de Deus, se não foi tratado o sério problema do pecado no íntimo. Podes ter achado uma certa paz em sua igreja, ou mesmo em tuas orações, ou em tuas atividades feitas em nome do Senhor, mas nada disso pode trazer a verdadeira e genuína paz ao coração tão corrupto e inimigo de Deus, que é o coração humano.
Talvez tu afirmes: "Eu tenho muita paz", mas talvez ainda o amigo não tenha sido confrontado pelas escrituras com a verdade acerca de teu próprio coração. Não há paz ainda, se não houve reconciliação por meio do sangue; se ainda não foi levado até a cruz do Salvador. Essa paz que o amigo sente, é a paz que o mundo dá, e é então, perigosíssima. Tu és ainda chamado na bíblia de inimigo de Deus, e vai manifestar esses traços de inimizades lá dentro.
Prezado amigo, achega-te até a palavra da verdade. Deus só tem um método para tratar com o pecado, e é por meio do sangue que Cristo verteu. Não tentes abrir outra porta, e inventar outro caminho para tentar chegar ao Deus Santo. Achegue-se a Ele pelo caminho que Ele mesmo consagrou. É muito humilhante para o homem, justamente porque o orgulho no íntimo manifesta-se logo; Ele não quer travar o encontro com Deus; não quer cair debaixo da potente mão de Deus; Não quer ser reconhecido lá dentro, no íntimo como um pecador depravado e inimigo; não quer admitir que a Ira de Deus está sobre ele; o caminho da cruz, não!
Caro leitor sei que é doloroso o quadro que a bíblia apresenta a nosso respeito, mas o que devo fazer? Vou mudar a mensagem somente para agradar aos ouvidos? Assim estarei desonrando ao meu Deus e sendo um falso profeta. A paz  que o amigo necessita ter com Deus, somente vem por meio do sangue vertido. Caia aos pés do grande Redentor, reconhecendo a tua miséria, e o triste destino que te aguarda. Ele estende a Sua mão para socorrer o aflito e desesperado. Coração agitado, aquietai e sabei que esse Senhor Deus é poderoso para salvar.



Nenhum comentário: