sábado, 25 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (8)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo leitor, na mensagem de ontem procurei explicar a razão porque o segundo grupo é chamado por Deus de loucos. Hoje quero, com a graça divina destacar a maneira perigosa em que vivem essas pessoas. O texto claramente mostra que elas percorrem esta vida peregrina sentindo uma impressão de Bem-estar. Elas descansam num gostoso colchão que satanás preparou, sem saber que estão dormindo em cima de um perigoso vulcão que a qualquer momento poderá entrar em erupção. Para eles o que importa nesta vida é que estão sentindo bem. Como é que essas pessoas chamadas por Deus de loucas tem na vida uma impressão de bem-estar? 
         Em primeiro lugar mostrarei que aqueles que confiam em seus bens, sentem certo prazer e conforto que os bens desta vida podem lhes oferecer. Não é que elas necessariamente sejam ricas, mas é porque os bens deste mundo fornecem certa segurança, é por isso que correm atrás daquilo que querem possuir. Elas não podem servir a Cristo porque o deus mamon ocupa o trono de seus corações, então, essas pessoas não tem tempo para ocupação com coisas eternas.
         Jesus usou uma parábola para explicar esse perigo que já tem ocupado muitos corações, muito mais nestes nossos dias. A parábola contado pelo Senhor em Lucas 12 é a seguinte: Aquele homem era rico, dono de muitas terras. Ele era trabalhador e sem dúvidas era visto por muitos como alguém esperto e bom administrador em seus negócios. Se o amigo ouvinte puder examinar o texto de Lucas 12, poderá entender o perigo que ronda as almas daqueles que confiam em seus bens. Aquele homem fez projetos para o futuro, porque percebera que  que poderia ficar ainda mais rico, porquanto suas terras deram muito naquela última plantação.(22) Ele usou a cabeça; visualizou o futuro e não podia conciliar o sono ao meditar que poderia agora ajuntar para ter um futuro melhor de modo que não precisasse vir a trabalhar, mas sim desfrutar do restante dos anos que tinha pela frente. Não há nada de errado nisso. O mundo pode vê neste tipo de homem da parábola narrada por Cristo como um homem sábio, mas Deus o vê como louco.
         Sua loucura era perceptível porque foi procurar a felicidade onde exatamente não podia ser achada - nos bens. Não é assim com muitos? Satanás vem e se apresenta para essas pessoas disfarçado de um príncipe belo, encantador e com muitas propostas fabulosas. Ele vem e diz a essas pessoas que a real felicidade se encontra em possuir coisas desta vida; que o máximo que as pessoas puderem ajuntar melhor para elas. Satanás faz tilintar o sucesso material lá adiante e assim ele ilude milhares; milhares assim prosseguem procurando paz e alegria nos bens desta vida. Essas pessoas não podem ver tantas armadilhas preparadas contra elas no perigoso caminho da perdição.
         Foi assim com o aquele homem rico da parábola. Ele trabalhou bem; ele fez exatamente o que manda a cartilha de um bom empresário. Jesus apresentou o retrato falado de muitos que andam em busca do sucesso material, e, sabe o que acontece? Nunca acham a felicidade; nunca descobrem onde está o "pote de ouro" do outro lado do arco-íris. Mas, vê o que Deus fala com aquele homem. Deus o chamou de Louco! Por quê? Aquele homem queria conceder à sua alma exatamente aquilo que a alma nunca precisa e nunca quer. Ele falou para a alma: "Alma, descansa, come, bebe, folga-te"
         É aí que está a loucura. A alma só encontra descanso em Deus; a alma só se alimenta da comida celeste; a alma só se regozija em Deus, e nada mais. Eis aí o quadro de muitos que vivem nesta vida à cata de bens materiais.(44) Eles não tem tempo, e se conseguem um pouco de folga, é para desfrutar daquilo que o homem rico da parábola queria desfrutar. Afinal, por que trabalhar tanto? É para obter um melhor Bem-Estar. Não me entendas mal, meu amigo ouvinte. O homem deve trabalhar. Não é loucura trabalhar, mas é loucura ser motivado em buscar nesta vida passageira, aquilo que a alma não necessita.
         O que foi que Deus falou para aquele homem da parábola? "Louco, esta noite te pedirão a tua alma."Nessa passagem o amigo bem pode ver a Soberania de Deus em decidir se o homem vai viver ou não amanhã. Deus não disse "Talvez pedirão", mas Ele deu certeza que aquele rico empresário não viveria mais. Aquele seria o último dia dele aqui. Ele estava chegando ao portal da eternidade, e naquela noite veria a face cruel da morte. Seu paraíso terrestre findaria; seu sonho terminaria naquela noite. Quantos homens e mulheres recusam ouvir a respeito dos avisos divinos de que vão cair no abismo, e assim segue em passos largos para abraçar o premio da injustiça. Todos seus esforços são em vão; aquilo que pensavam que lhes levaria às alturas da glória, sobrevoa alto demais e desaparece.
         Conheci um homem cuja vida foi assim, amontoando tesouros, e quando a sua fortuna já havia chegado a grande altura, eis que a morte veio ao seu encontro de forma fulminante. Além do mais, é importante lembrar aqui que o apego ao deus mamon é a causa de tantos males que presenciamos na sociedade hoje em dia. Quantos até usam o nome de "crentes"para para ocuparem lugar de riquezas. Prometem ao povo o que Deus nunca prometeu. Acham que podem orar com tanto poder ao ponto de invadir a nova Jerusalém e de lá arrancar ouro. Esses indivíduos mantêm essas pessoas em suas garras de avarentos e gananciosos.
         Quão terrível é quando um homem vive amarrado por Satanás nessa corda perigosa do amor aos bens desta vida! Judas seguiu Jesus por 3 anos, e até parecia um crente, mas logo manifestou suas garras de avarento e pérfido quando pode ver e cheirar uma boa quantia de dinheiro. Ananias e Safira queriam passar como crentes, mas o amor ao dinheiro levou o casal a mentir contra o Espírito Santo, e sofreram repentino julgamento mortal.        Aquele moço rico foi encontrar-se com Jesus, ele queria ir para o céu, ele queria ter um lugar no reino eterno, mas não quis renunciar o amor aos seus bens, por isso afastou-se triste , porque o Senhor havia tocado no seu deus.
         Nem sempre um encontro com Cristo deixa um homem feliz. Ele queria um ingresso para entrar no céu, mas não estava disposto a deixar para traz aquilo que tanto amava para seguir a Cristo, o Rei da glória. Aos loucos a sua impressão de Bem-Estar os leva à perdição. Cuida amigo, porque aquilo que te serve de escudo e proteção aqui neste mundo vai desaparecer no dia da ira. Não confies naquilo que nada pode fazer por ti no dia mau. O melhor é que tu coloques o teu coração naquele que sendo rico se fez pobre por amor aos seus escolhidos. Ele, o Filho do Deus vivo veio ao mundo para arrancar o pecador arrependido deste vale de miséria a fim levá-lo para a sua companhia no lar celeste.

Nenhum comentário: