sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR DE DEUS (5)


 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36
Amigo, na mensagem de ontem, procurei deixar bem claro que a fé está acompanhada do arrependimento. É lógico e claro que aquele que um dia verdadeiramente creu e passou a possuir conseqüentemente a vida eterna, é alguem que experimentou o arrependimento. Antes de beber o cálice da salvação, o pecador terá que admitir a sua própria miséria, que é um condenado, que é um vil, desprezível e merecedor do justo castigo. Sem arrependimento, o pecador continua ainda em seus pecados feios e grosseiros.
  Estou referindo à mudança no íntimo. A pessoa que experimentou o arrependimento no coração, é a pessoa chamada por Deus de nova criatura. Ela é nascida do Alto; possui uma nova natureza, que é a natureza divina. Há uma diferença entre a pessoa ser religiosa e ser verdadeiramente crente. Uma pessoa religiosa tem apenas uma formalidade externa de vida, mas no íntimo é ainda o velho homem criado em Adão e amante deste mundo. Ainda se encontra em seus pecados, e nada sabe quanto a nova vida que há em Cristo. Se encontra alheio à vida de Deus; seu caminho é somente escuridão, e no íntimo é um amante do pecado em todas as suas manifestações.
  No arrependimento o pecador passa a odiar a sua velha vida; o homem arrependido poderá até entrar numa igreja, ser batizado, se tornar membro e dar uma impressão de que é alguem muito crente e santo. Vai receber elogios e vão  dizer que ele é “uma bênção”! Mas não vai demorar, quando ele irá revelar o seu interior, voltará para o lugar que é verdadeiramente o lugar dele. O lugar dos mortos é entre os mortos.
  Ainda mais, quero aqui culminar esse assunto do arrependimento ao afirmar que o arrependimento é a prova que a pessoa é de fato alguem escolhida por Deus, antes da fundação do mundo. É lógico e claro que somente os escolhidos serão salvos. Em II Timóteo 2:10, Paulo diz: “Tudo faço por causa dos escolhidos...”. Mas como é que alguem prova que é um escolhido por Deus? A resposta é esta: pelo arrependimento, o homem arrependido, é de fato uma pessoa santa. É alguem em quem de fato está o Espírito Santo de Deus. É importante aqui ilustrar tal assunto do arrependimento através de alguns exemplos: a mulher adúltera que chegou aos pés do Senhor quando este se achava na casa de Simão. Ela estava chorando; o Mestre viu ali um coração turbado, sentindo a sua própria miséria, mas buscando o doce perdão do Mestre. Foi um momento emocionante, e você pode ver tal narrativa no evangelho de Lucas, cap. 7, a partir do verso 36. Ali estava alguem querendo beber da água da vida. Aquela pobre alma foi aos pés do Senhor querendo somente ouvir do Mestre: “A tua fé te salvou, vai-te em paz”.
  O ladrão na cruz, vendo ao seu lado alguem que estava ali pendurado de forma indigna, injustamente, reconheceu que aquele era o Salvador, e em profunda humildade pediu ao Senhor que lembrasse dele quando estivesse no seu reino. Mas, nota, o Senhor veio buscar pecadores, arrependidos e a salvação não é algo para ser adiado; não! Deus não aguarda para salvar o pecador mais tarde. O Senhor Jesus prontamente disse para aquele moribundo “ Hoje mesmo tu estarás comigo no paraíso”.
  A vida de Saulo é uma belíssima ilustração. Não existia alguem na época, mais religioso do que Paulo. Em Filipenses 3, ele dá seu testemunho de como foi achado por Cristo, Paulo ali afirma que era excentricamente religioso; seguia a religião dos fariseus, que era a mais severa daquele tempo, Paulo diz ali que era um homem que cumpria todos os rigores da lei. A sua salvação é um fato conhecido. Quando caiu por terra na entrada de Damasco, fulminado pelo raio de luz partindo da glória de Cristo, aquele religioso teve a experiência do que é o arrependimento ficou cego por três dias, mas durante esses três dias que ele verdadeiramente passou a ver. Deus lhe deu aquela cegueira física justamente para que ele pudesse saber o quanto estava cego no espirito. “Louvem ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens” Sl. 107.
  Ó meu amigo, como você poderá ver se ainda está cego? Como poderá andar se está espiritualmente paralisado? Você não verá a porta da graça aberta, se não houve o arrependimento! O bom pastor já preparou uma mesa na presença dos inimigos, mas como você vai assentar-se ali e apoderar-se do banquete da graça, enquanto você estiver neste mundo se enchendo dos prazeres deste mundo? A porta da arca da salvação já está aberta, é para você entrar; ali estão os verdadeiros crentes plenamente seguros do terrível dilúvio da ira divina, mas quer entrar por causa de sua incredulidade e persistência no pecado.
  O pecador sem salvação, não arrependido, quer uma igreja para tentar cobrir suas culpas, mas não há outro meio de encobrir pecado a não ser pelo sangue. O pecador não arrependido quer ser religioso porque tem medo do inferno, mas ao mesmo tempo não quer abandonar o seu mau caminho. O pecador não arrependido vai criar em sua mente o tipo de deus que ele quer; o pecador não arrependido vai ter bíblia em sua casa, mas é ele quem vai querer dá sua interpretação própria, e não vai se subordinar á iluminação do Espirito de Deus. O homem não arrependido vai dizer que crê em Jesus, mas é o crer da forma dEle. Ele ainda não se desgrudou de seus maus caminhos; da terrível idolatria; seu coração não foi mudado. Pode parecer por fora que é um homem possuidor do temor devido a Deus, mas lá dentro estão escondidas e enjauladas as feras da iniquidade. Vai revelar isso na escuridão. Não sabe para onde vai, pois está nas trevas.
  Meu amigo, por que continuar assim em seus pecados? Você não tem forças próprias para se salvar. Em Romanos 7, Paulo afirma: “que o homem é carnal, vendido a escravidão do pecado”. Em Colossenses 1:13, o Espirito Santo afirma aos crentes que foi Deus quem os tirou da potestade das trevas, e os transportou para o reino do filho. Eu pergunto: O algemado pode tirar suas algemas por suas própria vontade? Aquele que está encarcerado pode sair de sua prisão por si próprio? Um morto pode levantar-se por sua vontade? Escute, nada você poderá fazer quanto a sua salvação, por isso que o Espirito Santo apresenta o grande salvador. Ele veio libertar os encarcerados; arrancar-lhe as algemas; dar vida aos que estão espiritualmente mortos. Ele é o poderoso salvador.
  Em Hebreus o Espirito Santo afirma que Ele salva perfeitamente. Neste momento, para de buscar socorro entre os homens; em vão  é o socorro dos homens, pela fé, com toda confiança se jogue nos braços do Bendito Salvador. Não fique preocupado com tamanho de seu pecado ou com a quantia de suas transgressões, pois o grande Deus já sabe que você é culpado, mas a graça é infinitamente maior que a multidão de seus pecados.

Nenhum comentário: