quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR DE DEUS (3)



 Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36.


         Na mensagem de ontem procurei esclarecer o que não é a verdadeira fé. O texto em João afirma que é aquele que crê que tem a vida eterna. A pergunta é esta: “Quem é a pessoa que possui a nova vida, vida gerada nele por obra do Espírito Santo e da Palavra? A resposta é esta: “É aquele que crê”. Essa pessoa é uma nova criatura; possui a vida celestial. A vida cristã tem início na fé e continua na fé. É completamente incoerente alguém afirmar: “Eu era crente, mas agora não sou mais”; não existe tal linguagem nas Escrituras. Ora, um peixe nasce dentro da água e vai viver na água, pois ali é seu habitat. Um filhote de águia nascerá como uma águia, terá asas de águia e logo terá que aprender a sobrevoar as alturas, pois isso é normal para as águias.
         Amigo leitor, a verdadeira fé dá início à vida cristã, e o que será depois disso? Vai continuar a viver a viver na fé. Deu-se início a vida cristã, e aquela pessoa é chamada de crente, ela nasceu do alto. No meio desse caos, dessa confusão que hoje existe, é mister que o amigo entenda qual é a verdade sobre a fé verdadeira. No estudo de ontem afirmei que a fé é algo natural, isto é, não produzida pela natureza humana. Alguém pode afirmar: “Eu sempre fui uma pessoa que teve muita fé”, mas não é a verdadeira. Na carta de Judas, o penúltimo livro, o Espírito Santo afirma: “A fé que de uma vez por todas foi entregue aos Santos”. Em Hebreus 12, o Espírito Santo fala a respeito do Senhor Jesus, que Ele é o Autor e Consumador da fé.
         Você meu amigo, pode afirmar ser uma pessoa de muita fé porque nasceu numa família de crentes, porque freqüenta uma igreja, porque foi batizado, porque ora, ou mesmo porque sente a presença de Deus. Essa não é a fé que está pautada nas Escrituras. Tal fé é uma escritura que não tem a assinatura do todo poderoso. Essa fé mantém o pecador ainda longe, afastado da glória de Deus, na dúvida, segurando em galhos podres, sem paz no íntimo. A sua fé não tem base, não tem alicerce e logo a casa vai desmoronar. É um barco que está furado. Sua confiança estará sempre depositada no homem, e maldito o homem que confia no homem. A sua fé é apenas algo produzido por sua natureza. É do homem, então morrerá com o homem; “o que é da terra é terreno”. É importante examinar-se a si mesmo à luz das Escrituras Sagradas.
         Diante dessa realidade, é importante saber o que é a fé verdadeira. Em primeiro lugar é bom frisar que a fé genuína que introduz o pecador na vida cristã, é operada no coração do pecador pelo Espírito Santo e pela Palavra. Em Efésios 2:8 é dito que a fé é um dom de Deus. Se sua fé não foi produzida pelo ministério conjunto do Espírito Santo e da Palavra, então a sua fé não é fé, mas incredulidade. Em Romanos 10:17. O Espírito Santo afirma: “A fé vem pelo ouvir da Palavra”. Vamos pois deixar o assunto bem esclarecido. Quando é que o pecador possui a fé Celestial deixar o assunto bem esclarecido. Quando é que o pecador possui a fé Celestial oras, começa logicamente com o arrependimento. É quando o pecador se vê a si mesmo como um condenado. Quando ele vê o seu pecado; a grandeza de sua culpa; a realidade de sua miséria. A corda da misericórdia de Deus só é atirada ao pecador que se vê afundando no pecado. E é quando o homem se vê perdido é que anseia por salvação.
         Mister Moody, um dos grandes evangelistas do passado, estava visitando uma prisão de 50 celas, e todas as celas estavam ocupadas. Ele foi passando cela por cela, e em cada uma perguntava: “Amigo, por que você está preso?” A resposta era sempre a mesma: “Eu não sei porque estou, nada fiz de errado”. Aquele homem de Deus orou ao Senhor: “Ó Deus, permita que eu ache pelo menos um pecador culpado”. Quando chegou à última cela, estava ali um homem completamente arrasado, deprimido, angustiado. O servo de Deus perguntou-lhe: “Amigo, por que está preso?” Aquele homem nem ousava olhar no rosto do evangelista. Sua resposta foi: “Eu estou aqui porque mereço, porque sou culpado; minhas mãos estão manchadas...”. Moody, naquele momento, orou ao Senhor agradecendo-lhe: “Ó Deus, obrigado por ter achado um pecador arrependido. Em seguida, pedindo permissão, entrou na cela e ali, pôde  levar aquele homem aos pés do Salvador.    Amigo, a fé nasce com o arrependimento. O arrependimento é como a dor e a fé é a atitude de buscar o remédio para solucionar o problema da dor. Essa é a fé que é apresentada nas escrituras. Meu amigo, você nunca jamais entenderá a linguagem das Escrituras enquanto não experimenta a obra do arrependimento. O arrependimento proveniente de Deus prostra o pecador completamente. Ele vê a si mesmo através da lei, pois a lei de Deus condena o melhor entre os homens. Ele clama no íntimo: “Miserável homem que eu sou; quem me livrará do corpo desta morte?”.
         Ah meu amigo! Enquanto não houver arrependimento, o pecador é o que é, a velha criatura, o velho homem, amante de si mesmo, cheio de si, carregado de paixões, inimigo do Deus Vivo, seguindo o seu próprio caminho, é uma ovelha sem pastor, extraviada. A pessoa que nunca conheceu o genuíno arrependimento para a vida, jamais verá a atuação da graça salvadora. Ele vai tentar formular os seus próprios meios; vai tentar fabricar a sua própria salvação. A sua religiosidade será apenas um meio de encobrir a sua culpa. Ele vai querer estar num lugar onde ele poderá fazer alguma coisa para tentar chegar ao céu. Nunca jamais entenderá o que é salvação da condenação eterna; poderá até abraçar a idéia de receber Jesus, e vai até dizer que tem Jesus, que Jesus lhe salvou, mas vai depender de seus esforços para tentar segurar tal salvação com receio de perder.
         Amigo, qual o propósito desta mensagem senão que você conheça a sua situação. É dramática a situação do pecador, longe do Deus Vivo, sem a verdadeira vida. Em profunda atitude de humildade, agora mesmo procure conhecer a sua real situação. Não fique se escondendo atrás de suas desculpas; permita que o Espírito Santo derrube as muralhas da arrogância, da religiosidade. Qual é a sua situação, meu amigo? Já foi visitado pelo Espírito Santo? Já foi convencido de sua miséria, de seu total desamparo? Já soube no íntimo que é merecedor do inferno e do lago de fogo? Já foi levado aos pés do Salvador, ali prostrado e recebeu o seu perdão; bebeu da água da vida; foi feito uma nova criatura? Teve nojo do caminho da perdição no qual estava andando mesmo que não tivesse cometido horrorosos pecados, mas estava ciente de seu caminho, apesar de aparentemente ser bonito e atraente, era o caminho da perdição, o caminho no qual milhares estão andando. Veja agora a sua situação diante Daquele que não se deixa ser levado pela aparência de homem nem pelo engano do coração. Se realmente sente agora o vazia, o medo, a falta de paz, está convicto que ainda não foi salvo, então, o Espírito Santo está operando a verdadeira fé no seu íntimo. A graça de Deus pode te alcançar agora mesmo, é somente pedir que o Senhor lhe salve agora. Sim a beira do seu receptor peça ao Senhor que apague as suas transgressões. Essa é a pessoa que o Senhor veio buscar e salvar.



Nenhum comentário: