quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR DE DEUS (16)

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” . João 3:36

         Amigo leitor estou procurando deixar bem esclarecido para seus corações, que aquele que tem a vida eterna, jamais poderá perdê-la. O salvo é salvo para sempre. Minha expectativa é que tal verdade tenha ficado registrado nos corações daqueles que, pela fé já foram salvos e assim pertencem para sempre ao Filho de Deus. Aquele ensino de que o crente tem possibilidade de perder a salvação não tem base nas escrituras sagradas.
         Mas, bem pode ser que você vai querer argumentar, dizendo: “Se é assim, então a pessoa pode fazer o que bem quiser uma vez que jamais poderá perder a salvação”. Esse argumento parece ser cheio de lógico e razoavelmente aceitável.. Mas quero com todo respaldo bíblico que esse argumento não tem nenhuma base bíblica, portanto, não é verdadeiro, e que alguém que assim pensa está enganado e poderá estar enganando outros. Vamos para o fundamento bíblico e deixemos de lado aquilo que eu acho, que eu penso.
         Amigo, afinal, o que é que a palavra de Deus está nos ensinando em João 3:36? Será que o Senhor Jesus está ensinando que aquele que Nele crê vai continuar vivendo na velha vida? Não! Absolutamente! Aquele que foi salvo, é porque nasceu de novo, recebeu uma nova vida, e se não foi assim, então o pecador continua sendo o velho homem, escravo do pecado, amante da iniquidade. Meu amigo, a salvação graciosa não é um ingresso divino para uma vida mundana e corrupta; não é um trampolim celestial que o pecador usa para dar um salto nos prazeres carnais. É laborar em grande erro o pensar assim. Alguém segurar numa suposta salvação eterna e gratuita para aproveitar deste mundo, é de fato, alguém que nunca passou da morte para a vida. Tal pessoa quer ter a garantia do céu, por medo do inferno.
         Amigo leitor, não estou elaborando uma doutrina falsa aqui, tentando satisfazer as paixões dos homens. O Senhor Jesus salva o pecador para sempre; a salvação é eterna; o salvo jamais perderá a sua salvação; ele é seguro para sempre, pois descansou na suficiência do Calvário, mas não esqueça que aquele que salvou o ímpio da eterna condenação, deu-lhe uma nova vida, uma nova natureza. Não é exatamente isso o que temos ensinado no decorrer de nos estudos?
         Meu amigo, quem disse que o Deus Santo pode se associar com a iniquidade?  Alguém poderá dizer: “Eu tenho a Jesus” ou “Eu vou para o céu”, mas está vivendo em seus pecados; não houve mudança em sua natureza; só tem uma capa de crente, mas lá dentro ainda continua na prática do pecado; ainda é um escravo dos vícios e não consegue abandoná-los. Quero que você vá comigo até a carta aos gálatas no primeiro capítulo, verso 4. O que está escrito ali? Veja a linguagem da Palavra inspirada: “O qual a si mesmo se deu por nossos pecados”... termina ai? Não! Absolutamente. Por que o Senhor se entregou a si mesmo por nossos pecados? “Para nos livrar do presente século mau”. A palavra “livrar” significa “tirar pela raiz”.
         Então, é fato, que a salvação de uma alma não é algo simples não! O trabalho feito pelo Espírito Santo é realmente glorioso. O pecador que é salvo da penalidade eterna é também nascido de novo, feito nova criatura; é alguém que Deus havia escolhido antes da fundação do mundo para ser santo (veja Efésios 1:4). O que eu posso dizer mais? Ah! Tem tanto para falar acerca disto! Amigo, eu não sei se tal verdade tem chegado ao seu coração, porque somente o Espírito pode fazer isso acontecer. Mas, creio firmemente que não deixei margem para nenhum leitor afirmar que estou expondo uma doutrina antibíblica ao declarar que o salvo por Cristo é salvo para sempre.
         Você que está me ouvindo, é verdadeiramente um crente em Cristo? Está certo que tudo o que aconteceu em sua vida foi operação do Espírito Santo e não foi uma coisa apenas na aparência? Foi levado ao calvário e ali todo peso do pecado foi tirado, recebeu o perdão eternal baseado no sangue remidor? Amigo ouvinte, foi assim que sucedeu em sua vida? Então, tal doutrina sobre a segurança eterna do crente será para você uma verdadeira festa, um banquete extraordinário, porque é a verdade bendita, e o salvo, o remido anela pela verdade. O que mais poderia declarar aqui, senão dizer a todo salvo: Crente amado alegre-se no Senhor! Pode cantar com todo zelo de seu coração que você está seguro para sempre.
         Amigo leitor creio que devo me alongar um pouco explicando esse assunto de tanta importância para a edificação do povo salvo por Cristo. Quero que você vá comigo a um texto muito conhecido no evangelho de João, capítulo 10:28. No texto o Senhor Jesus está falando acerca da segurança das suas ovelhas. Vamos ler esse verso. No verso 27 diz: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”, e agora leiamos o verso 28: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão”. Meu amigo, creio que diante destes dois versos lidos o Espírito Santo já deixou bem claro esse assunto sobre a segurança do salvo, não? O texto dispensa comentários, mas creio que vale a pena explicá-lo, especialmente no que diz respeito ao significado de palavras.
         Note bem que o Sumo Pastor, o Senhor Jesus, está referindo às suas ovelhas, porque é bem claro no verso 27, que tem as ovelhas que pertencem a Ele, e tem as ovelhas que não lhe pertencem. No verso 28, logo no início, Ele afirma que às suas ovelhas Ele dá vida eterna. Sobre esse assunto de vida eterna já estamos estudando em João 3:36. Mas, em seguida, O Senhor afirma que as suas ovelhas “jamais perecerão eternamente”.
         O que significa isso? Perecer eternamente? O que o Mestre quer nos ensinar através dessas duas palavras? Ora, você já sabe o que significa eternamente, não é verdade? Significa “para sempre”. No texto o Senhor Jesus está afirmando que as suas ovelhas não podem perecer para sempre, na eternidade.
         Mas, o que significa “perecer”? Esse termo vem de uma palavra que realmente significa  “destruição”. Essa palavra está em Apocalipse 9:11, veja lá. Ali Satanás é chamado de Apoliom, que é o “destruidor”. Então,  “perecer” significa ser destruído, jogado no inferno, sofrer para sempre. Então, o que o Senhor Jesus está nos ensinando neste texto de João 10:28? Ele afirma que os salvos jamais serão jogados no inferno, na destruição eterna. Agora, veja algo glorioso neste verso. O Senhor Jesus afirma que as suas ovelhas jamais  perecerão eternamente. Significa que elas estão sujeitas às atrocidades, perseguições e sofrimentos temporariamente.
         Você é crente em Cristo? É fato que você pertence ao Senhor? Então saiba que você é alvo dos ataques mais terríveis de Satanás. Você se encontra no terreno Dele, então sofrerá perseguições e tais perseguições virão de formas mais diversificadas. Às vezes dará impressão que você não pertence ao Senhor. Mas é verdade que o Pastor Eterno jamais desampara Suas ovelhas.
         Mas se você ainda não é uma ovelha salva remida pelo sangue do Cordeiro de Deus, então, você vai amar este mundo; deliciar-se-á nos prazeres; dará suma importância ao sucesso material; nada entenderá quanto a eternidade; é uma ovelha que segue o seu próprio caminho, fazendo a vontade da carne; seguindo o caminho estreito que conduz à perdição. Qual a solução para você? Em arrependimento, no seu coração, vá pela fé ao Senhor. O Bom Pastor quer achar um pecador faminto espiritualmente; anelando por salvação. Ele veio buscar pecadores nessa situação. Se você agora deseja ser salvo para sempre, receba-o como o seu Senhor e Salvador.

Nenhum comentário: