sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

TOTAL SOBERANIA NA SALVAÇÃO (47 de 47)



“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
        SEGURANÇA ETERNA: “... e eu o ressuscitarei no último dia”.
        Prezado leitor, com regozijo em nossas almas voltemos para o texto. Pela fé podemos mirar as glórias vindouras e respirar um pouco da atmosfera celestial que aguarda os santos. A salvação é mais do que um livramento do mal; é mais do que a remoção da condenação. Cristo Jesus veio ao mundo para conduzir muitos filhos à glória (Hebreus 2:10). Deus, o Pai está entregando pecadores ao Filho, a fim de encher a Nova Jerusalém de homens e mulheres salvos, santificados, gerados pelo Espírito e pela Palavra para serem filhos do Deus vivo.
        Abramos nossas bíblias para 1Coríntios 15, pois ali Paulo completa o ensino a respeito da perfeição de nossos corpos na ressurreição. Já vimos que o corpo corruptível será transformado em corpo que jamais conhecerá envelhecimento; que o atual corpo carregado de ignomínia, será transformado em corpo de glória; que esta miséria de fraqueza que carregamos em nosso viver terreno, será transformada num elemento de inimaginável poder.
        Finalmente, Paulo diz no verso 44: “Semeia-se corpo natural, é ressuscitado corpo espiritual...”. Conheçamos esse último detalhe a respeito de nosso corpo, pois é chamado de corpo natural. O termo traduzido “natural” significa “regido pela alma”. Noutras palavras Paulo afirma que esses nossos corpos com os quais transitamos nesta peregrinação são corpos submetidos à natureza. Nossos corpos atuais são feitos do pó da terra e assemelham aos corpos dos animais, claro, com distinções incomparáveis. Nossos corpos estão subordinados ao sistema desta natureza; dependem daquilo que é sensual, seu habitat localiza-se abaixo do sol e objetiva-se em correr atrás daquilo que passa. O corpo que há de vir sobrepujará em glória este corpo animal, porquanto não será mais mobilizado pela alma, mas sim pelo espírito, porquanto será um corpo espiritual. Enquanto este corpo terreno é feito do pó da terra, o corpo que há de vir será puramente celestial. Enquanto este é derivado de primeiro Adão, o corpo que há de vir terá sua imagem do segundo Adão, daquele que é celestial.
        Caro leitor, há de chegar o momento quando a voz do Senhor ecoará e todos os corpos de todos os santos se erguerão do pó e serão elevados para seu lugar de glória. Aquele que triunfou na cruz proclamará a derrota final e eterna de toda maldade desse império das trevas. Nunca mais o mal se erguerá; toda injustiça será varrida do universo e o reinado dos santos glorificados será conhecido em todo esse universo, proclamando a glória do Filho de Deus.
        E você, caro leitor, pode viver agora à luz dessa ressurreição? Pode agora mostrar em sua vida a luz que brilha no homem interior? Pode agora consagrar esse corpo mortal em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Romanos 12:1)? Pode agora viver consagrado ao Senhor, em santidade de vida, agradando ao Senhor em toda maneira de viver? Pode afirmar que caminha a jornada rumo ao lar celestial juntamente com o povo de Deus? Ama a Palavra de Deus e tem prazer em alimentar seu viver com essa provisão celestial?
        Porém, as maravilhas eternas não são apreendidas num coração mundano. O homem natural é daqui mesmo, é deste mundo e considera as notícias celestiais como loucuras! Mesmo conhecendo e entendendo verdades reveladas, elas não fazem parte do seu viver. Caro leitor, Cristo veio ao mundo para buscar e salvar perdidos! Ele toma o homem natural e o transforma num homem espiritual! Ele toma um coração de pedra num coração temente e obediente a Deus! Deus opera em chamar homens e mulheres humilhados! Ele opera Sua salvação em corações arrependidos!
        Concluo aqui as considerações em torno de João 6:44. Que essas meditações sejam usadas para elevar os santos às maravilhas dessa imensa salvação. Que essas verdades sejam usadas para levar pecadores convictos ao conhecimento de Cristo como Salvador e Senhor!

Nenhum comentário: