sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PURIFICAI-VOS (6)



Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (ISAÍAS 1:16).
 INTRODUÇÃO:
        Prezado leitor, vamos agora às considerações finais em torno do contexto desse verso tão enriquecedor para os corações aflitos e atribulados. Estamos vendo as reações de Deus em face daquilo que o povo estava fazendo no orgulho religioso e na vaidade de seus corações enganosos. Não esqueçamos que em todas as épocas de apostasia as atitudes dos homens são idênticas às dos judeus nos dias de Isaías, mesmo estando em  circunstâncias completamente diferentes. Os homens são iguais no pecado, são igualmente corrompidos e idólatras. Então, uma passagem como essa de Isaías cap. 1 fornece um cenário semelhante ao que nós estamos vivenciando em nossos dias aqui no Brasil e no mundo. Então vamos checar bem os últimos quatro itens da reação divina.
        4. Rejeição das orações: “Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue” (verso 15). Debaixo dessas intensas atividades de culto das emoções eles pensavam erroneamente que suas orações eram atendidas. Cultos desse estilo sempre agem assim, com um efeito de engano, pois manipula a mente e leva a ignorar a forma de Deus agir, conforme aquilo que Ele mesmo estabelecera em Sua Palavra. A rebelião do coração combina bem com o orgulho religioso e assim acreditam que não somente Deus está ouvindo, mas que também é obrigado a fazer o que eles querem. A verdadeira oração sempre será submissa a verdade. A verdadeira oração é humilde e obediente a Deus, está sempre curvada à vontade do Senhor. Mas a oração alimentada por corações corrompidos é sempre explosivas e carregadas de presunção. Elas não têm estrutura e tudo é feito adicionando “pólvoras”, para que tenham o efeito deseja de subir.
         5. Suas ofensas aparecem em suas mãos: : “Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue” (verso 15). Cheias de sangue? Sim! Não porque estavam matando seus semelhantes, mas sim porque estavam imolando os animais, pensando que por meio dessas atividades Deus aceitava esses sacrifícios para o perdão de seus pecados. Eles agiam assim porque era uma forma de pedir perdão e continuar com suas alianças com as idolatrias e perversidades. Ora, aqueles judeus acreditavam nas Escrituras; sabiam bem que a ordem era que derramasse sangue de algum animal puro para ter seus pecados perdoados. Mas o fato é que eles não entendiam o espírito desses ensinos; achavam que a ira de Deus era apaziguada com meros sacrifícios de animais. Mas aquilo tudo só aumentava a culpa deles e seus pecados ao invés de serem encobertos com sangue (Salmo 32:1), ficavam pintados de vermelho. 
         É claro que não temos mais os sacrifícios sangrentos, no estilo judaico em nossos dias, mas o coração enganado segue o mesmo embalo, nada foi embargado pelo tempo, pois os homens sempre agem na tentativa de encobrir seus pecados com sacrifícios. Hoje vemos esse mesmo espírito de engano, de justiça própria e de constante atividade. A incredulidade visa fazer dos cultos um verdadeiro espetáculo de atividades, shows, danças e muitas obras, mas toda essa agitação faz parte da incredulidade e da tentativa de encobrir as farsas dos corações. No sangue de Cristo a alma é purificada, mas no sacrifício de um mero religioso tudo é pintura e seus pecados são vistos por Deus. Na realidade estão divertindo; estão tentando embrulhar suas maldades em belos papeis da religião que lhe convém.
        Caro leitor, e sua situação? Houve em sua vida aquela conversão que lhe postou no pó perante Deus? Foram derrubadas as paredes erguidas contra a verdade? O velho e arrogante homem em Adão foi morto e nasceu um novo homem em Cristo?

Nenhum comentário: