quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

FÉ (2)




Spurgeon
“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6)
        Irei esforçar-me esta manhã para condensar meus pensamentos o mais que eu puder, trazendo uma exposição do que é fé; em segundo lugar explanarei que sem fé é impossível ser salvo; em terceiro lugar, farei uma pergunta: “Você tem essa fé que agrada a Deus?”
        I.      Primeiro, a exposição. O que é fé?
                Os escritores antigos, que são de longe os mais sensíveis – você percebe que os livros escritos há duzentos anos pelos antigos puritanos têm mais sentido em uma linha que em uma página dos nossos livros novos, e mais em uma página do que em um livro inteiro da teologia moderna – os escritores antigos lhe dizem que a fé se compõe de três coisas: Conhecimento, concordância e o que eles chamam de confiança, ou seja, tomar posse do conhecimento com o qual concordamos e assimilá-lo confiando Nele.
        1.     Comecemos com o início. O primeiro elemento da fé é conhecimento. Ninguém pode crer em algo que ele não sabe. Isso é uma afirmação clara, evidente em si mesma. Se ouço falar de uma coisa que não conheço, não posso crer nela. Mesmo assim há pessoas que têm fé como o pedreiro que, quando lhe perguntaram no que ele cria, respondeu: “Creio no que a igreja crê”. “E no que a igreja crê?” “Bem, a igreja crê no que eu creio”. “Sim, mas no que você e a igreja creem?” “Bem, cremos na mesma coisa”. A única coisa em que esse homem cria era que a igreja estava certa, mas no que ele não sabia dizer. É inútil que alguém diga: “Eu sou crente”, se não sabe no que crê; se não sabe no que crê; mesmo assim tenho visto pessoas com esta posição. Ouviram uma pregação empolgante que agitou o sangue deles; o pregador gritava: “Creia! Creia! Creia!” e de repente as pessoas põem nas suas cabeças de que são crentes, e saem por aí dizendo isso. Quando lhes perguntam: “Bem, no que vocês creem?” não sabem dar a razão da esperança que há neles. Creem que irão ao culto no próximo domingo; pretendem juntar-se a certo tipo de pessoas; decidem cantar com muita força, e serem maravilhosos a seus próprios olhos, por isso acham que serão salvos; mas não sabem dizer no que creem. Bem, para mim a fé não é verdadeira se a pessoa não sabe no que crê.
        O apóstolo disse: “Como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Romanos 10:14,15). Para ter fé verdadeira, portanto, a pessoa precisa ter algum conhecimento da Bíblia. Você pode ter certeza de que vivemos em uma época em que não se ensina tanto a Bíblia como antes. Há uns cem anos o mundo estava cheio de intolerância, crueldade e superstição. Nós sempre vamos para os extremos, e agora estamos no outro. Naquela época se dizia: “Só há uma fé certa! Acabem com todas as outras pela tortura e pela espada!” Agora dizem: “Por mais contraditórios que nossos credos sejam, estão todos certos”. É só usar o bom senso para ver que isso não é verdade. Alguns dizem: “Essa ou aquela doutrina não precisa ser pregada, nem se precisa crer nela”. Bem, se não é preciso pregá-la, ela não precisa ser revelada. Você está questionando a sabedoria de Deus quando diz que uma doutrina é desnecessária, pois está dizendo que Deus revelou algo que não é necessário, e lhe faltaria sabedoria tanto se fizesse mais do que o necessário como se fizesse menos. Eu  tenho certeza de que as pessoas deveriam estudar todas as doutrinas da Palavra de Deus, e que sua fé deveria apossar-se de tudo do que tratam as Escrituras Sagradas, especialmente no que concerne a pessoa do nosso bendito Redentor. Precisa haver certo grau de conhecimento antes que possa haver fé. (continua)
       












Nenhum comentário: