sábado, 24 de janeiro de 2015

FÉ (3)




Spurgeon
“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6)

        II.     Passamos agora para a explanação – por que não podemos ser salvos sem fé.
        Há algumas pessoas presentes aqui que estão dizendo: “Agora vamos ver se o Sr. Spurgeon segue alma lógica”. Vou decepcioná-los, senhores, porque não penso em segui-la. Eu creio ter a lógica que apela aos corações das pessoas, mas não estou propenso a usar a lógica da cabeça, mais fraca, quando posso conquistar os corações de outra maneira. Se, porém, for necessário, não terei medo de provar que conheço mais lógica, também sobre muitas outras coisas, do que os pequenos que arriscam criticar-me. Seria bom para eles se soubessem como controlar a língua, o que pelo menos já seria uma parte importante da retórica. Eu confio que minha explanação apelará ao coração e à consciência, apesar de não exatamente agradar os que gostam tanto de exibições da lógica –
                                       Pra quem importa discutir
                                       Que sexo os anjos podem ter.
        1.     “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Eu concluo isso do fato de que não há um só caso de pessoa na Bíblia que agradou a Deus sem ter fé. O capítulo onze de Hebreus traz a lista dos que agradaram a Deus. Ouça seus nomes: “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício”. “Pela fé, Enoque foi trasladado”; “Pela fé, Noé...aparelhou uma arca”; “Pela fé, Abraão, quando chamado obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança”; “Pela fé, peregrinou na terra da promessa”; “Pela fé, Abraão...ofereceu Isaque”; “Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó”; “Pela fé, Jacó...abençoou cada um dos filhos de José”; “Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel”; “Pela fé Moisés abandonou o Egito”; “Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca”; “Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó”; “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída”; “E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas”. Todos estes foram pessoas de fé. Outros mencionados na Bíblia fizeram alguma coisa, mas Deus não os aceitou. Homens se humilharam, mas Deus não os salvou. Acabe teve um momento de contrição, mas seus pecados nunca foram perdoados. Pessoas se arrependeram, mas não foram salvas, porque seu arrependimento era falso. Judas se arrependeu, enforcou-se e não foi salvo. Outros confessaram seus pecados, mas não foram salvos, como Saul. Ele disse a Davi: “Pequei, volta, meu filho” (1 Samuel 26:21), mas mesmo assim não mudou sua atitude. Multidões têm confessado o nome de Cristo e feito coisas maravilhosas, sem jamais agradarem a Deus pela razão simples de que não tiveram fé. Se não houve ninguém mencionado na Escritura, que registra a história de alguns milhares de anos, não é provável que houve alguém nos outros dois anos de história do mundo, se não houve nos quatro mil anteriores. (continua)










Nenhum comentário: