segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PURIFICAI-VOS (9)



Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (ISAÍAS 1:16).
 A SITUAÇÃO DE IMUNDÍCIE É VISTA POR DEUS: “...de diante dos meus olhos...”
        Caro leitor, como Deus vê o homem no pecado? Será que o homem consegue se disfarçar? Há outro meio para que ele possa se limpar, a fim de apresentar-se diante de Deus? Claro que não! O pecado é a imundície para a qual não há solução aqui, e no pecado os homens não querem ser purificados, porque gostam de viver nesse lamaçal. Aquilo que ninguém vê, Deus está vendo. Nós vemos por fora, nós olhamos os homens segundo nossa maneira errônea de pensar, mas Deus não vê com nossa visão. A visão Dele é de santidade, pureza e Ele enxerga a realidade das coisas. O que é invisível para nós está tudo claro aos olhos de Deus, pois o Senhor vê o homem interior, e não a mera aparência, conforme nós estamos acostumados a ver.
        Caro leitor, aquilo que nós consideramos ridículo e irrisório, Deus afirma que para Ele é imundície. Se estivéssemos no meio do povo de Israel nos dias de Isaías, sei que estaríamos prontos para atacar Deus e defender o povo, porque nós mesmos nascemos nessa sujeira do pecado. Veja como Ele é intensivo em sua ordem: “Lavai-vos, purificai-vos”. Eternamente o Senhor é puro, e mesmo lidando com os homens na história, nada alterou Sua natureza pura. Um porco pode nascer limpinho, mas com o tempo há de revelar-se com a natureza do porco. Ao nascer o homem pode parecer limpo e santo, mas é com o tempo que há de revelar o que ele é no coração. Mesmo sendo guardado e protegido, a fim de não ser assassinado pela rainha Atalia, Joás mostrou mais tarde o que tinha oculto em seu coração. Enquanto era pequeno prometia ser um grande líder espiritual para a nação de Israel, mas logo ao crescer e sentir-se livre e dono do trono, mostrou suas garras de idólatra e cruel assassino (2 Crônicas 24).
        Caro leitor, quão importante é que saibamos disso. O fato que a imundície é continuamente vista por Deus indica a condição Deus do homem perante Deus. É tão importante ressaltar isso, justamente porque toda nossa ignorância espiritual é causada por causa da dureza de nossos corações. Não toleramos ver “as fotos” tiradas por Deus mostrando nossos corações. Queremos ser tidos como espiritualmente bonitos; queremos ser louvados por todos. Mas a verdade é que toda nossa maldade, perversidade e disposição para práticas iníquas estão em nosso coração. O coração do homem é uma fonte ininterrupta do mal. O fato é que achamos que não somos assim; que outros são piores do que nós mesmos; que viemos de uma raça superior, de uma humanidade que não caiu tanto assim. Mas quanto engano!
        Caro leitor, o fato é que os homens desconhecem o estado natural de seus corações, enquanto a Palavra de Deus tira a tampa do poço e mostra os terrores que vêm de lá. Ah, quanta maldade! A população religiosa de Jerusalém se ajuntou para tentar disfarçar, para encobrir suas idolatrias e para ocultar suas maldades. Tudo foi feito com esperteza, na tentativa de manobrar Deus. Por fora o povo era bem religioso; eles faziam tudo direitinho, pois cantavam, oravam, davam suas ofertas e faziam seus sacrifícios corretamente. Mas nada disso era feito por homens e mulheres humilhados, confessos, que invocavam de coração o Nome do Senhor. Eram manipuladores espirituais, os quais queriam prosseguir em seus caminhos tortuosos.
        Caro leitor, não há nada neste mundo que possa resolver definitivamente a sujeira eterna do pecado. Nada mesmo! Não adianta se esconder de Deus; fuja agora de qualquer manipulação religiosa! Numa situação dessa é que satanás cria atalhos lindos e agradáveis para o inferno. Se tentar esconder de Deus eis que satanás terá em cada esquina seus mensageiros da mentira. O que você quer amigo? Quer cair na desgraça eterna? Quer facilitar ainda mais seus caminhos no pecado? Lembre-se que o Senhor não mudou e o caminho Dele para o céu é por meio da cruz, a fim de que pelo sangue do Filho Dele seus pecados possam ser completamente apagados!

Nenhum comentário: