quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

DESCOBRINDO A VERDADE NO INTIMO (8)




“Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Salmo 51:5 e 6)
OS FATOS NO LUGAR CERTO:     “Eis que te comprazes na verdade no íntimo...”
        Caro leitor, quando homens são descobertos no íntimo pela visitação da graça, certamente é uma verdadeira devastação para o velho homem, o qual sempre vivera sob o manto do engano do pecado. Sem dúvidas as flechadas do amor de Cristo atingem o velho Adão, prostrando-o por terra, para erguer o novo homem (Salmo 45:5). Eu sei que muitos sabem que são crentes, apenas como uma informação da mente, como se Cristo tivesse entrado apenas na sala da casa e proibido de adentrar-Se aos outros compartimentos do coração. Ora, mesmo um homem de Deus como Davi achava que podia ludibriar Deus, que podia subornar e até mostrar-se por fora zeloso e cuidadoso pelo bem, quando no íntimo tinha permitido que a perversidade achasse alojamento.
        Caro leitor, Davi entendeu perfeitamente o fato que Deus se compraz na verdade no íntimo; o prazer de Deus é ver que não há nenhuma portinhola trancado um quarto aqui, outro ali da vida; que não há nenhuma gavetinha escondendo um ídolo aqui outro ali; que não há nenhum tapete religioso usado para acobertar o mal. Noutras palavras, a graça soberana sente satisfação numa alma que confessa todo seu ser, que revela todo seu estado e que pela boca denuncia toda maldade. Sendo assim o Senhor se apresenta a essa alma, chegando como o glorioso Salvador. O Senhor não atende alarme falso; o Senhor não atende choro inútil, nem gritos de tolos, pois sabe o quanto o hipócrita é digno de Seu desprezo.
        A maior e mais poderosa bênção que um homem ou uma mulher pode receber na vida é essa impactante visitação do Espírito de Deus no íntimo. Enquanto isso não acontece, eis que os homens se consideram de ferro; eles acreditam que criaram uma fortaleza impenetrável no viver e que não há qualquer poder que possa chegar aos lugares sagrados, onde o pecado reina. Por fora ele tenta se disfarçar de tudo, é o homem natural tentando convencer a todos que nada há de errado, mas por dentro está ali o homem maligno armado até os dentes contra Deus. Mas quanto engano! Quando o Senhor chega com a espada do Valente, os inimigos ficam sabendo o quanto Ele sozinho enfrentar tudo; como Sua espada é capaz de golpear e fazer o inimigo oculto ficar sangrando; como Ele chega e quebra o arco, despedaça a lança e queima os carros (Salmo 46). É assim que pobre barro fica sabendo que não passa de mísero pó, que não pode suportar a ira eterna de Deus, por isso o Senhor chega em Seu amor para rasgar tudo e revelar o que estava oculto. Não é maravilhoso esse Senhor? Se Davi tivesse sido atingido pela maldição da lei de Deus, o que seria daquele pobre ser? Mesmo sendo abraçado pelos atos da misericórdia, ele sentiu na pele os triste e miseráveis resultados de seus pecados.
        Meu caro amigo, o momento agora é para que tomemos essas verdades venham assaltar seu ser. Aqueles que são convertidos a Cristo de todo coração não têm medo da Palavra, não fogem, porque um dia foram agarrados pelo amor de Deus. O que venho afirmar é que antes de elevar alguém o Senhor o faz tombar. Como acontece isso? Quando a alma humilhada para de resistir ao Senhor e Sua verdade e humildemente confessa seu pecado e invoca o Nome do Salvador para ser salvo. Agora é o momento para que isso ocorra meu amigo; agora é o momento para que você não fuja, não tente buscar atalho. Prefira o caminho da humilhação, porque o Salvador está perto e pronto para salvar.  

Nenhum comentário: