sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

ABANDONANDO A DEUS (15)



“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
AS MAIS TRISTES VERDADES DESSE AFASTAMENTO: “...teres    deixado o Senhor...”
        Caro leitor estamos chegando ao assunto que finaliza as considerações em torno desse verso tão esclarecedor. Estou convicto que dentro das minhas tremendas limitações procurei encaminhar meus leitores naquilo que o Espírito de Deus está nos ensinando no texto. Mostrei como a malícia opera no coração todos os detalhes bem empreendidos ocultamente para afastar-se da verdade revelada. Procurei guiar meus leitores ao mostrar-lhes o que fatalmente virá de amargo para a alma como conseqüência desse abandono. Obviamente estou diante das maravilhas da revelação, e quem sou eu para sondar as profundidades do conhecimento de Deus?
        Vamos agora examinar a parte final do verso em pauta: “...teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor dos exércitos”. O leitor que ama a Palavra de Deus, como ela é não há de passar por cima dessas impressionantes  declarações do Senhor. Sua misericórdia chega para cercar a alma desviada; sua compaixão chega para avisar ao apóstata que o Senhor é o grande Deus. O aviso é sério, dramático, porquanto aquele que se afasta da verdade está sendo ludibriado por satanás ao achar que o Deus da revelação não é Deus; que não haverá juízo e que no final vai dar tudo certo em seu caminho tortuoso. Estou sendo bem enfático porque o que ocorreu nos dias do profeta Jeremias é exatamente o que acontece em nossos dias. A verdade precisa ser pregada urgentemente; o amor do Senhor deve compelir nossos corações a falar o que as multidões precisam ouvir.
        A primeira lição que desponta perante nossos olhos é que aquele que sigilosamente está se afastando da luz, realmente se afasta do Senhor: “...teres deixado o Senhor teu Deus... Quantos acham que estão lutando contra uma igreja; contra um pastor e pregador chato; contra alguém que simplesmente se opõe ao seu caminho errado. É triste, mas é pura verdade que os Jeremias, Ezequieis, Danieis, Isaías, etc. não são bem-vindos em épocas de apostasias, como presenciamos nesta atual geração. Elementos carregados de torpe ganância estão sendo bem pagos para pregar o que corações corrompidos gostam de ouvir. As palavras que saem de suas bocas fazem coceiras nos ouvidos (2 Timóteo 4:3).
        Nos anos de ministério tenho presenciado a prontidão e habilidade que homens religiosamente enganados têm para fabricar seu deus no íntimo. São imediatos para coletar versos bíblicos agradáveis à carne, a fim de organizar seu sistema teológico que lhes favoreça. Gostam muito de ouvir que vão para o céu, que estão salvos; gostam da paz enganosa e melosa que embutiram em seus corações, porque simplesmente querem andar por caminhos tortuosos, no engano de que chegarão ao céu por essas veredas desastrosas.
        Porém, venho dizer que o apóstata se desvia do Senhor! Não há meio termo. O Deus da revelação bíblica é santo, santo e santo! O imutável Senhor nunca será ministro da iniquidade e conhece bem o altivo, orgulhoso, vaidoso e obstinado. O Senhor jamais foi nem será o Pastor de uma ovelha que não ouve Sua voz, porque não pertence ao Seu redil (João 10:27). O grande Deus é Pai dos filhos da obediência (1 Pedro 1:14) e Ele mesmo afirma que corrige e disciplina a todos os Seus amados (Apocalipse 3:19). O apóstata escorrega-se pelo caminho fácil, e não há qualquer sinal de disciplina no viver, evidência clara que não pertence aos amados do Senhor. Mas a mensagem cheia da compaixão de Deus chega para parar o tolo e estulto e dizer que Ele convida a todos ao arrependimento: “...sê, pois zeloso e arrepende-te”! É tão humilhante, mas é melhor humilhar perante Deus!

Nenhum comentário: