sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

FÉ (2)




Spurgeon
“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6)
        “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam” de Cristo (João 5:39). Com a pesquisa e o estudo vem o conhecimento, com o conhecimento vem a fé, e com a fé vem a salvação.
        2.     As pessoas, porém, podem ter conhecimento e não ter fé. Posso saber algo e mesmo assim não acreditar. Por isso a concordância precisa acompanhar a fé: isto é, também precisamos concordar com aquilo que sabemos é com toda certeza a verdade de Deus. Bem, para ter fé é necessário não só que eu leia e compreenda as Escrituras, mas que eu as receba em minha alma como sendo a verdade do Deus vivo, que eu aceite com devoção, de todo o meu coração, toda a Escritura como inspirada pelo Altíssimo, e toda a doutrina que exige que eu creia para ser salvo. Você não pode ter a Escritura e crer no que quiser; você não pode crer nas Escrituras com meio empenho, pois se o fizer intencionalmente, você não tem a fé que olha só para Cristo. A fé verdadeira aceita totalmente as Escrituras; toma uma página e diz: “Não importa o que está n esta página, eu creio nisso”, e passa para o próximo capítulo e diz: Aqui há algumas coisas difíceis de entender, que os incultos e instáveis distorcem, como também fazem com outros trechos das Escrituras, para sua própria destruição; porém, por mais duro que seja, eu creio”. Vê a Trindade; não consegue compreender a Trindade na Unidade, mas crê nela. Vê o sacrifício expiatório; há algo difícil neste conceito, mas ela crê nele. Seja o que for que vê na revelação, ela coloca seus lábios com devoção sobre o livro e diz: “Amo tudo isso, concordo de modo pleno e total, de todo o coração, com cada palavra, seja advertência, promessa, provérbio, preceito ou bênção. Creio que, como está tudo na Palavra de Deus, é tudo totalmente verdadeiro”. Todo o que for salvo precisa conhecer as Escrituras e concordar plenamente com elas.
        3.     Entretanto, é possível que alguém tenha tudo isso sem que tenha fé autêntica, porque a parte principal da fé está na terceira palavra, ou seja, na confiança na verdade. Não simplesmente acreditar nela, mas tomar posse dela e apoiar-se nela para salvação. Descansar na verdade é a palavra que os pregadores antigos usavam. Você entende essa palavra: Reclinar-se sobre – dizer: “Isto é verdade. Confio minha salvação nela”. A fé verdadeira em sua essência reside nisso – descansar em Cristo. Saber que Cristo é o Salvador não me salva; confiar Nele como meu Salvador é que vai me salvar. Não serei poupado na ira vindoura por crer que Sua expiação é suficiente; mas serei salvo tornando essa expiação a minha garantia, meu refúgio, meu tudo. O cerne, a essência da fé está nisso – fundamentar-se sobre a promessa. Não é a boia salva-vidas que há no navio que salva alguém que está se afogando, nem a convicção de que ela é uma invenção muito boa e prática. Não! É preciso colocá-la em volta da cintura, ou segurá-la com as mãos, ou afogaremos. Usando uma ilustração antiga e bem conhecida: Imagine que começou um incêndio num quarto do segundo andar de uma casa, e as pessoas se aglomeram na rua. Há uma criança neste andar: como escapará? Ela não pode pular, porque se faria pedaços. Um homem forte vem para a frente da casa e grita: “Jogue-se nos meus braços”. Faz parte da fé saber que o homem está ali; outra parte da fé é crer que o homem é forte; mas a essência da fé reside em deixar-se cair nos braços do homem. Essa é a prova da fé e sua verdadeira essência e medula. Portanto, pecador, você precisa saber que Cristo morreu pelos pecados; precisa compreender também e crer, que Cristo pode salvar; mas você não será salvo se não colocar sua confiança Nele para ser seu Salvador para sempre. (continua).











Nenhum comentário: