sábado, 17 de janeiro de 2015

DESCOBRINDO A VERDADE NO INTIMO (4)




“Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Salmo 51:5 e 6)
A TRISTE CONDIÇÃO DO HOMEM: “Eu nasci na iniquidade e...”
        Caro leitor, Davi, pela poderosa visitação da graça compassiva de Deus pode sentir a verdade do pecado no íntimo. Estou trazendo este assunto em forma de pregação, a fim de que meus leitores saibam o quanto esses fatos bíblicos foram narrados a fim de que saibamos que é dessa forma que o Senhor age naqueles a quem Ele usa de compaixão. O Senhor requer a verdade, não na mera aparência, mas sim no homem interior, naquele cujo espírito está abatido e que treme diante da Sua Palavra (Isaías 66:2). Sei que milhares de nós já sabem os fatos do pecado, conforme somos ensinados na Bíblia. Somente os cegos querem ignorar essa verdade e assim dispõem a tomar o caminho do ateísmo.
        Mas eu quero continuar examinando o verso 5, porquanto ali vemos primeiramente sua parte final: “...em pecado me concebeu minha mãe”. O fato é que Davi entrou numa sala de aula que jamais entrara, para aprender na terrível experiência o que significa depravação total. Naquele momento o que para ele e sua família fora motivo de gozo e festa, foi tudo transformado em lamento. Quando sua mãe ficou grávida estava ali em seu útero um pecador, alguém marcado pelo pecado para fazer coisas terríveis, caso a mão de Deus não entrasse para impedir. Estava ali uma criança que cresceria e usaria seu corpo com toda soberba do pecado para deitar com uma mulher que era propriedade de outro e assim manchar o leito alheio. Estava ali no útero de sua mãe um assassino em potencial, e provou isso matando um herói, um servo dele, um justo, como fez com Urias (2 Samuel 11).
        Ora, mais do que isso, estava ali um homem que estava totalmente pronto para agir com vingança, como estava pronto a fazer com toda a casa de Nabal, somente porque este negou de dar-lhe comida necessária. Não fosse a intervenção de Abigail Davi teria derramado muito sangue inocente (1 Samuel 25). Caro leitor, Davi foi chamado de “o homem segundo o coração de Deus”, porque foi a graça graciosa que fez isso, caso contrário em nada ele era melhor do que Saul e provou isso. Seus atos de justiça no reino, suas orações, seus cânticos, suas vitórias foram notoriamente obras da graça num coração visitado pela misericórdia de Deus. Deus não escondeu seu coração, Deus o deixou solto para mostrar tais verdades para ele.
        Meu caro leitor, o que mais posso dizer? Nós também não somos os mesmos? Não viemos nós dos mesmos pais? Claro! Mas o fato é que se não houver uma visitação divina para nos mostrar essa verdade registrada no íntimo, no recôndito de nossas almas, certamente não aceitaremos esses fatos. Milhares sabem de boca, mas jamais confessaram isso, porque no nosso orgulho não queremos assinar embaixo, não queremos ser xingados por Deus, conforme faz Sua Palavra. O que Davi fez naquele momento? Ele simplesmente diante de Deus rasgou seu registro de nascimento que havia ocorrido em Belém, e apagou as festas de aniversário com seus cânticos de “parabéns pra você”.
        Meu caro amigo, medite nessa verdade registrada: “...em pecado me concebeu minha mãe”, porque essa é a verdade a nosso respeito. Não estávamos no útero de nossa mãe prontos para sair e adorar a Deus; não estávamos ali prontos para fazer o melhor em favor de nossos semelhantes. Em forma embrionária estava ali um verme, hediondo, vil, maligno, carregando consigo todo dispositivo para as maldades; estava ali um filhinho de Adão, desobediente, pronto para encher a face da terra de toda tempestade do mal. O que a Bíblia mostra para resolver essa situação tão assustadora: “Se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).










Nenhum comentário: