terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O APELO DA GRAÇA SALVADORA (2)




“Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (JEREMIAS 33:3).

É UM APELO QUE EXIBE A GRANDEZA DO CORAÇÃO DE DEUS:
        Caro leitor, tendo dado a introdução veremos as particularidades dos ensinos tão preciosos da graça de Deus dados a nós pelo Espírito Santo. Que saibamos que esse Deus dos dias de tanto juízo que cercaram Jerusalém é o Senhor que agora transborda em graça superabundante para os pecadores. A mensagem da graça jamais mudou, é a mesma desde o Velho Testamento, porque o Senhor sempre atuou mediante essa maravilhosa graça em salvar pecadores. Nunca houve alguém que foi salvo pela lei, porque a função da lei é revelar o pecado.
        Primeiro veremos que esse apelo de Deus exibe a grandiosidade do coração de um Deus que se apresenta aos pecadores para salvar. Esse é o principal motivo de todo ensino das Escrituras. Eu sei que para ver os atos de misericórdia de Deus é preciso também ver seus atos de justiça e de juízo. Deus nunca apresenta o panorama da salvação como se as Escrituras estivessem exibindo um tipo de jardim belo, encantado, cheio dos romances de amor. Quando as almas são atraídas a Cristo, certamente o conhecimento do Senhor da glória mostrará essa atmosfera de verdadeiro encanto espiritual. Mas ao apresentar Sua tão grande salvação é mister que o os pecadores vejam as montanhas e os juízo de Deus. Ora, os profundos abismos dão medo, eu pelo menos tenho medo de altura.
        Mas é nesse cenário de causa medo, que Deus mostra Sua salvação. Ninguém saberá nem entenderá absolutamente nada de um Deus que realmente salva, se jamais soube de qualquer perigo. Ninguém na praia buscará o socorro de um salva-vidas, se tudo estiver bem, se todos ali sabem nadar. Como os homens conhecerão a tão imensa salvação de Deus se jamais souberam no íntimo acerca dos terrores de Deus? Ora, tenho tratado tanto disso em meus comentários, que pode parecer cansativo ouvir sempre as mesmas coisas. Mas a verdade é que satanás trata de iludir os homens exatamente nisso, em fazer com que seus olhos jamais vejam quaisquer perigos. Como falar de salvação, sem que os homens saibam acerca dos horrores de seus pecados?
        Caro leitor, o que Deus está dizendo aos pecadores em Jeremias 33:3? “Clama-me....”! Clamar como? A nação inteira estava tomada no íntimo de orgulho espiritual; estava coberta pela grossa capa de soberba do diabo. Deus para eles jazia em no esquecimento, pois queriam outros deuses, aqueles que mais favorecessem seus intentos carnais e mundanos. Vemos no cap. 44 de Jeremias que mesmos as famílias mais pobres de Jerusalém destacaram seu intenso amor e dedicação à chamada Rainha dos céus, em confesso desdém ao Senhor e à mensagem pregada por Jeremias. Naqueles dias não havia clamor ao Senhor; não havia ninguém que invocasse o Nome do Senhor para ser salvo; não havia ninguém que ao ouvir as mensagens de punição e de juízo, pudesse assim clamar ao Senhor, para que Ele tivesse compaixão e assim anulasse Seus instrumentos de ira. Enfim, a mensagem claramente mostra ao povo que no meio da ira, Deus exibia Seu coração compassivo, pronto para perdoar e salvar.
        Meu caro amigo leitor, é essa a mesma mensagem graciosa de Deus aos pecadores, porque homens e mulheres estão cercados de juízo. Mas eis que o Senhor está mostrando aos pecadores o quanto Ele é misericordioso, o quanto quer salvar, o quanto não deseja que pecadores caiam no abismo! Eis que Ele apresenta Seu bendito Cordeiro, o qual foi enviado para ser o socorro bem presente para corações angustiados e que agora buscam essa tão grande salvação!

       


Nenhum comentário: