quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

FÉ (1)




Spurgeon
“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6)
        O antigo Catecismo da Assembleia pergunta: “Qual é o principal objetivo do ser humano?” e a resposta é: “Glorificar a Deus e alegrar-se Nele para sempre”. A resposta está totalmente correta, mas seria igualmente verdadeira se fosse mais curta. O principal objetivo do ser humano é “agradar a Deus”; não é necessário dizer que assim Ele mesmo fica feliz, porque isso é um fato inquestionável. Nós cremos que o sentido da vida humana, nesta vida e na próxima, é agradar, seu Criador. Quem vive de um modo que agrada a Deus, está fazendo aquilo que contribui mais para seu bem-estar temporal e eterno. Ninguém pode agradar a Deus sem angariar uma profunda felicidade, porque se alguém agrada a Deus é porque Deus o aceita como filho, lhe dá a benção da adoção, derrama sobre ele generosamente da Sua graça, torna-o uma pessoa abençoada nesta vida e lhe garante uma coroa de vida eterna, que usará e que terá um brilho que nunca diminui, mesmo depois que as coroas de glória terrena tiverem todas sido consumidas. Por outro lado, se alguém não vive de modo a agradar a Deus, é inevitável que Ele traga tristeza e sofrimento para esta vida. Ele está colocando vermes e podridão no meio das suas alegrias, enchendo de espinhos o travesseiro sobre o qual se deitará na morte, e abastecendo o fogo eterno com vermes de foto que o consumirão para sempre. Aquele que agrada a Deus está, pela graça divina, viajando em direção à uma recompensa final de todos os que amam e temem a Deus; o que não agrada a Deus, declara a Escritura, precisa ser banido da presença de Deus e, em consequência, de gozar a felicidade. Se, portanto, estamos certos ao dizer que agradar a Deus equivale a ser feliz, a única pergunta importante é: como posso agradar a Deus? Na afirmação do nosso texto há algo muito solene: “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Isso é como dizer: “Faça o que você puder, esforce-se o mais que puder, viva da melhor maneira que você conseguir, faça os sacrifícios que você quiser, seja o mais destacado que conseguir em todas as coisas agradáveis e de boa fama”, só que nenhuma dessas coisas pode agradar a Deus se não estiver misturada com fé. O Senhor disse aos judeus: “Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal” (Levítico 2:13). A nós Ele diz: “Com tudo o que você faz você precisa trazer fé, pois” ‘sem fé é impossível agradar a Deus’.
        Essa é uma lei antiga; ela é tão antiga como o primeiro ser humano. Assim que Caim e Abel nasceram neste mundo e atingiram a maturidade, Deus proclamou de modo solene Sua lei de que “sem fé é impossível agradá-Lo”. Caim e Abel, num belo dia, construíram cada um, um altar, um ao lado do outro. Caim colheu frutos das árvores e do solo abundante e os colocou sobre o seu altar; Abel trouxe das primeiras crias do rebanho e os colocou sobre o altar dele. Estava para ser decidido qual Deus iria aceitar. Caim tinha trazido do seu melhor, mas o trouxe sem fé; Abel trouxe seu sacrifício, mas o trouxe com fé em Deus. Quem seria aceito? Os sacrifícios tinham valor igual; os dois homens também tinham valor igual. Sobre qual sacrifício descerá o fogo do Seu prazer? Oh! Vejo o sacrifício de Abel ardendo, e o semblante de Caim se fechando, pois Deus se agradou de Abel e de sua oferta. A mesma coisa acontecerá até que o último ser humano foi levado para o céu. Jamais haverá uma oferta aceitável que não foi temperada com sal. Por melhor que seja, na aparência tão boa como a que foi feita com fé, mas Deus não pode e não vai aceitá-la se não vier com fé, porque é Ele que declara: “Sem fé é impossível agradar a Deus”. 



Nenhum comentário: