quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O APELO DA GRAÇA SALVADORA (4)




“Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (JEREMIAS 33:3).

É UM APELO QUE REVELA A MANEIRA DE DEUS LIDAR COM OS HOMENS:
        Caro leitor, cheguemos juntos até esse recinto santo de amor e aprendamos acerca das maravilhosas eternas promessas vindas do coração gracioso de Deus em Seu trato com pecadores. Essas palavras foram pronunciadas pelo profeta em dias quando os terrores do juízo de Deus caíam sobre Jerusalém e o exército babilônico já marchava em direção àquela cidade sob o mando de Deus, a fim de destruí-la. Mesmo assim a longanimidade do Senhor falava ao povo, mostrando que Deus não tinha prazer na morte deles, mas sim na humilhação e no arrependimento. Estou trazendo essa verdade aos meus leitores, a fim de mostrar as lições de salvação que emanam dessas preciosas palavras.
        Ao tratar do fato que é pela graça que Deus lida com os homens para a salvação deles, primeiramente devo mostrar que Ele é Deus sublime, santo e glorioso. Nada pode diminuir o trono enaltecido do Senhor; nada pode tirar-Lhe a coroa de glória. Os homens pensam que seus pecados, e até mesmo seus atos que eles acreditam serem atos de justiça, hão de mexer com o trono de Deus. Quanto engano! O Senhor é o mesmo e será assim para sempre! Nada altera a divindade, porque em nada o Senhor precisa dos homens. Ele é Deus e permanecerá como Deus em Seus santos juízos; Ele é Deus e permanecerá eternamente assim mesmo agindo com misericórdia salvando perdidos. Assim como o sol não pode ser alterado em sua força e glória, os homens jamais em suas ações e reações podem diminuir a glória de Deus. Quando Jerusalém foi destruída e a cidade cercada com cadáveres de judeus, o Senhor permaneceu glorificado como sempre, porque Seus atos de justiça estão apenas mostrando o quanto Ele é Deus e que age assim porque é Justo e Justiceiro. O prejuízo sempre recairá sobre a cabeça dos homens, eles são abalados aqui e no além, porquanto os atos punitivos de Deus não podem ser comparados aos dos homens.
        Então, se esse Rei da glória é assim, que em nada depende do homem, que em nada precisa dos favores mínimos ou grandes dos homens, como seres pecadores podem achá-Lo, podem achegar a Ele? A resposta está no próprio texto: “Invoca-me, e te responderei...”. Veja amigo que com essas Palavras a graça de Deus mostra a única forma que homens e mulheres podem achegar perto Dele e alcançar Seu coração gracioso e amoroso. Veja bem que é por meio da invocação. Isso significa que a graça de Deus opera no meio dos homens quando há fraqueza, quando os homens conseguem ver seu estado de humilhação e assim passam a invocar Seu Nome. Caso contrário Deus permanecerá em Seu santo lugar, inalterável como o Sol. Ele é Rei absolutamente soberano, o qual em nada se abala com gritos de tolos e com a insensatez das agitações dos perversos.
        Sendo assim, importa que saibamos o quanto os homens precisam ser incomodados e afligidos, tirados de sua zona de conforto e bem-estar no pecado. Foi isso que Jeremias entendeu ao ver a situação de Jerusalém completamente entregue à desolação: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos...” (Lamentações 3:22). Meu amigo, o homem só pode achar o Senhor se for por invocação: “Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13) e isso significa humilhação, reconhecimento de sua culpa, reconhecimento de seu fracasso, de sua miséria e de sua merecida condenação eterna. Sem ser molestada por uma consciência culpada a alma está aprisionada em trevas, caminhando em paz para o encontro do juízo vindouro que lhe aguarda lá adiante.

Nenhum comentário: