domingo, 18 de janeiro de 2015

PURIFICAI-VOS (8)



Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (ISAÍAS 1:16).
 A SITUAÇÃO DE IMUNDÍCIE É VISTA POR DEUS: “...de diante dos meus olhos...”
        Caro leitor, tendo dado a introdução, chegou o momento agora para envolvermos com os detalhes do texto. A primeira lição que aparece perante nossos olhos é que essa situação imunda do pecador é vista pelo próprio Deus. Certamente isso nos traz preciosas lições acerca da santidade de Deus. É óbvio que em períodos de apostasia o conhecimento de Deus é imediatamente sacrificado no altar das mentiras religiosas. Foi assim com o povo judeu, pois eles queriam curtir o prazer; queriam um deus do gosto deles; queriam adorar seus ídolos e ao mesmo tempo dar-lhes o nome de “Jeová”. Eles fugiam de encarar a verdade; não queria ficar perante a realidade de seus pecados; não queriam ser amedrontados com as ameaças da lei e encarar as suas responsabilidades pessoais diante de Deus. É isso o que acontece em nossos dias, pois a facilidade da vida torta leva homens e mulheres à fuga da verdade, conforme o evangelho bíblico. Estão acobertando a situação das almas e aquilo que é apenas físico e sensual tem sido posto em plena relevância. Os valores eternos estão sendo atirados ao desprezo, como se fossem lixos, e em lugar estão procurando com intensa assiduidade aquilo que é puramente material e transitório.
        Caro leitor, voltemos para o Deus que se revelou a nós em Sua Palavra; cheguemo-nos pela fé perante essa imutável verdade; conheçamos o Senhor, pois nosso viver em real e significativa felicidade aqui e na eternidade depende desse conhecimento. Lembremos bem que não somos galardoados pela nossa ignorância, porquanto nossas desculpas serão consideradas como farrapos perante o Deus que se revelou e mostrou essa revelação para nós nas Escrituras. O momento agora é de tremendo perigo, pois essa ignorância tão proposital pode indicar terrível juízo que há de vir contra aqueles que ousam afrontar o Santo de Israel.
        A primeira lição que depreende do fato que Deus vê a situação imunda do pecador é que indica ser Ele um Deus imutavelmente Santo. Ora, é exatamente isso que vemos em toda Bíblia; vemos um Deus que continuamente mostra ser Ele o mesmo Deus. Nunca mudou, nem jamais mudará o grande Senhor. Nunca houve sequer um instante que Deus cedeu ao pecado. Seu ódio contra o pecado e contra qualquer iniquidade será sempre manifestado em forma de cólera e desprezo. Caro leitor, o inferno permanece o mesmo, aceso continuamente para mostrar o quanto a Ira de Deus contra a injustiça é perpétua. O lago de fogo está plenamente definido e tudo foi escrito e tido como documento do céu, a fim de que homens e mulheres soubessem sempre que Deus não mudou; que Ele não faz acepção de pessoas e que não há como negociar com Ele nem manobrá-Lo.
        Digo mais, que a mais simples mancha de pecado é considerada por Ele como imundície. Pecado foi e sempre será pecado, assim como uma víbora é venenosa, tanto novinha como já velha. As iniquidades sempre são tratadas por Deus e Ele as intitula de iniquidades, injustiças. Nunca houve nem haverá qualquer instante quando Deus há de estender Sua mão e conciliar com qualquer maldade. O porco sempre será porco, mesmo que esteja sendo criado num ambiente limpo. O pecado será pecado, mesmo vestido de terno, mesmo falando com cultura ou enfeitado por riquezas. Esse é o Deus da Bíblia e em nossos dias é preciso afirmar isso constantemente; é preciso pregar acerca desse Deus em todos os lugares a todo instante.
        Enquanto os falsos profetas diziam ao povo de Israel: “Tudo bem” ou: “paz”; enquanto os falsos mestres hoje dizem ao povo: “Paz do Senhor”, “vá com Deus”, etc. Porém, o Senhor está dizendo continuamente aos pecadores: “Lavai-vos, purificai-vos!”. Os pecadores estão sujos, nasceram assim, manchados, corrompidos e aptos para espalhar as imundícies.

Nenhum comentário: