quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A DESTRUIDORA SOBERBA




Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé” (Habacuque 2:4)
        Caro leitor, os crentes precisam saber como é que a soberba atua perigosa e disfarçadamente nos corações. Aquilo que muitas vezes pensamos que é demonstração de fé, não passa da manifestação dessa furtiva víbora que se espreita contra Deus e contra as almas. Creio que o texto de Habacuque revela com clareza essa soberba e uma vez revelada importa que os crentes fujam dela como Moisés fugia da serpente.
        Encare o texto com coragem, caro leitor e veja ali como o soberbo e o justo são destacados, mas estão em longínqua distância entre um e o outro, como polos opostos. Acontece que é na provação que sabemos quem é de fato o justo e quem é de fato o soberbo; acontece que é no retardamento da promessa que a alma revela seu real problema: “...não é reta nele”. Quando Deus faz uma promessa o soberbo não pode suportar sua espera; ele não suporta o sofrimento de uma espera tão demorada, por isso é impaciente. Ora o que é isso? É a soberba aparecendo em sua plenitude, como uma cascavel que estava escondido, mas sai do seu esconderijo, pronta para atacar. O coração soberbo não tem a calma e paciência para esperar, porque discute com Deus e ousa dar-lhe ordens. Não é essa a verdade com o chamado cristianismo moderno? Não é o homem desconfiado de Deus e querendo tomar a frente para mostrar que a carne é mais espiritual e que a esperteza humana pode produzir melhores resultados?
        A soberba também se cansa do evangelho, assim como o povo de Israel se sentiu enfastiado do Maná dado por Deus diariamente. Os homens soberbos não suportam o evangelho puro da glória de Cristo, por isso eles tomam uma atitude oposta ao exercício da fé que o evangelho exige. É a soberba que se obstina contra a graça de Deus,  por isso querem sobrepujar a graça e arrumar novos métodos para que os homens sejam salvos. Por que fazem isso?
        Primeiro, porque os soberbos se acham por demais importantes. Se o coração não for quebrantado e trazido ao pó, os homens continuam resistindo a Deus, mesmo dentro de  uma igreja.
        Em segundo lugar, os soberbos se acham sábios demais para crer no Senhor, confessando seus pecados e suas maldades. A mensagem da cruz é muito rude para tal sabedoria, por isso correm em busca dos homens para ver se eles têm algum “verniz” teológico, a fim de melhorar as aparências dessa mensagem tão louca.
        Em terceiro lugar, os soberbos se consideram bons demais no íntimo. No fundo os soberbos acreditam que eles são os salvadores e que é Jesus que precisa deles.
        Em quarto lugar, os soberbos são muito avançados na sua cultura. Ah! Eles querem estar cercados das celebridades religiosas, porque não podem conceber um a história de alguém que foi crucificado para salvar perdidos pecadores.
        Meu caro leitor, importa que saibamos que o evangelho vem para quebrar o orgulho do coração. Enquanto a soberba estiver presente no íntimo é certo que a alma ficará sempre tortuosa. Cristo veio ao mundo para erguer os humilhados e abater os soberbos. A salvação bíblica desce à terra para tomar homens e mulheres e erguê-los do pó para a glória de uma tão grande salvação. Mas por outro lado a mensagem chega para derrubar os altivos e orgulhosos que no íntimo resistem a Deus.

Nenhum comentário: