segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A TERRÍVEL PERSEGUIÇÃO DO PECADO (18)



“Mas se não fizerdes assim, estareis pecando contra o Senhor; e estai certos de que o vosso pecado vos há de achar” (Número 32:23). A vida de Davi
       Prezado amigo, se você ama a Palavra de Deus certamente não irá fugir diante dessa verdade de que o pecado é, de fato, um perseguidor implacável. Consideramos à luz da bíblia a vida de vários homens, e Deus deixou esses fatos escritos para que o temor ao Nome Dele estivesse em nosso coração; para que afastássemos do mal e andássemos em santa dependência Dele. Não esqueçamos que o pecado é tremendamente dominador e escravizador, que seu poder de controlar a mente, as emoções e a vontade é algo que está fora do nosso controle. Se a Palavra da verdade não estiver guardada em nossos corações, jamais seremos capazes de julgar e dominar esse tirano inimigo que se manifesta através das obras da carne.
       São muitas as ilustrações bíblicas que podemos tomar aqui, além das inúmeras ilustrações extras bíblicas, até mesmo conhecidas durante nosso viver. O mundo é um verdadeiro mercado de escravos; homens e mulheres estão colhendo nesta vida os frutos amargos de um viver no passado quando semeou tanta maldade. Às vezes pensamos que tudo isso que falamos até agora cabe a homens e mulheres não salvos, a pessoas que estão entregues às ardentes paixões, aproveitando assim a aparente liberdade que este mundo oferece. Mas quão enganados estamos se pensarmos desta maneira. Certamente os crentes são os que devem cuidar para não sofrerem vertiginosa queda, por essa razão a Bíblia reveste-nos de conselhos contra os perigos que nos cercam. Notemos por exemplo o que diz o escritor aos Hebreus: “... deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” (12:1).
       A Bíblia não adverte os ímpios sobre os perigos de uma queda, porque já estão caídos; a queda da raça foi em Adão. Os crentes estão em pé, por isso devem cuidar para que não venham a sofrer um tombo e assim sentir seus efeitos para o resto da vida, como adverte Paulo: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia” (1 Coríntios 10:12). São os crentes que estão sujeitos a sofrerem uma queda, satanás e o mundo trabalham para derrubar os santos de Deus. Também são os crentes que sentem e lamentam suas falhas e que estão prontos a beber o amargo cálice de sua rebeldia contra Deus.
       O amor de Deus pelos Seus filhos não anula a disciplina e as sérias conseqüências. Conheci uma senhora que escapou da morte num acidente, mas as seqüelas físicas deixaram-na em sofrimento para o resto da sua vida. Não é assim com o pecado? Exatamente por sermos crentes em Cristo que a dor resultante de uma rebeldia permanece às vezes pelo resto da nossa vida, dependendo da gravidade do pecado. Onde habita a santidade de Deus é onde habitam os amargos sentimentos de uma ofensa contra essa santidade: “...O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor” (2 Timóteo 2:19). Assim como os vasos do templo em Jerusalém eram mantidos em pureza, assim os crentes hoje são os utensílios sagrados do Senhor, por isso devem cuidar em manter sua pureza para que sejam úteis no serviço Dele.
       Amigo leitor cuide em saber se habita em você o Espírito de Deus, porquanto se não houve o selo do Espírito (Efésios 1:13), não pertence ao Senhor. Mesmo que freqüente uma igreja, que trabalha arduamente na obra de Deus, mas se não houve a salvação de sua alma certamente não é um vaso de honra, mas sim de desonra. Está caído desde o Éden, por esse fato nada sente com respeito ao pecado. A vida de um homem começa quando se arrepende de seus pecados e confessa Cristo como Seu Senhor e Salvador (Romanos 10:9). É Cristo quem ergue o caído, morto em seus pecados; é Nele que o homem passa a andar e viver e correr rumo ao lar celestial.

Nenhum comentário: