sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

DESCOBRINDO A VERDADE NO INTIMO (3)




“Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Salmo 51:5 e 6)
A TRISTE CONDIÇÃO DO HOMEM: “Eu nasci na iniquidade e...”
        Caro leitor, o verso 5 nos introduz nessa maravilhosa descoberta em nosso íntimo, porque somos iguaizinhos a Davi. Mas quero mostrar o ensino deste verso do fim para o começo dele: “Em pecado me concebeu minha mãe, e eu nasci na iniquidade”. Primeiro vem a concepção, depois o nascimento. A razão porque Davi inverteu a ordem talvez seja porque ele estivesse tão perplexo pelos seus atos tão malignos e perversos, seus pensamentos reviviam sempre a cena de maldade: manchando o leito de um homem e em seguida promovendo sua morte. Agora ele estava sabendo de onde ele veio; que quando a chegou a notícia que sua mãe estava grávida dele, mesmo que houvesse alegria e prazer na família, na verdade ali no útero estava um homem concebido no pecado, e o que veio ao mundo foi alguém completamente disposto a trilhar o caminho da iniquidade.
        Devo lembrar aos queridos leitores que ali estava um homem falando em sincera confissão de fé, em plena esperança no perdão de Deus. Davi não estava buscando um esconderijo para esconder sua maldade; não buscava meio de justificar seus atos. Ele não estava como que dizendo: “Sou assim mesmo e vou viver sempre assim”. Davi agora estava reconhecendo que ser membro de uma família religiosa; o nascer numa sociedade regida pela lei de Deus, como a sociedade judaica em nada o fazia diferente de qualquer ser humano. Muitos vivem sob esse engano, porque acreditam que foram criados num ambiente evangélico, seus pais eram crentes e foram ensinados desde pequeno os princípios de uma vida correta. Davi compreendeu que nada disso teve valor, porque sendo deixado entregue a si mesmo qualquer ser humano está disposto a cair nos mais profundos poços de pecados. Milhares não percebem que a vida religiosa, os bons ensinos e exemplos podem ser apenas freios que Deus utiliza, a fim de impedir que milhares caiam na desgraça.
        Ora, posso trazer novamente a vida do rei Joás. Desde bebê ele foi guardado e protegido, Joás viveu no anonimato e boa parte da população jamais sabia que ele foi guardado e protegido da perversa rainha Atalia que reinava em Jerusalém. Joás chegou ao trono por divina providência de Deus. Mas o quero dizer é que pelo modo como foi criado e protegido, era para ser um dos melhores e mais piedosos reis de Jerusalém. Mas quanto engano! Estamos lidando com pecadores, homens nascidos no pecado, por isso quando Joás chegou a ficar sozinho no reinado e percebeu que tinha o controle do reino em suas mãos, logo se associar com os perversos e se afastou completamente de Deus para as práticas de idolatrias e perversidades (2 Crônicas 24).
        Voltando à experiência de Davi, estejamos cientes que aquele rei foi alvo da maravilhosa graça; Davi teve na prática as terríveis lições do que significa o homem no pecado; ele soube por experiência própria o que é e como agem os homens quando são entregues a si mesmo, quando Deus solta o freio de suas disposições malignas. Eu posso ilustrar também com o que ocorreu na casa de Davi, bem dentro do palácio, como consequências drásticas do seu pecado na sua própria família. Deus simplesmente tirou o pé do freio, Deus soltou a fera oculta no coração daquele moço, Amnon e ali mesmo, dentro do palácio ele estuprou sua própria irmã (2 Samuel 13).
        Meu amigo, quão enganoso é o coração! Quando Davi percebeu isso, foi então que ele percebeu quão forte e poderosa é a graça de Deus; foi por isso que ele correu para lá, a fim de achar misericórdia na presença desse Deus tão cheio de compaixão e pronto para perdoar e purificar o pecador.
        Meu amigo, não é esse o momento para que você invoque o nome do Senhor e busque refúgio nessa salvação que vem Dele?

Nenhum comentário: