terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PURIFICAI-VOS (10)



Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (ISAÍAS 1:16).
 A TENTATIVA INÚTIL DE ENCOBRIR A SITUAÇÃO.
        Caro leitor, o povo de Israel não somente prosseguia obstinadamente em forçar a situação religiosa deles, como também lutava para encobrir a situação. Eles faziam de tudo para fazer aquilo que achavam que era exigência bíblica; estavam continuamente tentando apaziguar a consciência culpada; forçavam encobrir a condição espiritual de seus corações mediante os cultos inventados por eles mesmos e mesclavam isso com os sacrifícios exigidos por Deus.
        Caro leitor é exatamente essa a atitude do homem no pecado, e quanto mais usar costumes bíblicos, eles se acharão melhor e acreditarão que Deus está satisfeito com toda essa prática e costumes. É assim o homem no pecado, pois gosta de conviver com essa  condição. Somos vistos por natureza como imundo (Isaías 64:6) e tentamos encobrir nossa condição com belas e suntuosas vestes religiosas. Conheci um homem que odiava tomar banho, para ele viver sujo era sua felicidade. Ouvi acerca de um homem no Iran que faziam 60 anos que jamais tomou banho. Parece brincadeira, mas é verdade. Pois é, no pecado a situação é infinitamente pior, porque não há limpeza externa que possa tirar a imundície do pecado perante Deus. Nós não somos capazes de ver toda essa sujeira, mas Deus vê.      Continuamente o homem no pecado corre para a lama; continuamente vemos o homem indo à busca daquilo que agrada suas paixões; todos os dias os homens no pecado trabalham para sustentar os intentos malignos de seus corações. Eles não veem como Deus vê. Para os porcos a lama é o lugar mais agradável, mas para os homens não salvos é o pecado em todas as suas ramificações. Vejo hoje como até mesmo os movimentos evangélicos estão sendo utilizados como meios para a satisfação egoísta dos homens. Até mesmo a Palavra de Deus está sendo manipulada para envolver os homens com uma capa de justiça própria. O ego dos homens está sendo engordado com esses caprichos evangélicos, pois elementos que jamais foram salvos estão sendo ensinados princípios que foram dados apenas aos crentes. O que está acontecendo? O fato é que estão encobrindo o poço de imundície – o coração. Não estão pregando mais acerca do pecado, normalmente passam por cima daquilo que axial para o homem, a fim de que ele corra para Cristo em busca de misericórdia.
        Caro leitor, a função daqueles que foram chamados à pregação do evangelho é propagar todo conselho de Deus. Não fomos chamados para satisfazer a arrogância religiosa dos homens, mas sim para denunciar seus pecados ocultos, mostrar o estado de seus corações perante Deus e apresentar o Salvador bendito que morreu em lugar dos perdidos pecadores. Se não fizermos isso, certamente o prejuízo será terrível e veremos as consequências desastrosas acontecendo dentro e fora da igreja, assim como já presenciamos. Ora, um bom e honesto médico há de examinar bem e mostrar a condição do paciente. Ele não há de passar um medicamento apenas para tirar a dor. Tal atitude é perversa e desonesta. Mas é assim o que está acontecendo com os pastores em nossos dias. Eles estão muito mais ocupados com aquilo que querem ganhar, por isso passam por cima de temas importantíssimos para o bem eterno dos pecados. Noutras palavras, estão procurando atalhos para o céu, pois não querem mostrar a mensagem da cruz e a necessidade de homens e mulheres se arrependerem de seus pecados e invocarem o Nome do Senhor para serem salvos (Romanos 10:13).
        Caro leitor, sua felicidade eterna só é encontrada quando você entender sua miséria, pobreza e sujeira no pecado. Não tente encobrir sua situação; recuse agora qualquer consolo de elementos que estão mais interessados em seus bens, do que em sua salvação. Agora é o momento para uma profunda humilhação, reconhecendo que não há como escapar, a não ser que você humildemente confesse seus pecados e invoque o Salvador!  

Nenhum comentário: