quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

DEUS É FIEL (3)




“Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1:9)
COMPREENDENDO A FIDELIDADE DE DEUS:
        Caro leitor, voltemos de todo nosso coração aos santos ensinos que tratam da fidelidade de nosso Deus, pois a afirmação é bem definida e categórica: “Deus é fiel”. Suas milhares de promessas foram estendidas aos que creem, como cheques assinados por Ele e está à nossa plena disposição. Lembremos bem que foi por meio dessas promessas que nossos antigos irmãos na fé foram valentes servos de Deus na jornada. Oh! Quanto prazer tem o Senhor em mostrar Sua fidelidade em servir Seu povo, a fim de que Seu Nome seja glorificado; a fim de mostrar o quanto Ele é diferente, é confiável e em nada é comparável aos homens e aos ídolos. Lembremos que Ele quer nosso bem, e quando tomamos essas promessas somos realmente bem-aventurados em nosso viver.
        Também, importa que saibamos que, sendo Ele fiel, Ele estende assim Suas promessas ao Seu povo por causa do amor Dele em favor daqueles que são Seus escolhidos. Deus opera neste mundo usando Seu povo, e para isso Seus santos apoderam dessa fidelidade de Deus. Foi por meio da Sua fidelidade que Ele chamou Moisés e mostrou ao Seu servo que era Ele o Deus da aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó; era para Moisés saber que os anos não diminuíram o poder de Deus, que o Senhor estava vivo e atento à situação do Seu povo no Egito; que Suas promessas estavam verdes, que não secaram com o tempo, e que Ele agia no prazo certo e com os instrumentos preparados por Ele. Foi assim confiante nessa promessa que Moisés se entregou para encarar com Arão a face cruel do arrogante Faraó. Ora, humanamente seria impossível arrancar o sofrido povo de Israel daquela fornalha de ferro. Deus encheu os corações dos Seus santos da viva fé, para que eles encarassem o Todo-Poderoso e vencessem toda aparência de poderio humano.
        Também, importa que saibamos que sendo Ele fiel, Suas promessas foram feitas também como base Sua ira. Quantas vezes na Palavra Deus fez juramento contra inimigos usando Seu nome! Vemos ameaças e mais ameaças dirigidas às nações, todas elas estão marcadas no Livro santo, a fim de que os homens de todos os tempos saibam que Deus é fiel e que Ele há de cumprir o que prometera. Certamente os mortais incrédulos olham para o tempo que passa e nada veem de juízo (2 Pedro 3), por isso zombam da verdade e da fidelidade de Deus. Mas fazem isso porque esquecem de olhar a história e também os acontecimentos simples e rotineiros que Deus utiliza, a fim de mostrar o quanto o Senhor é fiel e que no prazo certo vem para julgar e punir homens e nações inteiras. Meus caros leitores, não esqueçamos que a história, a criação, os homens, a salvação e outros detalhes vistos neste mundo provam a fidelidade de Deus.
        Satanás espertamente cobre os homens com seu manto de orgulho, de tal maneira que eles nem sequer importa que Deus vela pelo cumprimento da Sua Palavra. Os anos não afetam o Senhor, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. A fidelidade de Deus deve ser motivo de temor de homens e mulheres. Não está tendo isso hoje em nossos dias porque homens e mulheres estão entregues ao endurecimento de seus próprios corações. Mas quando Deus volta em compaixão para uma raça caída, eis que homens e mulheres com seus olhos da alma abertos, eis que imediatamente são tomados de temor. Foi assim o que ocorreu em Nínive, conforme o relado do profeta Jonas. Assim que Deus visitou aquela cidade com Sua compaixão, todo povo foi tomado de terror, porque sabiam que se eles não se arrependessem, a cidade inteira seria esmagada pelo furor da Ira do Deus de Israel.

Nenhum comentário: