sábado, 17 de janeiro de 2015

PURIFICAI-VOS (7)



Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (ISAÍAS 1:16).
 INTRODUÇÃO:
        Caro leitor, tenho mais dois assuntos para serem tratados nessa longa, mas necessária introdução, então estarei apto para prosseguir, a fim de mostrar a condição imunda dos homens no pecado e a necessidade urgente de purificação. Tenho que mostrar a doutrina concernente a depravação total e esse cap. 1 de Isaías é de grandioso valor para nos ajudar nesse conhecimento. Já pude mostrar o que o povo de Israel fazia religiosamente para camuflar sua real condição perante Deus e qual foi a reação de Deus em face de tudo aquilo que estava ocorrendo.
        6. A necessidade de purificação para ter um viver reto: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal” (versos 16). Chegamos agora à parte que mais expressa a misericórdia de Deus em favor de um povo rebelde. Veja amigo que Deus está ordenando que eles sejam urgentemente purificados; que eles não podiam continuar do jeito que estavam; que a imundície deles era no coração; que seus pecados estavam perante a face do santo de Israel; que por fora tudo parecia bonito e atraente, mas que eles não passavam de túmulos caiados.
        Ora, exatamente é isso que vemos no ambiente evangélico em nossos dias. Todos os homens são tratados como se fossem pertencentes a Deus; todos são vistos como se fossem filhos de Deus; todos são tratados como puros e que o pecado não passa de um mero problema que se resolve com alguns atos sacrificiais ou cerimoniais. Não há mais pregação sobre a natureza corrompida do homem, pois todos são vistos como se fossem salvos, ou mesmo que já fizeram uma decisão por Cristo e foram aceitos na igreja e enfim, tudo bem. Mas o fato é que a mensagem dirigida a Israel é a mesma que deve ser entregue aos homens modernos. O que até teólogos chamam de pós-modernidade, não passa de confusão, porque os homens de hoje estão na mesma situação de todos do passado – mortos em seus pecados.
        7. O convite gracioso de Deus para a verdadeira purificação: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (verso 18). Que conclusão graciosa! Que Deus compassivo e maravilhoso! A resposta para aqueles homens e mulheres rebeldes estava no Senhor e Ele tinha consigo tudo para limpar e purificar aqueles pecadores enganosos e enganados. Eles estavam pensando que o sangue dos animais podia encobrir suas culpas e iniquidades, mas o que acontecia era que o pecado apenas mudava de cor; tinha o vermelho bem vivo de carmesim e escarlata. Tudo era feito para que a cor do sangue ficasse bem nítida aos olhos de Deus. Mas nada daquilo servia para encobrir suas culpas.
        Caro leitor, não é essa a situação de nossos dias? Sei que não estão matando animais, a fim de derramar sangue, conforme o costume judaico. Porém, a prática tem o mesmo objetivo, pois o homem no pecado sempre está tentando encobrir suas culpas. Hoje fazem com festas religiosas, com batismos, com cânticos, emocionalismo e muitas atividades. Os homens sempre acreditam que podem manipular Deus; acham que podem passar por cima daquilo que está escrito. Quanto engano! Tais pessoas jamais conheceram sua condição em Adão; jamais viram sua culpa e condenação merecidas; jamais conheceram o real arrependimento que leva à confissão e invocação do Nome do Senhor. Mas o apelo da graça continua; o “vinde a mim” do Filho de Deus é o brado constante, chamando homens e mulheres, a fim de que conheçam a provisão eterna de Deus, conquistada na cruz.
        Qual seu problema, amigo? Pecado! A culpa é grande e a miséria há de continuar enquanto não for tratada sua culpa como deve ser. O Deus de ontem é o mesmo Deus de hoje, o grande Salvador, cheio de compaixão por almas arrependidas.

Nenhum comentário: