segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

DESCOBRINDO A VERDADE NO INTIMO (5)




“Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Salmo 51:5 e 6)
A TRISTE CONDIÇÃO DO HOMEM: “Eu nasci na iniquidade e...”
        Caro leitor, continuemos examinando nossa triste história, a história de nossa queda, a fim de que sejamos humilhados diante desses fatos que nos foram revelados na Palavra de Deus. O verso 5 mostra um homem reconhecendo sua queda, e ele está confessando isso perante Deus. Nós também somos iguais, viemos da mesma família da tragédia no Éden (Gênesis 3) e temos as mesmas inclinações para maldades e maldades, mais do que aquelas praticadas por Davi. Os que são crentes devem reconhecer isso e viver na força da graça, caso contrário podem sofrer dura queda na vida, a fim de reconhecer que é pela graça que firmamos nossos pés sem vacilação neste mundo.
        Caro leitor, eu sei o quanto o pecado é enganador e ludibria os corações, por isso quero enfatizar ainda mais o estado natural dos homens em Adão, até que o Senhor leve nos faça reconhecer isso. O Salmista em confissão afirma: “Eu nasci na iniquidade”. Mas veja que aquilo que fora notícia para a família dele, para amigos e parentes, Davi está vendo agora não como motivo de festa, mas de intenso lamento. Consideremos bem tais palavras, à luz de todo ensinamento bíblico sobre a queda da raça. Davi agora, firme e decididamente declara porque entrou neste mundo. Ele não diz que nasceu religioso, bonzinho, educado, com disposição para buscar a Deus e fazer o  bem ao seu próximo. Nada disso! Davi está reconhecendo que entrou neste mundo com toda disposição para fazer o mal, para dar bofetadas na face do longânimo Deus e enfim para destruir seu próximo.
        Caro leitor, eu sei que não é um assunto que atrairá a atenção de muitos leitores, porque não queremos que a luz bíblica venha mostrar essas disposições de nossos corações. Mas venho provar biblicamente que o coração do homem é o trono onde reina o pecado. A mensagem moderna procura encobrir isso e não raro joga a culpa do homem sobre o próximo, sobre o diabo ou os demônios. Ultimamente essa armadilha tem sido bem montada na sociedade pelos falsos mestres. Foi assim na queda, quando Deus foi atrás do homem e este lançou a culpa sobre sua esposa e esta, por sua vez  sobre a serpente. Mas o que a Palavra de Deus nos ensina acerca disso? Veja o que Deus fala em Jeremias 17:9: “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto...”. Deus ali está falando com uma população religiosamente soberba, a qual se afastou de Deus para seguir o perverso caminho da idolatria. Note bem como Deus ataca o pecado no coração; que jamais remove a culpa do homem e a lança sobre outros. O Senhor vai diretamente ao esconderijo do pecado – no coração e ali denuncia sua corrupção e maldade latentes.
        Nota como Jesus confronta fariseus com a mesma verdades em Marcos 7. Aqueles religiosos davam extremo valor a aparência e colocavam pesadíssimos fardos sobre a população com regras e leis extraídas minuciosamente das leis de Moisés. O que nosso Senhor faz? Vai diretamente ao coração deles dizendo que o problema do homem não está numa mão suja, ou noutras partes do corpo do homem, mas sim no coração. Então Ele deixa claro que a sede do pecado é o coração: “...do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios...” e então segue a lista negra (Marcos 7:21,22). Caro leitor, Davi viu isso e tal e sentiu no íntimo a aflição, porque a porta do coração foi aberta e os inimigos ocultos foram desmascarados. Somente Deus chega ali, caso contrário homens e mulheres continuam vivendo enganosos e enganados no íntimo. Mas é quando a alma se vê aflita e sentindo sua miséria é que Deus vem em socorro do aflito. Se é essa sua situação, meu amigo, invoque agora o Nome do Senhor para que você seja salvo.
       















Nenhum comentário: