sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (7)



     
“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)
COMO A SOBERBA SE MANIFESTA: “...porque o Senhor falou”.
        Caro leitor, reitero que a maior manifestação da soberba do coração está em não ouvir a voz de Deus por meio da pregação. A Palavra de Deus é autoridade final, é Deus falando, é o Rei dos céus ordenando e isso não é brincadeira. Os soberbos não toleram a autoridade de Deus, porque o soberbo já se considera dono de si e almeja viver assim. Eles querem ouvir um deus falando, com voz mansa, meiga, dando sua opinião e expondo ideias. Os soberbos gostam de diálogos religiosos, mas não toleram a verdade que: “O senhor, porém, está no Seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque 2:20). Notemos como os falsos mestres, quando não se colocam como se eles mesmos fossem autoridades, normalmente puxam para os homens uma divindade pagã, bem adaptada aos gostos da multidão.  
        Mas preciso avançar, por isso afirmo mais que a Palavra de Deus traz em si livramento e juízo. Se os homens endurecem a cerviz e não se curvam perante o Senhor, certamente serão punidos, julgados. Foi assim que Deus tratou Faraó, pois quando o orgulhoso monarca se exaltou e endureceu seu coração, eis que sua queda veio vertiginosamente em direção ao juízo. Quando a pregação vem, eis que Deus está ordenando aos homens que eles, em todo lugar se arrependam (Atos 17:30). A voz de Deus por meio da Sua palavra deve resultar em temor e tremor; não há lugar para discussão democrática; não há lugar para sua opinião, porque é o Deus da verdade, o Deus que não pode mentir quem está falando e Sua Palavra é digna de inteira aceitação (1 Timóteo 1:15). Mesmo que Deus use homens fieis para pregar Sua Palavra, eis que a oportunidade é dada a todos para que examine e fidelidade das Escrituras, assim como os bereanos, em nobreza examinaram bem para ver se o que Paulo pregava era de fato a verdade (Atos 17:9).
        Digo mais que a voz de Deus na pregação é verdadeira espada. Não há poder maior contra a mentira do que a absoluta verdade, assim como a luz é suficientemente poderosa contra as trevas. Por essa razão ela chega como espada cortante e vai até nos lugares ocultos do coração, a fim de revelar o que o homem é por dentro, o que está escondido lá no íntimo. Por isso muitos fogem da verdade, justamento porque começam a serem descobertos. A verdade é que não há nada, nada mesmo que possa ficar oculto diante do poderio da Palavra de Deus, quando esta vem em forma de pregação. A Palavra de Deus arranca as “tábuas” e “tapumes” que encobrem a realidade dos corações corrompidos e disfarçados. O Senhor requer a verdade no íntimo (Salmo 51:6), a aparência para Ele nada é e nada significa. As Palavras de Jeremias foram bem cortantes para a população de Jerusalém, por essa razão perseguiram e maltrataram o profeta.
        Meu caro amigo quão triste é quando os homens em sua soberba se endurecem contra Deus! É o soberano Senhor do céu e da terra quem está falando! Mais do que isso é o Deus de toda compaixão, que poderia simplesmente destruir todos os homens de uma só vez, mas não o faz por ser Ele riquíssimo em misericórdia. Por essa razão Ele demora tanto em julgar. Então, homens e mulheres, chegou o momento de um grande avivamento! Chegou o momento para que todos se humilhem e prostrados no coração ouçam a voz daquele que é poderoso para salvar quem Ele quiser salvar e punir quem Ele quiser punir!






Nenhum comentário: