segunda-feira, 2 de março de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (8)



 
“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)
COMO A SOBERBA SE MANIFESTA: “...porque o Senhor falou”.
        Caro leitor, a verdadeira humildade é mostrada pelo temor ao Senhor e a disposição de ouvir e obedecer Sua Palavra. Se isso não ocorre na vida é porque a soberba está oculta no íntimo, mesmo que por fora tudo pareça bem bonito e agradável à carne e aos homens. Não podemos esquecer que recusar ouvir a voz de Deus e submeter-se ao Rei dos reis e Senhor dos senhores é a atitude mais perigosa e letal à alma. É o barro se erguendo contra o Oleiro; é o espírito da desobediência em plena operação no homem, em disposição de seguir o mundo e agradar a carne. Por que recusar ouvir a voz do Senhor? Não é porque no íntimo já está tramando meios de rebelar-se contra Ele? Não é porque no íntimo já tem seu programa bem definido e a disposição de andar por caminhos tortuosos?
        Caro leitor, eu sei que por natureza o homem é inteiramente pronto a recusar ouvir a voz de Deus por meio da Sua Palavra. Mesmo homens conhecedores do Velho Testamento e da lei de Moisés, como os judeus, Jesus bem afirmou que eles odiavam a verdade e preferiam a mentira dita aos corações deles pelo pai da mentira (João 8:44,45). Mas não há desculpas, porque mesmo que você não seja um crente em Cristo e asseguradamente um salvo, é certo que é de sua inteira responsabilidade ouvir e atender a ordem suprema do Rei dos céus, para que se arrependa e se converta a Ele de todo coração. Não há meio termo, ou é súdito Dele ou está submetido às ordens do príncipe deste mundo – satanás.
        Mais do que isso, Deus não tem outro assunto para os pecadores, fora da mensagem de salvação. Deus nada tem para falar sobre dinheiro, saúde e outros assuntos corriqueiros desta vida. O melhor é que você corra para a cruz, para os  braços de amor do Senhor Jesus, a fim de escapar da punição eterna. Corra para a luz, para o lugar de segurança e certeza, porque lá certamente você entenderá bem aquilo que aqui neste mundo jamais obterá qualquer resposta. Ó quão perigoso é ter esse coração tão predisposto à vaidade! Ninguém em Babilônia podia sequer desafiar o rei Nabucodonosor, porque imediatamente poderia ser punido com morte. Os sábios ficaram completamente sem qualquer chance de escapar, quando foi dada a ordem para que fossem executados. Foi a providência bondosa de Deus, por meio de Daniel que lhes trouxe esse grande livramento. Mas a soberba no íntimo faz com que os homens desafiem o Todo-Poderoso; o engano de seus corações corrompidos leva homens e mulheres a pensar que podem escapar de Deus.
        Caro amigo, não é o momento para que você considere isso? Quantos têm agido com leviandade para com a Palavra de Deus ultimamente! Muitos têm conseguido um tipo de guarda-chuva espiritual da parte dos falsos mestres, por isso acreditam que estão livres da ira de Deus. Os moradores de Sodoma e Gomorra estavam tomados desse fermento do mal no íntimo, até mesmo a esposa de Ló, por isso, mesmo que chegasse um mensageiro e proclamasse à toda cidade sobre o juízo, eles simplesmente matariam o pregador. A soberba no coração é a força dominante do pecado, é o desejo de ser deus no íntimo, de achar que tem liberdade para fazer o que  bem quiser; é a cegueira do coração fazendo com que homens e mulheres tropecem nesta vida, sem que percebam onde tropeça; é a incapacidade de ver os grilhões lhes prendendo pés e mãos e fazendo deles miseráveis escravos do pecado e prontos a serem lançados nas prisões eternas!

Nenhum comentário: