segunda-feira, 2 de março de 2015

“À PROCURA DE UM MORTO” (4)





“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (GÁLATAS 2:19,20)
O MUNDO EM RELAÇÃO A UM DEFUNTO: “Estou crucificado com Cristo...”
        Caro leitor, o que significa essa declaração de Paulo: “Estou crucificado com Cristo”? Notemos bem que nosso Senhor veio para ser o perfeito substituto do povo de Deus, veio para ir até à cruz e ali se tornar maldição em lugar dos malditos, para satisfazer as perfeitas exigências de Deus, cumprindo a lei perfeitamente. Nosso Senhor não morreu de outra maneira, Sua morte foi morte de Cruz. Por quê? Ora, o mundo jamais entenderá isso, jamais compreenderá o fato que foi na cruz que o povo salvo foi unido para sempre com o Senhor (Romanos 6) e que é a partir da cruz que a vida cristã tem início para andar, viver, lutar e chegar triunfantemente ao céu.
        Meu caro leitor, a cruz significa desprezo. A morte na cruz era para ladrões, assassinos e outros pecadores da mais alta periculosidade. Veja que foi na cruz que o mundo chegou a considerar o Senhor, o Justo e Santo como o pior de todos, a ponto de considerar um Barrabás inocente e desprezar o Filho de Deus. A crucificação marcou o fato de que o mundo não tolerou a sabedoria de Deus, a justiça de Deus e a santidade de Deus, querendo em lugar disso ver o Senhor definitivamente morto. A cruz então significa vergonha, vitupério, desprezo e maldição. Então, Cristo na cruz é para o mundo motivo de ódio contra tudo o que é de Deus. Ora, quem vai entender isso? Ninguém! Tentar explicar essa mensagem para o mundo? Não cabe à sabedoria deste sistema maligno, nem cabe ao entendimento dos judeus.
        Mas o fato é que pecadores arrependidos podem entender essa verdade. O leitor lembra da mensagem de Pedro no dia de Pentecostes? Lembra como Deus encheu o apóstolo do Espírito e ele assim pode se erguer e abrir sua boca para pregar a mensagem para os religiosos que estavam em Jerusalém. Pedro não poupou aquele povo, pois afirmou que eles foram culpados de terem negado o Santo e ordenado a crucificação Dele por meio dos gentios. Mas Pedro mostrou também que eles, sem que soubessem estavam fazendo exatamente o que Deus havia planejado. A mensagem pregada ali fez aquela multidão entender a culpa por ter crucificado o Filho de Deus. Por essa razão houve grande pesar em seus corações e um grande arrependimento foi derramado ali e eles se converteram de todo coração ao Senhor.
        Caro leitor, qual foi o motivo da crucificação? Cristo morreu tendo em vista salvar o Seu povo (Mateus 1:21). Veja o que Paulo diz em 2 Coríntios 5:14: “Se um morreu por todos, logo todos morreram”. O ensino de Paulo deixa bem claro que a morte de Cristo é a morte de todos os que foram salvos. É exatamente essa lição que Paulo traz em Romanos 6, porquanto o Filho tomou o lugar do Seu povo e assim livrou os salvos da punição eterna. Por essa razão a confissão do pecador que é salvo é que Cristo morreu por ele: “Cristo morreu pelos nossos pecados...” (1 Coríntios 15:3).
        Espero no Senhor que essa maravilhosa verdade esteja levando luz aos corações dos leitores, a fim de que compreendam bem o que Paulo quis dizer em Gálatas: “Já estou crucificado com Cristo”. Ora, se você é um crente sincero é claro que vai poder dizer isso em tom de confissão, da mesma maneira como Paulo confessou. Se estou crucificado com Cristo, significa que a morte do Senhor é a minha morte; que aquilo que ocorreu na cruz tem grande significado e valor para minha vida agora mesmo; que aquela história é mais do que uma história, é de fato algo que marcou o meu viver e que triunfou sobre meu desespero e transformou toda minha vida.

Nenhum comentário: