quarta-feira, 11 de março de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (13)



         
“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)
A ADVERTÊNCIA É URGENTE CONTRA A SOBERBA: “Daí glória ao vosso Deus...”
        Caro leitor, a ordem dada aos pecadores é que eles imediatamente deem glória a Deus. Que humilhação para corações soberbos! O homem que se eleva no pecado odeia esse pensamento de render glórias exclusivamente ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. Mas a única prova que há humilhação é quando o homem desce do seu lugar onde satanás lhe ergueu, a fim de se posicionou como pó, como caco de barro.
        Mas as advertências não param. Homens e mulheres soberbos no coração precisam saber que virá o juízo. Ah! Os pecadores da pós-modernidade acham que Deus mudou, que deixou de lado suas ameaças, que isso não funciona mais; eles acham que Deus é apenas um Deus que ama a todos, que favorece a todos e que declara Sua paz para todos, mesmo que estejam vivendo em seus pecados. Quanto engano! As palavras de advertências dirigidas a Israel são as mesmas que o Senhor usa para ameaçar homens e mulheres agora.
        Note bem no texto que a advertência de Deus chega em forma de terror: “...antes que venha a escuridão...”. O que é isso? Veja amigo, como a mensagem enviada aos soberbos mostra a todos os homens que a qualquer momento findarão as esperanças terrenas. Os soberbos no íntimo acham que a vida aqui há de continuar, que um novo dia cheio de novas esperanças há de brilhar. É na soberba que os homens fazem seus planos como se o viver aqui estivesse sob seu total controle e que por isso podem fazer seus planos para continuarem a trilhar seus caminhos tortuosos. O soberbo Herodes pensava assim; jamais esperava que sua vida e seu reinado teria um fim tão repentino e inesperado. Na soberba ele achava que era dono do seu próprio destino, jamais quis render glórias ao Senhor, porque não queria ninguém reinando acima dele. Foi quando a ordem suprema veio para que o orgulhoso fosse imediatamente abatido e posto no lugar dos orgulhosos – a sepultura.
        Veja meu amigo a necessidade de se humilhar perante a Palavra de Deus, antes que a escuridão eterna e total feche completamente as portas da esperança terrena. Portanto, agora mesmo, “...dai glória a Deus...”. Lembre-se que o Senhor Deus reina acima de tudo e de todos. É verdade que Ele dá tempo e liberdade aos perversos; é verdade que Ele faz com que o sol brilhe sobre a cabeça de homens e mulheres soberbos, a fim de que eles se achem protegidos e abençoados. Mas a verdade é que o Senhor faz com que os soberbos caminhem na direção de lugares perigosos e escorregadios (Salmo 73:18). Na soberba os homens não sentem as dores de seus pecados, porque satanás espertamente lhes injeta suas morfinas na alma. A soberba é tão enganadora que os homens a cada dia negociam com o mundo, a carne, o diabo e com a morte, achando que nada de mal irá acontecer com eles.
        Caro amigo, aproveite agora, porque eu sei que você odeia escuridão. Mas haverá uma escuridão infinitamente pior do que qualquer escuridão aqui. De repente sua alma será aprisionada e posta longe de qualquer esperança e para sempre estará aprisionado em lugares de onde jamais poderá escapar. A liberdade que você tem agora, de repente será cortada; a alegria que você sente agora, de repente será transformada em terror e a misericórdia de Deus que agora mesmo chega anunciando essas verdades eternas, será tirada e em lugar da compaixão de Deus você verá o que realmente significa cair nas poderosas mãos do Juiz do universo. Agora Ele chega para salvar, por isso aproveite e se humilhe perante a mensagem salvadora.

Nenhum comentário: