terça-feira, 31 de março de 2015

REBELDE CONTRA O FILHO (5)




“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).
CLARO E CONFESSO VIVER DE UM REBELDE: “...rebelde...”
        Caro leitor que ama de coração a Palavra de Deus, certamente não podemos passar por cima de um texto como esse de João 3:36, sem que consideremos suas preciosas, oportunas e aterrorizantes verdades. Ora, é Deus falando, por essa razão devemos nós estar atentos, humildes e bem contritos na alma. Os homens são exortados a considerar o estado de seus corações perante Deus e Sua Palavra, porque é bem certo que nenhuma camuflagem externa modificará o estado da alma visto por Deus. Lembremos bem que nenhum banho, nem qualquer perfume podem resolver o problema de uma enfermidade. Assim também nada feito externamente pode modificar um coração pervertido e rebelde contra o Cordeiro que Deus enviou para trazer salvação aos homens.
        Estamos vendo o claro e confesso viver dos rebeldes, porque homens e mulheres também mostram uma rebeldia mais refinada contra o Filho de Deus. Muitos conseguem ser amigos dos crentes e até mesmo falam bem do povo salvo. Muitos até mesmo por fora mostram ser bem educados e religiosamente comportados. Muitos vão aos cultos e até mesmo gostam dos cultos, dos hinos cristãos, possuem bíblia e contribuem para a causa do evangelho. Por fora todos admiram tais pessoas e até muitos acreditam que elas merecem um favorzinho de Deus, que só falta dar um passo. Muitos procuram uma religião que de certa forma combina bem com o cristianismo. Eles não fogem para longe, ficam perto sem, contudo se aproximar demais.
        Mas o que acontece é que a rebeldia contra o Filho nesse caso é bem refinada, lixada e ornamentada, para que ninguém possa ver a realidade do seu coração. O fato é que no íntimo tais pessoas estão na mesma condição que outros estão. Seus corações são semelhantes ao de qualquer outro. Notem que Pilatos não concordou com a crucificação de Jesus, mas nada tinha no íntimo de temor que o levasse a uma decisão firme e decidida de agradar a Deus. Pelo contrário, seu medo da multidão e de César o levou a tomar um rumo religiosamente supersticioso, pois ouviu o testemunho da sua esposa e tomou a decisão de batizar suas mãos lavando-as, como se tal ato o livrasse da culpa.
        Essa rebeldia tão refinada assim tem tomado o coração de milhares em nossos dias, porque são essas pessoas que normalmente buscam “palavras amigas” de falsos mestres; estão sempre buscando essa divindade amiga, esse deus de bondade, de afeto e de promessas terrenas. Muitos deles até mesmo afirmam que creem em Jesus e que têm Jesus no coração, mas jamais podem confessá-Lo perante os homens, assim como os judeus que criam no Senhor, mas tinham medo dos líderes religiosos (João12:42). Todo problema dessas almas está no coração, porque conseguem encobri-lo bem, a fim de que fiquem bem disfarçados.
        Mas a verdade é que a situação é de rebeldia contra o Filho de Deus, contra o Salvador bendito. A atitude no íntimo é a mesma, como de qualquer outro e o lugar para onde essas almas estão indo é para o mesmo lugar onde todos os rebeldes estarão. A rebelde incredulidade quer passar despercebida aqui, mas é o Senhor quem vê o coração e sabe o que está oculto. Por que não olhar para a cruz? Por que adular os homens aqui e ter seus corações revoltados contra a provisão perfeita Daquele que desceu do céu e veio ao mundo buscar pecadores? Por que ser amigo dos homens por fora, mas inimigos do Senhor no íntimo? O que tais pessoas esperam? Por que viver na ilusão de que serão inocentados? Veja o texto, porque o Espírito Santo deixa bem claro que tais pessoas estão debaixo da Ira de Deus e sendo assim não vão escapar.

Nenhum comentário: