segunda-feira, 9 de março de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (11)



    
“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)
A ADVERTÊNCIA É URGENTE CONTRA A SOBERBA: “Daí glória ao vosso Deus...”
        Caro leitor, estamos juntos vendo os perigos eternos que envolvem o coração cheio de soberba, que não se curva perante a verdade e não dá glória a Deus. Foi assim com a nação rebelde que Jeremias confrontou no objetivo inútil de voltar para Deus. Estou tomando esses versos, a fim de mostrar que os pecadores modernos, os quais estão cheios de arrogância religiosa, que eles precisam cair perante a verdade, que precisam se humilhar perante o fato que são rebeldes e condenados pela santa lei; que precisam cair ao pó e reconhecer sua triste condição, dando glórias a Deus, se realmente querem que Deus os visite em Sua compaixão.
        A mensagem do evangelho chega para dizer aos pecadores impenitentes que Deus é Deus compassivo, que Ele desce do Seu lugar de glória para falar com almas humilhadas e contritas. Então, quão perigoso quando homens e mulheres se mantêm obstinados, quando não se curvam perante o Senhor e perante Sua mensagem santa! A mensagem chega para dizer aos pecadores que eles devem dar glória a Deus, ao perceber o terrível perigo que lhes espera lá adiante. Os homens modernos, assim como Israel nos dias de Jeremias, acham que Deus não é Juiz, que não vai cumprir o que prometera, que não vai punir os rebeldes e que não haverá qualquer castigo após a morte. Os homens modernos acreditam que a vida é aqui e que pelo fato que tudo vai bem com eles e que encobrindo suas maldades com práticas religiosas nada irá lhes acontecer de errado.
        Também, eles agem assim porque, à semelhança dos dias de Jeremias, estão envolvidos com mensageiros mentirosos, com homens ardilosos, os quais chegam consolando corações perversos e lhes concedendo paz que Deus jamais concedeu aos que estão vivendo em seus pecados (Ezequiel 13:10). Em dias de apostasia eis que satanás enche o mundo com mensageiros vãos, com elementos que enfeitam os “bolos venenosos” com o glacê da verdade. Oh! Como os homens estão aptos para darem crédito a toda mentira que esses elementos trazem! Como gastam para fortunas pelas suas superstições! Não chegou o momento para que todos sejam confrontados com a glória de Deus e com o Deus de toda glória?
        Também, a mensagem vem para dizer aos homens que aproveitem enquanto o Salvador chega a eles como o Príncipe da paz (Isaías 9:6). Eis que esse Salvador está presente, Sua mensagem não é de guerra, mas sim de Paz e Ele traz consigo a verdadeira e gloriosa paz com Deus. A mensagem Dele tem em vista trazer a reconciliação com Deus, é para levar homens e mulheres para Deus. O Salvador não chega com Suas armas em mãos, porquanto Ele afirma que veio ao mundo não para destruir as almas, mas sim para salvá-las. Mas o fato é que os homens soberbos querem guerra, querem continuar enfrentando e afrontando o Salvador enviado pelo Pai. Na soberba eles não querem investigar a verdade, não estão dispostos a encarar os fatos da culpa deles e da necessidade desse portentoso Salvador.
        Então, meu amigo, por que agora mesmo não se curva no coração perante o Rei da glória? Por que não confessar com Sua boca que Jesus é o Senhor e Salvador? Por que não orar agora mesmo pedindo que Ele venha e lhe tire das trevas, do pecado e da condenação marcada em sua testa? Aproveite caro leitor, porque o momento é agora para sua salvação. Bem pode ser que jamais haverá outra oportunidade tão propícia como esta agora.

Nenhum comentário: