sexta-feira, 13 de março de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (15 de 15)



        
“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16).
A ADVERTÊNCIA É URGENTE CONTRA A SOBERBA: “Daí glória ao vosso Deus...”
        Caro leitor, no texto o Senhor mostra o quanto a soberba é a mais perigosa e letal atitude do homem contra Deus, mesmo que por fora pareça que tudo vai bem e que Deus a pessoa tem o apoio de Deus. Milhares vivem assim em nossos dias e não percebem que quando resistem a verdade revelada, eis que satanás imediatamente toma sua posição como se fosse um emissário de luz. Mas o Senhor adverte no texto, para que no íntimo os pecadores reconheçam que Ele é Deus, que deem glória a Ele em profunda humilhação.
        Também, no texto vemos como Deus adverte os soberbos para que eles se humilhem antes que o juízo venha em forma de expectativas destruídas: “...antes que esperando vós a luz, Ele a mude em densas trevas e a reduza em profunda escuridão”. É no orgulho do pecado que os homens vivem aqui sempre esperando algo melhor daqui, sempre achando que tudo há de melhorar; que haverá sempre um novo dia e que esse dia há de raiar em bênçãos e felicidade nesta vida. Quão enganoso é coração! Um jovem após ter ouvido a mensagem do evangelho foi procurar o pastor no escritório. O pastor lutou com ele ali, a fim de levá-lo à necessidade de se converter a Cristo naquele momento. Mas aquele moço sempre fugia da conversão, dizendo que ser ele novo ainda, e que tinha muito tempo à frente. Por essa razão postergava sua decisão de se arrepender e se converter. Mas quando saiu da presença do pastor foi atropelado e morto por um veículo que passava. Quantos vivem assim, sempre aguardando novas luzes, mais novidades aqui, aguardando dias melhores, quando de repente tudo é transformado em escuridão. Os pecadores pensam que há kilômetros pela frente, e não percebem que o abismo de terror está perante eles, e que não caíram lá ainda por causa do poder da compaixão de Deus.
        Oh! Por  que continuar na soberba? Por que resistir sempre a um Deus amoroso, bondoso, que se manifestou aos pecadores trazendo-lhes eterna salvação? Por que ó alma soberba, por que achar que sabe mais do que o Onisciente? Por que trocar o Justo e santo Salvador para ouvir a voz do ladrão e assassino das almas? Por que recusar ouvir a verdade do amor eterno? Por que recusar ser capturado pelo amor que lhe tira desse perverso e enganador sistema mundano, a fim de levá-lo para uma herança eterna e infinitamente superior a tudo que satanás promete? Por que trocar o Senhor pelo mundo? Será que as lutas, tristezas, misérias e destruições que você viu e que muitas vezes tem experimentado, não têm lhe acordado? Será que você não percebe que é a sabedoria de Deus e a bondade Dele mostrando os sinais vermelhos de que o perigo vem lá adiante?
        Enfim, por que enfrentar e desafiar o Todo-Poderoso? É pelo orgulho que você caminha em direção à destruição eterna! A culta é toda sua, amigo! Esse Deus se apresenta aos homens como o Deus que veio ao mundo para ser Salvador, Senhor, Guia e pastor de homens que não passam de ser ovelhas errantes aqui. Quão perigoso é andar nessa soberba, porque é na soberba que o homem no íntimo constitui seus próprios deuses. Por que não se arrepende agora de sua tolice e da loucura de continuar nessa louca e desenfreada jornada rumo aos perigos eternos? Prove agora que você se converter a Cristo; prove agora que você se humilhou, que não há mais tolice e insensatez no íntimo. Confesse agora a Jesus o Senhor como sendo Ele Seu Salvador e Senhor de sua vida. Pode falar com Ele agora mesmo, dizendo que você deseja essa tão grande salvação!

         

               

















Nenhum comentário: