quinta-feira, 19 de março de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (3)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).
ELE É ENGANOSO: “Enganoso é o coração...”
        Prezado leitor, quanto precisamos conhecer o estado natural do coração do homem! Todos os pecadores devem saber o que realmente ocorreu na queda, como foi que prontamente obedecemos ao pecado e rejeitamos o bondoso e maravilhoso Criador. Então, o que aconteceu foi que naquele momento de voluntária obediência, eis que passamos a ser servos desse poder tirano, atroz, que controla nosso coração e de lá monitora todo nosso viver, a fim de prestar-lhe contínua obediência (Romanos 6:16). É claro que os verdadeiros crentes estão livres dessa vil condição, porque ao ouvirem a verdade foram libertados pelo  poder Daquele que na cruz veio para arrancar pecadores do domínio do pecado. Mas, mesmo tendo o pecado habitando e agindo em nossos corpos mortais, os crentes também são levados pelo poder impetuoso desse sistema enganador, por essa razão devemos estar continuamente em humildade e dependência de Deus no viver.
        Continuando, afirmo que engana ao dar ao homem uma impressão de que é alguém aprovado por Deus. Essa é uma das mais perigosas armadilhas criadas pelo pecado no íntimo. Aliás, já encontrei muitos envolvidos nessa cilada sutil do pecado, e muitas vezes a própria pessoa pensa que está certa, que de fato está indo bem. Há muitas evidências disso em nossos dias, especialmente com elementos que acreditam, baseando apenas em sentimentos de que Deus o tem como alguém especial; muitos são levados por esse pensamento tão ludibriador, de que está sendo tremendamente abençoado em tudo, em seus negócios, em seu lar, em seus relacionamentos e que nada está havendo de errado. Veja bem, caro leitor, que não estou dizendo que não vem de Deus. Se o viver estiver pautado em obediência ao Senhor, vivendo em santidade e justiça, normalmente a vida consistirá de ter bênçãos aqui. Mas, nem sempre.
        O perigo está quando tal disposição vem do coração e nesse caso satanás entra imediatamente em ação. Quando a pessoa está alimentando seu viver feliz e aparentemente abençoado apenas com conclusões pautadas naquilo que sente, ou pensa, pode ter certeza que é engano do coração e se não for levado ao conhecimento desse perigo, seu caminho pode ser de um endurecimento terrível contra Deus, e que está marcado para andar assim até à morte. Ora, Deus jamais há de ir contra Sua Palavra; jamais há de voltar-Se contra aquilo que está determinado nas Sagradas Letras.
        Muitos, também são iludidos no coração quando pensam que sua vida justa é aprovada. Muitos não percebem que a perigosa justiça própria pintando seu viver e encobrindo as trapaças do coração. Muitos se acham tão bem, são engolfados pela artimanha religiosa e moral, que não percebem, nem mesmo ouvindo a Palavra de Deus, que estão em perigo eterno, que a ira de Deus paira sobre suas cabeças. Nessa perigosa jornada de engano eles costumam abarrotar suas vidas de conhecimento bíblico, quando nunca realmente se converteram a Cristo. Muitos nem sequer imaginam que estão se comparando com outros e que no íntimo se consideram mais religiosos e mais capazes de chegarem ao céu. Oh! Meu amigo, que momento para que você possa voltar-se humildemente para a verdade! Enquanto a alma não se comparece perante o Salvador em busca de sua salvação, eis que perigos eternais envolvem o viver. Arrependei-vos e convertei-vos agora!

Nenhum comentário: