quarta-feira, 18 de março de 2015

À PROCURA DE UM MORTO (13 de 13)




 “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (GÁLATAS 2:19,20)
A PROVISÃO DE CRISTO PARA O VIVER NA CARNE: “...e esse viver que agora, tenho na carne...”
         Caro leitor, na meditação de hoje em torno desse tema finalizarei um assunto tão precioso e tão inesgotável. Quão pequeno sou para lidar com as maravilhas eternas, com os tesouros profundos do evangelho! Mas quero prosseguir no propósito de ajudar o povo de Deus a viver de forma prática, com fé firmada na verdade, a fim de que pela igreja o nome do Senhor seja exaltado.
         Veja amigo que a provisão perfeita foi conquistada na cruz: “...que me amou...”. Não foi nosso amor, não foi a iniciativa minha, quando nem sequer pensava em deixar meus pecados e volver-me para Deus. Foi Ele quem me amou e eu que O amei. Ora, pensemos mais profundamente nisso, porque se foi o amor Dele, então consideremos as maravilhas desse amor. O amor do Senhor é perfeito, então suas conquistas para os santos são também perfeitas. Isso significa que nada mais precisa ser acrescentada nos atos desse amor; tudo o que os crentes precisam para viver em obediência, santidade e triunfo até o fim já foi conquistado perfeitamente ali na cruz.
         Estou frisando isso porque sei o quanto a nossa natureza quer tomar providência de melhorar o que Cristo fez. Não se pode aperfeiçoar algo que é perfeito. Mas, a carne tenta agir assim e tomar as providências. Caro leitor, não tem segunda benção, não tem outros meios e nem tentemos forjar uma vida cristã melhor do nosso modo, porque certamente toda tentativa resultará em completo fracasso. Agiremos como uma mulher que quer mostrar ser mais forte do que o marido e mais capaz de proteger tanto a si mesma como o lar. Foi o amor do Senhor que invadiu esse território e enfrentou sozinho todos os aterrorizantes inimigos, a fim de na cruz tomar um povo para si mesmo e conquistar plena e perfeita segurança para que esse povo chegasse triunfantemente ao lar.
         Caro leitor, nunca o amor perfeito de Cristo vai mudar sua postura; nunca há de exigir algo do Seu povo, porque tudo foi feito. O amor do Senhor está em pleno exercício, em atividade constante, disciplinando os santos, protegendo-os constantemente e guiando-os. Nunca o Senhor em Seu amor há de fracassar. Nunca! Os santos morreram com Cristo e ressuscitaram com Ele, e agora é o Senhor quem vive no crente; agora é o Senhor o líder, o Senhor do viver, é aquele que responde pelo crente, quem toma à frente e o livra dos constantes perigos que o assaltam. Foi o amor que viu a triste condição do crente, que o tomou para Si mesmo quando estava morto em seus pecados, completamente sujo e condenado. O amor do Senhor pelos crentes é um amor fiel, por isso jamais há de falhar. Aquele que se entregou por mim, nunca, jamais há de me abandonar, mesmo sendo eu tão fraco e muitas vezes infiel. Aquele que me amou e se entregou por mim, Ele mesmo conquistou:
         1.      Vida abundante. Posso agora viver a vida Dele em mim, mediante o poder do Espírito Santo em plena liberdade, sem precisar da energia da carne nem do favor do mundo.
         2.      Perfeita justiça. Não há mais medo da morte, do inferno, da ira de Deus, porque Suas vestes brancas cobrem minha vida, de tal maneira que a culpa do pecado que me condenava foi arrancada definitivamente.
         3.      Genuína fé, fazendo com que eu possa ser fiel. A fé que foi implantada pelo Espírito Santo em meu peito, essa fé me faz capaz de crer em Suas promessas. Se houver falhas em minha vida, jamais Sua fidelidade será desmanchada, e será assim até o fim.
         4.      Um viver obediente. Os crentes não mais vivem em temor, não tentam fabricar um sistema legalista e carnal de obediência. Vivemos da obediência Daquele que se entregou por nós e em gratidão podemos obedecê-lo.
         5.      Perfeita herança. Agora não mais preciso do mundo, de suas promessas vãs. Os santos são herdeiros com Cristo, fazendo da herança mundana cacareco e abominação.
         E você amigo, é esse o seu viver? Já conheceu pela fé a história da cruz, tendo sua vida transformada?












Nenhum comentário: