quinta-feira, 12 de março de 2015

“À PROCURA DE UM MORTO” (10)




“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (GÁLATAS 2:19,20)
ACHADO O MORTO:      “Já não sou eu quem vive...”
        Caro leitor, veja o que aconteceu, pois agora o mundo, a carne e a lei, ao procurar o salvo, o que acham? A casa está vazia? Não: “...Cristo vive em mim...”. Não é uma lição maravilhosa e preciosa às nossas almas? A maior surpresa é que o crente não é uma figura apagada, destituída de vida, completamente inútil, assim como é um defunto. O cristianismo não produz algo assim; o verdadeiro cristianismo não exibe senão homens e mulheres que no coração são diferentes. E isso é motivo de surpresa, porque tem alguém que o mundo jamais espera vê-lo vivo – Cristo Jesus. Para o mundo ele sempre foi e será uma pessoa que foi assassinada e que agora, se serve para alguma coisa, será como um herói, uma pessoa que foi motivo de exemplo. Não passa disso.
        Mas quando o mundo, a carne e a lei procuram o crente, descobrem que ele está morto, mas que há alguém que vive nele: “...Cristo vive em mim...”! Caro leitor, não há alguém que mais pode surpreender o mundo do que um crente, porque antes ele era exatamente o que o mundo queria, pois o mundo ama o que é do mundo. Mas de repente tudo muda, muda seu sistema religioso, de um ímpio ele passa a ser piedoso, de um injusto ele passa a viver retamente. Muda sua linguagem, muda seu padrão de vida, seus costumes, muda seu comportamento em relação ao seu próximo. Ele agora a antítese do mundo. Ora, isso é algo anormal e não se espera que o próprio mundo realize tal feito.
        Mas, o fato mais impressionante nisso é que o mundo percebe no crente que Cristo está vivo. É exatamente aqui que o mundo começa a rosnar contra o crente, porquanto a pessoa sublime do Senhor, Sua justiça, santidade e salvação, passam a serem vistas na pessoa do crente. Por essa razão é que o mundo passa a odiar os crentes, conforme nosso Senhor avisou aos Seus discípulos em João 15. Mas quero que avaliemos isso melhor, porque o mundo tem seu cristo, tem seu salvador espúrio, tem aquele que o mundo gosta e admira. Mas não é o caso daquele que agora vive no crente. O mundo logo percebe que aquele que vive no crente é o Senhor da glória, que foi odiado e crucificado pelo mundo. Onde Ele está? Ele vive agora no crente! Ora, isso não é motivo de alegria para o mundo e tais crentes não são bem-vindos ao mundo. Foi exatamente essa reação que o mundo teve nos dias da igreja primitiva e é a mesma atitude que o mundo tem agora contra o povo salvo em todos os lugares e em todos os tempos. É claro que tem em nossos dias um cristianismo que não passa de imitação do diabo. Falsos crentes estão espalhados por todos os lugares nesse período de apostasia. Contra esses o mundo jamais vai lutar, porque eles não causam qualquer perigo para o diabo e seu sistema mundano.
        Meu caro leitor, você tem sofrido perseguição por amor a Cristo? Você tem passado momentos difíceis, enfrentando lutas até mesmo contra parentes, a fim de mostrar a firmeza de sua fé? Você tem enfrentado tremenda guerra contra a carne? Qual tem sido sua reação diante de tudo isso? É fato que qualquer fracasso e um retorno ao mundo, a fim de agradar ao mundo e a carne, pode estar provando que você jamais foi ao Senhor de todo coração. Sua conversão foi falsa. Mas, se há firmeza, coragem, firme decisão de andar rumo ao céu, é porque Cristo habita em você. Satanás pode vir, gritar, xingar, forçar você a voltar atrás, etc. mas a confissão: “...Cristo vive em mim...” é uma confissão permanente. Seu ser é lugar de habitação Dele; Ele é agora sua defesa, o lugar onde você encontra refúgio e segurança contra toda investida do mal.


Nenhum comentário: