terça-feira, 3 de março de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (9)




“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)
A ADVERTÊNCIA É URGENTE CONTRA A SOBERBA: “Daí glória ao vosso Deus...”
        Caro amigo, o que posso dizer mais a fim de mostrar a todos o quanto é perigoso endurecer o coração contra a Palavra de Deus? No texto as Palavras do Senhor chegam em tom de advertências, porque Deus em Sua compaixão desejava livrar o povo do terrível juízo por meio das forças militantes dos Caldeus. A situação hoje não é diferente, porque a soberba ficou verde e o mundo está bem maduro para sofrer os golpes punitivos do furor da ira do Todo-Poderoso.
        Prosseguindo, veremos como a advertência chega em tom de urgência porque os inimigos já estavam às portas. O que aqueles pecadores deveriam fazer para provar que realmente estavam se humilhando? O que o rei Acabe fez quando ouviu as palavras da boca do profeta Elias? Ele simplesmente caiu em si e viu que os perigos chegariam de fato; mesmo que tudo aquilo foi passageiro, mas o que importava foi sua humilhação, por isso Deus adiou o castigo (1 Reis 22). Mas no caso da mensagem de Jeremias, a reação do povo deveria ser mais do que um mero pesar, um medo passageiro e uma transformação que mais parecia com uma fumaça. A ordem suprema era para que eles caíssem em profundo arrependimento e mostrasse isso dando glória a Deus: “Daí glória ao vosso Deus!” Eis aí o sinal claro, evidente de que o soberbo deixou o seu lugar de vaidade e vanglória e foi ao pó, a fim de reconhecer que a glória pertence tão somente a Deus.
        Então tomemos essa verdade para nós em nossos dias. Se o viver não for para a glória de Deus, então o modo de vida é tortuoso. O que presenciamos em nossos dias? Não é um sistema totalmente humanista e independente de Deus e de Sua Palavra? O que milhares buscam hoje? Querem um Deus meramente bondoso, o qual tem consigo uma salvação grátis para todos quantos afirmam que creem Nele. Tudo o mais resulta da força dessa decisão do homem e é isso o que importa. Mas o que resultou de tudo isso? O que realmente prevalece em nossos dias? É uma atitude de submissão à Palavra e um temor no coração a Ele? Claro que não! O que vemos é a corrida galopante da apostasia, com o nome de Deus em vão e a Palavra de Deus tirada do seu lugar, a fim de satisfazer as intenções malignas do coração não convertido.
        Mas quero retornar ao texto, para que fixemos nossa atenção ali. Quando os homens estão com seus corações cheios da soberba do pecado, eis que precisam descer do seu lugar para a posição de barro. A mensagem do evangelho chega para ordenar que homens e mulheres se arrependam do seu orgulho; que os homens desçam do lugar tão perigoso e letal para suas almas. Enquanto o coração está cheio desse melado do diabo, eis que a alma está acobertada de vaidades e o viver não é para a glória de Deus. No orgulho o homem deve saber que quem controla a vida é o diabo; o senhorio é do pecado e não de Cristo, que o reino não é o de Deus, mas sim o reino deste sistema maligno.
        Meu caro amigo, a soberba deixa a alma surda para Deus e faz com que satanás seja visto como o próprio Cristo. A soberba transita pelo caminho largo, o caminho do positivismo carnal, onde nada mais é visto, senão alegria e prazer. Na soberba os homens desconhecem os perigos, porque são incapazes de ver quaisquer perigos. Na soberba o que está em voga é o viver, é a festa e o Deus que aparece é aquele que promove felicidade.

Nenhum comentário: