quarta-feira, 25 de março de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (6)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).
ELE É ENGANOSO: “Enganoso é o coração...”
        Caro leitor, prossigo para afirmar que o engano do pecado ultrapassa qualquer compreensão, não há como entender isso e não há ninguém que possa desvendar essa organização secreta que habita no coração do homem não salvo. Veja o que o texto diz: “...mais do que todas as cousas...” Os homens sem salvação nem imaginam que estão completamente enlaçados pelo mal, que são escravos da corrupção que habita dentro deles. O próprio pecado o engana levando-o a pensar que o problema está do lado de fora, quando nosso Senhor afirma que a armadilha está bem feita, bem preparada dentro dele, no coração.
        Digo mais que o coração é mais enganoso do que o próprio satanás. Ora, é possível descobrir neste mundo as estratégias do seu príncipe, como ele opera com suas mentiras e usando os homens para seus fins malignos. É possível ver o quanto o mundo jaz nas mãos do pai da mentira e como trabalham em todos os sentidos para suas perversidades contra o próprio ser humano. O próprio satanás é um ser enganoso e enganado pelo pecado e agirá assim perpetuamente. Mas o coração do homem é impossível de ser examinado e avaliado. Igrejas e pastores conseguem examinar o mal do lado de fora, fazem estardalhaços com as atividades demoníacas aqui, mas não conseguem ver as trapaças do pecado que envolvem o coração do homem. Aqueles que mais atacam o diabo e seu sistema aqui, são os que mais estão envolvidos e dominados pelas artimanhas de seus corações.
        Digo mais, que o coração é a maior rede de engano e ilusão que existe. Tudo o que vemos neste mundo de máfias, corrupções, tramas, e outras atividades secretas e malignas, são organizações derivadas do próprio coração do homem. O que vemos das atividades perversas, corruptas e mentirosas deste mundo, não passam de reflexos daquilo que o homem é em seu enganoso coração. Até mesmo satanás se aproveita desse ensejo, a fim de levar os homens a jogar a culpa nele, sem que jamais vejam sua própria culpa. Meu amigo, não existe uma fonte de terror maior do que o coração do homem no pecado. Deixado solto, eis que o homem está perfeitamente equipado para o mal, tem seus pés velozes, aptos para derramar sangue. Não existe no universo alguém mais iludido, enganoso e enganador do que o homem no pecado. Nem mesmo diante dos perigos ele consegue ver sua situação; nem mesmo perante a morte ele consegue reconhecer sua condição que o levará para a região de terror eterno; nem mesmo a eternidade no inferno fará o homem arrependido, porque para sempre será assim, enganoso e enganado pelo poder do pecado.
        Mas quero agora encerrar está porção do dia, a fim de mostrar ao leitor atento o quanto a Palavra de Deus descobre o coração. Quanto mais o pecador se posicionar perante a mensagem do evangelho bíblico, mais terá seu coração descoberto. De fato é uma experiência terrível e devastadora, mas é salutar à alma. Como a alma vai invocar o Nome do Senhor para ser salva se ainda não conhece seu estado pecaminoso? Como irá confessar seus pecados, se nunca conheceu sua própria miséria e como andou em caminhos tortuosos? Como conhecerá o arrependimento, se jamais viu sua queda em Adão?

Nenhum comentário: