terça-feira, 17 de março de 2015

UM DIAGNÓSTICO DO CORAÇÃO (1)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações” (Jeremias 17:9,10).
INTRODUÇÃO:             
        Caro leitor, é meu prazer poder novamente abrir as páginas sagradas, a fim de tornar conhecido o evangelho, conforme nos foi entregue. É claro que as boas novas da salvação jamais serão boas novas aos corações incrédulos, endurecidos e resistentes à Deus e à Sua Palavra. Por essa razão importa que homens e mulheres conheçam seus corações, conforme mostra a Palavra de Deus. Sempre foi fácil para satanás ludibriar os homens com mentira; sempre encontrou facilidade para dizer aos homens que eles são bons por natureza; sempre satanás usou de astúcias, a fim de encobrir o poço do pecado, a fonte da perdição do homem, que é seu próprio coração. Satanás ganha imenso terreno quando consegue essas façanhas. Em nossos dias muito mais, porque é forte o humanismo e até mesmo os chamados evangélicos lidam com os homens como se eles tivessem uma partícula de bondade no íntimo; como se eles precisassem apenas de um despertamento, a fim de evidenciarem o melhor que há neles, para assim agradar e satisfazer a Deus.
        Sempre que se refere ao ser humano normalmente os próprios homens são enganados, porquanto é impossível conhecer o homem no coração, a não ser por meio da palavra de Deus. A pergunta no final do verso 9: “...quem o conhecerá?” constitui um verdadeiro desafio para todos. Está claro que não há quem conheça seu próprio coração; não há quem possa saber acerca da força enganosa do pecado que habita no homem; os homens veem tudo do lado externo, ou mesmo do ponto de vista psicológico, mas nada sabem acerca de sua vil situação no íntimo, porquanto esse poço do pecado, essa oficina do mal somente Deus pode ver. O próprio contexto nos mostra essas verdades, porque neste cap. Deus mostra ao povo judeu como eles tinham se afastado Dele, a fim de caírem aos pés dos ídolos para adorá-los.
        Mas veja bem que a situação deles não é abrandada, pois Deus não afirma que tudo aquilo era causado pelo diabo. Pelo contrário, Deus afirma que a causa de toda aquela apostasia, aquele desvio da verdade era por causa do pecado no coração (17:1). Onde jaz o pecado é dali que brota o mal. Ora, os homens pensam que mudaram, que a pós-modernidade tornou os homens melhores, mais sábios, mais espertos e mais achegados a Deus. Quanta mentira! Os homens são os mesmos e no pecado eles não melhores, pois vão de mal a pior, porque não há melhora no pecado. Se há evolução no homem é para o mal e não para o bem. Por essa razão convido meus leitores para o exame minucioso dessas verdades tão humilhantes para nós, mas são preciosas às nossas almas. É melhor beber o amargo fel da verdade, do que beber o perigoso mel da mentira.
        Quero que meus leitores saibam que todo meu esforço consiste em levá-los ao conhecimento da verdade da cruz. É bom que todos nós saibamos que o Salvador veio ao mundo, que o Cordeiro de Deus jamais conheceu pecado, mas que bebeu o amargo fel da nossa corrupção. Aquele que desvenda o coração do homem, Ele mesmo soube o que é o ser humano nas profundezas do pecado. Precisamos saber disso, a fim de que humilhados possamos cair aos pés do Senhor. Se você for crente amigo, à medida que você conhecer seu coração conforme as Sagradas Letras, melhor será. Também, para a alma não salva, o reconhecimento de sua gravíssima situação perante Deus, pode ser o momento para a visitação graciosa e salvadora do Senhor em sua vida.
       

Nenhum comentário: