quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O PERIGO DA SOBERBA (1)




“Ouvi e atentai: Não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou. Daí glória ao Senhor, vosso Deus, antes que Ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, Ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão” (Jeremias 13:15,16)

INTRODUÇÃO:
        Caro leitor, novamente tomo uma passagem do livro de Jeremias para trazer a mensagem do evangelho ao meu povo (Brasil), nestes dias tão maus e tão anunciadores de juízos terríveis da parte de Deus. Quero tomar o texto a fim de trazer o tema: “O perigo da soberba”. Eu sei que não sou nem serei bem ouvido; sei que não serei tão procurado assim pela multidão, porque essas mensagens são tidas como duras demais. Mas não me importo com aquilo que falam ao meu respeito. Preciso pregar o que Deus manda que eu pregue, pois quero que meu povo seja livre dos perigos iminentes que pairam sobre a cabeça de um povo rebelde contra a Palavra de Deus.
        Creio a soberba dos homens em nossos dias é o maior perigo que atrai o castigo de Deus. Ora, foi assim nos dias de Jeremias, porque o povo estava tomado de orgulho religioso. A nação de Judá estava envolvida com o culto aos ídolos e Deus por muitos anos veio advertindo o povo contra essa prática tão abominável perante o Senhor. A idolatria sempre traz consigo as maldades praticadas uns contra os outros, maldades muitas vezes ocultas dos olhos de muitos, mas não dos olhos de Deus. Nos dias de Jeremias o povo estava tomado de orgulho porque vivendo na idolatria eles achavam que não estavam tão errados assim; os falsos profetas enchiam seus corações de vã esperança, diziam para eles que tudo estava bem, que Deus estava satisfeito com eles e que o castigo jamais viria. O apelo dos profetas não foi suficiente para anular o castigo, pois a cidade inteira foi simplesmente pisoteada pelo exército babilônico. Milhares foram mortos pela fome e pela espada; outros foram levados para a distante Babilônia.
        Esse apelo misericordioso de Deus visto nos versos citados mostram que o mesmo apelo Deus faz aos homens em nossos dias. Como pregador devo pensar nessa população que vive ao meu redor aqui no Brasil; devo ter a visão de Deus para olhar e ver uma nação totalmente entregue ao pecado, totalmente voltada às mentiras dos falsos mestres. Muitos pensam que essas coisas são normais, que são acontecimentos dos últimos dias. Posso eu encarar levianamente essas coisas? Não! Deus está falando em Sua Palavra às nações; Deus está advertindo homens e mulheres, para que eles voltem para a Palavra, para que eles considerem o fato que estão debaixo da Ira de Deus.
        A mensagem de Jeremias é a mensagem que os homens dessa pós-modernidade precisam urgentemente ouvir. Toda essa atmosfera de engano, de mentiras religiosas, de rebelião contra Deus e contra Suas verdades resultam em orgulho, em presunção, em endurecimento contra Deus. Se eu perguntasse aqui: qual o pecado que leva o homem para o castigo eterno, vocês dariam vários tipos feios de pecados. Mas a bíblia simplifica mostrando um só: a soberba. Foi o pecado da soberba que tornou Lúcifer em Diabo. É esse o pecado que leva o homem à ruína eterna.
        Meu caro leitor, quanto desejo que você considere essas coisas; quanto desejo que você examine bem o texto sobre os quais tecerei esses comentários. Veja porque Deus está em Sua misericórdia tentando desmontar a soberba dos homens. Examine bem os dois versos, para que você contemple os efeitos aterrorizantes dos juízos de Deus, os quais chegarão de repente. Veja que três vezes Ele usa as palavras: “antes que...”. Será que você pode ignorar e desprezar isso? Pode bem ser que seu coração está agora entregue a essa condição tão miserável. Por fora todo mundo olha para você e afirma que você está bem. Mas lá dentro nem mesmo você vê a miséria na qual se encontra sua alma e que devido ao seu orgulho e rebelião, irá ser atirada para o fogo eterno.

Nenhum comentário: