quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O HOMEM INTERIOR




“Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor” (Joel 2:13)
        Caro leitor, veja como Deus no texto não se conforma com mera aparência: “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes...”. Que verso tão revelador e tão oportuno! Não é fato que as mensagens modernas se ocupam mais com o aspecto externo e psicológico dos homens? Mas o fato é que em toda extensão das Escrituras vemos Deus lidando com os homens no coração deles. Para Israel era fácil apresentar uma aparência de avivamento, de arrependimento. Era simples, pois bastava um momento de transe emocional, num culto rasgando as vestes, chorando muito, achando assim que era isso o que Deus queria. Mas eis que Deus, o qual vê ignora toda religiosidade externa, realmente contempla o coração e requer mudança no íntimo (Salmo 51:6).
        Veja amigo como Deus lança clara censura ao comportamento bizarro praticado por meras religiosidades da aparência. Primeiramente, aprendemos que os homens inventam essas coisas e se sentem profundamente espirituais quando fazem isso. Os adoradores de Baal praticavam esses atos sob completo engano (1 Reis 18); pessoas podem chorar num culto e ainda assim serem desprezadas por Deus (Malaquias 2:13). A verdade é que qualquer cerimonialismo religioso praticado sem a verdade da graça nos corações, não passam de ritos pagãos e práticas perigosas e enganosas. Pessoas podem praticar determinados atos religiosos e tais atos são apenas algo da aparência, como cânticos, orações, leituras bíblicas, etc. Entretanto, Deus vê o coração e requer o coração e não formalidades que agradam a carne e aos homens.
        Por que os homens são mais inclinados às práticas externas? Porque por natureza os homens não são espirituais, mas carnais e mundanos. Gostam dessas coisas porque elas tendem a servir como calmante para aliviar a consciência culpada. Outra razão é porque a parte externa é mais fácil, o caminho assim é mais largo e mais passageiro. O homem interior exige demais, é verdadeiro descobrimento do coração e exige pensamento, cuidado e humilhação. Os homens no pecado são diligentes em buscar a religião da aparência, porque eles amam o pecado, por isso preferem rasgar suas vestes e não o coração perante Deus, as vestes não representam o verdadeiro homem do coração. Eles não querem rasgar seus corações porque há de mexer com seus queridos e amáveis pecados e isso seria como arrancar seus próprios olhos. Outra razão ainda maior é que não desejam submeter a Deus e querem continuar em seus rebeldes caminhos de desobediência ao Senhor. Por isso é mais fácil rasgar as vestes do que o coração.
        Mas, o que realmente significa rasgar o coração? É primeiramente ter um coração contrito, como requer o Senhor, um coração onde nada há oculto, mas sim completamente aberto para Deus. Em segundo lugar, um coração rasgado perante Deus é estar entristecido devido aos pecados cometidos. É uma alma realmente arrependida e desejosa de estar separado do pecado e vivendo inteiramente para o Senhor. Quando homens têm seus corações rasgados é porque eles têm a visão adequada da cruz, vendo pela fé o Cordeiro amoroso que veio e ali ocupou o lugar de homens malignos e desprezíveis, a fim de levá-los a Deus.
        Caro leitor o grande Deus recebe pecadores assim, com seus corações realmente “rasgados”, porquanto só Ele sara os de coração quebrantado. Agora mesmo compareça perante Ele pela fé, nada escondendo, mas inteiramente aberto perante Aquele que vê o coração e que tem prazer em receber homens e mulheres arrependidos.


















Nenhum comentário: