terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

FÉ INÚTIL (4)




Jim Elliff
        FÉ SEM CRISTO.
        Na Índia, embora esteja desaparecendo, ainda existe o costume dos pais escolherem o esposo para sua filha. Suponha que os pais assinem um contrato para o casamento de seus filhos, ainda que o rapaz e a moça nunca tenham se encontrado antes. Imagine, então, que o seu encontro, por alguma razão jamais aconteça.
        Ainda que os pais tenham assinado, todos os papéis, certamente não houve casamento, pois casamento é, acima de tudo, um relacionamento. O casamento não apenas um contrato; é essencialmente um contato. “Conhecer”, inteiramente consumado pela união mais íntima, não é um ideal – é o próprio casamento (Gênesis 2:24).
        Receio que muitos em nossas igrejas conheçam somente o Jesus histórico e nunca se uniram a Ele em relacionamento pessoa. Estes que, mesmo sinceramente, apenas professam o cristianismo não podem ser ovelhas de Cristo, pois as palavras Dele, embora conquistem a estima de muitos, estabelecem a diferença. Ouçam-No dizendo: “Eu sou o bom Pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas” (João 10:14,15a).
        Aqueles que se autodeclaram cristãos têm voluntariamente aceitado os conceitos cristãos – assinaram o contrato; porém jamais estiveram em afinidade íntima com o próprio Cristo. Precisam encontrar a verdade: conhecer o Senhor Jesus e o seu Pai constitui a glória da verdadeira salvação e a essência da fé: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).
        Aqueles que são apenas “Cristianizados” e não possuem a Cristo serão tristemente desapontados na morte, pois a vida presente e a futura resumem-se em conhecê-Lo de maneira pessoal: “Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21), afirmou Paulo. Ainda que foi falada com eloquência, essa afirmativa de Paulo não diz algo incomum, mas afirma o testemunho de todo crente verdadeiro. Conhecer a Cristo agora é o que dá significado à vida; morrer e ir ao céu é conhecê-Lo melhor.
        A lista dos princípios da Nova Aliança, apresentados em Hebreus  8, demonstra que este conhecer a Cristo tem de ser verdadeiro em todos os que Lhe pertencem: “E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior” (Hebreus 8:11)
        O autor de Hebreus faz uma interessante citação da profecia do Velho Testamento. Todos os crentes conhecerão a Deus; todavia, este “conhecer” não pode ser ensinado. Não importa quanta informação exata e legítima a respeito de Cristo os outros sejam capazes de transmitir-lhe, existe ainda um grande rio que você deve atravessar. Conhecer o esboço biográfico de Cristo significa estar bem longe de conhecê-Lo pessoalmente. Esta não é uma afirmativa que visa dissuadir-nos de explicar o evangelho e responder indagações sobre ele; é uma asseveração clara acerca do assunto definitivo: relacionamento. Um relacionamento não simplesmente educacional.
(continua)
















Nenhum comentário: