terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CONCEITOS ERRADOS ACERCA DO ARREPENDIMENTO




“Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações” (Ezequiel 36:31).
        Caro leitor, cuidemos para não abraçar ensinos errôneos até mesmo sobre o arrependimento, porquanto também nisso satanás cria confusão na mente e nos corações. Jamais devemos esquecer que o arrependimento é produzido no coração pelo senso do amor divino (Spurgeon). Muitos se afastam da verdade salvadora e da esperança da salvação porque entenderam erradamente esse assunto tão importante e vital para o bem eterno do pecador. O que acontece é que muitos confundem o arrependimento com:
        1.     Auto-acusação. O que acontece é muitos pensam que isso é arrependimento, mas bem pode ser um problema mental sério. Para tal trabalho um médico servirá melhor do que um pastor ou evangelista.
        2.     Desespero, ou desânimo. Num estado desse a pessoa está mais envolvida consigo mesmo, cheia de autocomiseração. Creio que foi nessa situação que ficou Acabe depois das profecias de Elias contra ele e sua casa. Sua humilhação foi por pouco tempo, mas logo que as tempestades passaram e as ameaças pareciam distantes, eis que logo o perverso rei se ergueu para suas práticas malignas. Já conheci muitos nessa condição, os quais criaram ainda maiores obstáculos para o genuíno arrependimento. O que por fora parece ser caminho para a transformação de um homem, pode bem ser apenas uma parede caiada, encobrindo as farsas de um coração maligno.
        3.     Medo do inferno. Quero lembrar aos meus leitores que ter medo do inferno não significa arrependimento. Ora, os demônios tinham pavor disso, mais do que os homens. Muitos se escondem numa igreja justamente porque ficam com medo e querem escapar da ira de Deus. É claro que esses elementos mencionados participam também em certa dose do arrependimento, mas eles não constituem absolutamente o arrependimento que leva o homem à salvação.
        Positivamente, o arrependimento é odiar a iniquidade e desejar amar a justiça. Um arrependido passa a viver assim. Arrependimento é um senso vergonha perante Deus, por ter desonrado Seu Nome e Sua Palavra. Arrependimento faz o homem ver seu tortuoso passado e querer ter um caminho reto pela frente. Arrependimento faz o homem fugir do mal, por isso quer andar com Deus nesta vida. Arrependimento verdadeiro é sinal de que a vida de Cristo entrou na alma para mudar o coração.
        Quando os sintomas do arrependimento não são verdadeiros, eis que os resultados normalmente são ainda mais desastrosos. Jamais me esquecerei do homem que num acidente perdeu uma de suas vistas. No auge do sofrimento ele declarou que jamais voltaria à bebida. Mas quando tudo voltou à brisa da normalidade, eis que ele estava de volta ao velho e gostoso caminho da bebedeira. O arrependimento vem de Deus e não do homem; é Deus derramando Sua graça no coração, a fim de que o pobre pecador corra aflito para o Salvador.
        E você, ó alma, já conheceu o real arrependimento?

Nenhum comentário: