sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O APELO DA GRAÇA SALVADORA (11)




“Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (JEREMIAS 33:3).
        É UM APELO HUMILHANTE: “Invoca-me...”
        Caro amigo, esse maravilhoso apelo feito aos pecadores de Jerusalém nos dias de terríveis juízos pronunciados contra Jerusalém é o mesmo apelo aos pecadores em todo tempo. Os homens e mulheres convictos de seus pecados e que estão à busca da paz com Deus e das riquezas eternas precisam saber que esse Deus dirige-Se a eles: “Invoca-me, e te responderei...”
        Agora é o momento para que saibamos que no texto o Senhor mostra Deus dirige-Se aos humilhados, justamente porque não há algo mais humilhante para o pecador do que ter que invocar o Nome do Senhor para ser salvo. É muito mais fácil para o arrogante homem caído clamar a um pedaço de pau e achar que esse pedaço de pau lhe dará socorro; é mais fácil para o pobre ser feito do pó confiar no pó, no braço mortal, do que confiar no Todo-poderoso; é muito mais adequado e sensato para os que andam pelo caminho largo clamar a seus ídolos e invocar seus deuses feitos de barro, do que confiar nas promessas de um Deus que provou e prova ser Fiel e justo.
        Meu caro leitor, os homens preferem morrer no pecado, preferem tomar o veneno dado por satanás do que invocar o bendito Nome do Senhor. Por isso o apelo da graça não tem acesso a um coração hipócrita, justamente porque ele encobre a entrada do coração com seus farrapos de justiça própria e religiosidade vã. Como a mensagem desse moderno evangelho tem feito os homens mais arrogantes! O que é mais aterrorizante hoje nos círculos intitulados de cristãos é que não há mais homens e mulheres humilhados, caídos, que invocam o Nome do Senhor para serem salvos. Foi assim nos dias de Jeremias e nos dias de Oséias, porque a nação de Israel tinha se afastado do Senhor, buscado os ídolos e fortificados seus corações contra a entrada da verdade. Por essa razão, o apelo da graça passa por cima de um coração assim, quando os homens acreditam que tudo está bem.
        Também, digo e afirmo que o apelo da graça não tem acesso ao coração daquele que se considera justo, porque o que se justifica tem seu próprio galardão entre os homens. Jesus não veio buscar pessoas assim, trajadas com suas vestes religiosas e feitas de pelos da bondade humana. Cristo afirmou que não veio chamar os justos, mas sim pecadores ao arrependimento. Então, homens assim não veem sua sujeira no pecado, não sentem o mau cheiro das suas misérias, porque utilizam constantemente os perfumes religiosos fabricados pelos falsos mestres. Pessoas assim têm seus ouvidos tapados e normalmente procuram meios religiosos onde podem se assentar e mostrar que são muito espirituais. Milhares de justos assim têm partido para a eternidade; a terrível sepultura das almas é o lugar dos orgulhosos, porque aqui permaneceram surdos para não ouvir a voz do Salvador.
        Caro leitor, o homem cheio da soberba do pecado é auto-suficiente. O Deus da Bíblia é o Deus dos humilhados; Seu reino é dos humildes, que se consideram como mendigos espirituais. O Senhor decidiu dar Seu reino a essas pessoas, por isso a graça está chamando essas almas; o “vinde a mim” do Salvador convida os cansados e oprimidos: “Invoca-me e te responderei...”! Não é uma doce verdade ao seu coração, meu amigo? O Deus que é rico em misericórdia tem aberto Seu coração para mostrar aos homens a suprema riqueza da Sua graça, para mostrar como Ele abriu a porta para o céu e como pecadores arrependidos são salvos de seus pecados e podem morar com Ele para sempre.






Nenhum comentário: